domingo, 1 de junho de 2014
'Globo Rural' de Hoje, 01/06/2014
O Globo Rural deste domingo (1°) apresenta uma reportagem sobre a produção do fumo. O consumo de tabaco vem sendo combatido, inclusive com campanhas nacionais e internacionais que incentivam a migração dos produtores para outros cultivos.
Mas, aproximadamente 183 mil famílias brasileiras vivem da cultura do fumo, e o Rio Grande do Sul é o estado com maior concentração de produção – 47% do fumo brasileiro vem de lá.
O programa vai até Santa Cruz do Sul e apresenta os dois lados da história. De um lado, as famílias que vivem desse tipo de plantação e não conseguem sobreviver sem a renda das produções. Cada agricultor chega a ganhar até R$ 20 mil por hectare com o tabaco. Já o milho, por exemplo, alcança a renda de até R$ 3 mil pelo mesmo espaço. A reportagem mostra a situação dessas pessoas, discutindo a possível migração para outras culturas.
Do outro lado, agricultores com intenção de diminuir a produção de tabaco são entrevistados. O primeiro abandonou o tabaco e agora trabalha apenas com produtos orgânicos; o segundo passou a produzir fumo orgânico, lucrando 60% mais por quilo vendido; e o último é um agricultor que chegou a parar de plantar fumo, mas não conseguiu sobreviver sem a renda. A matéria de Helen Martins mostra como é o processo de produção do tabaco – da colheita à secagem – e a relação que as indústrias mantêm com os produtores familiares.
Além do problema social, a reportagem mostra que o consumo do produto no mundo vem caindo. A diminuição entre os anos de 2012 e 2013 foi de 3,3%, segundo dados da Associação Internacional de Produtores de Tabaco (IGTA). O Brasil é o segundo maior produtor, atrás apenas da China, e o primeiro exportador de tabaco do mundo.
O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta-feira, após o Telecurso.
Fonte/Divulgação: Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário