domingo, 17 de novembro de 2013

'Globo Rural':Programa de Hoje, 17/11/2013


O "Globo Rural" deste domingo (17) exibe uma reportagem sobre a produção de sementes orgânicas no país e mostra os motivos pelos quais quase tudo o que é produzido ainda se restringe à subsistência de pequenas propriedades.

Atualmente, a maior parte da produção de orgânicos no Brasil ainda é originada de sementes convencionais. Diferente das sementes orgânicas, cultivadas sem pesticidas e que não são produzidas em larga escala.

Para entender a dificuldade dos agricultores em manter suas lavouras orgânicas desde a semente, a repórter Priscilla Brandão viaja até Brasília e conhece um grande produtor de hortaliças que não consegue se livrar da dependência das sementes convencionais.

Já em Orizona, Goiás, ela mostra um equipamento desenvolvido em Israel para contar diamantes, que foi adaptado para a contagem de sementes. Pertence a uma grande empresa especializada na produção de sementes convencionais, que não vê possibilidade de ampliar sua atuação para a área dos orgânicos porque entende que não há mercado para isso.

De volta a Brasília, a repórter conversa com especialistas da Embrapa Hortaliças para saber mais sobre as dificuldades da produção de sementes orgânicas no Brasil e quais os caminhos possíveis para superá-las.

O programa exibe também uma reportagem sobre a expectativa da safra de grãos para 2014. Ana Dalla Pria vai até Campo Mourão, no estado do Paraná, e conversa com produtores de milho e soja da região, que, neste ano, baterão novo recorde de produção.

O Globo Rural mostra ainda que fatores externos como clima, solo e pasto influenciam no sabor do queijo.


O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após o "Telecurso".

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário