quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Abertura e Artigo da novela 'Beleza Pura'

Beleza Pura foi uma telenovela brasileira da Rede Globo, escrita por Andréa Maltarolli, com supervisão de texto de Silvio de Abreu, colaboração de Emanoel Jacobina (autor de Coração de Estudante), Ricardo Hoffstetter, Daisy Chaves e João Brandão, além de Flávia Bessone, e direção geral de Rogério Gomes.


A novela, de 179 capítulos, contou com os atores Edson Celulari e Regiane Alves como protagonistas, Christiane Torloni, Isis Valverde, Reginaldo Faria, Marcelo Faria e Zezé Polessa como co-protagonistas, e Humberto Martins e Carolina Ferraz como antagonistas.



A exibição original da novela ocorreu no horário das 19 horas da Globo, substituindo Sete Pecados, de Walcyr Carrasco, entre 18 de fevereiro e 12 de setembro de 2008; foi substituída por Três Irmãs.



Guilherme é um atrapalhado e mulherengo engenheiro aeronáutico, que no momento está apaixonado por sua vizinha, a esteticista Sônia, mas vive para curtir a vida e as mulheres com o dinheiro ganho pelos helicópteros que projeta. Seu novo lançamento chama-se Carcará. Um dos compradores da máquina é o excêntrico empresário Olavo Pederneiras, que a bordo dele, vai com uma equipe gravar um programa de estética na Amazônia. Só que numa armação para destruir Guilherme, Norma Gusmão, amiga e companheira de trabalho, apaixonada e desprezada por ele, sabota o helicóptero, que cai matando Olavo, Sônia, a jornalista Márcia, o escritor e ex-médico Alex e o químico Mateus.



Joana é uma dermatologista que foi abandonada bebê pela mãe em um orfanato, e agora, com o dinheiro ganho como funcionária da clínica do cirurgião plástico Renato Reis, consegue achá-la graças a um detetive. Mas Sônia acaba de falecer.


Os destinos de Guilherme e Joana se cruzam quando ela bate à porta da casa da mãe e encontra o engenheiro tomando conta de seus irmãos mais novos. Arruinado e se sentindo culpado pelas mortes, Guilherme resolve adotar Klaus e Dominique, e tocar para frente o projeto da clínica de estética Beleza Pura, que Sônia estava prestes a inaugurar. Como um bom engenheiro, ele se mete em mil confusões, já que não entende nada de cosméticos e produtos de beleza. Ele e Joana se apaixonam e passam a viver uma bonita relação até que Norma, mais uma vez, atrapalha sua vida.



E agora tem o apoio de Renato, apaixonado por Joana. Separados, Guilherme e Joana acabam virando rivais quando ela se torna sócia da divertida cabeleireira Ivete - dona do agitado salão Belezoca -, e juntas abrem a clínica Amor da Pele justamente em frente a de Guilherme, Beleza Pura. Entre confusões profissionais e amorosas, a paixão entre o casal só aumenta.


Paralelos a isso vão surgindo coincidentemente na vida de Guilherme os parentes dos tripulantes: Eduardo, viúvo de Márcia, que acaba se apaixonando por Débora, a viúva de Alex. Fernanda, a filha de Alex e Débora, e Luísa, filha de Márcia e Eduardo, disputarão o amor de Klaus, filho de Sônia agora criado por Guilherme. Helena, a viúva de Mateus, que decide se vestir como o falecido para conseguir um bom emprego a fim de custear o tratamento do filho doente, Hugo. E Robson, um pedreiro - apaixonado pela espevitada Rakelli, filha de Ivete - primo distante e único de Olavo, que herda toda a fortuna, mas é passado para trás pelo inescrupuloso advogado José Henrique e sua namorada trambiqueira, Sheila, irmã pobre de Suzy, a melhor amiga de Norma que namora e ao mesmo tempo tem vergonha de Raul, melhor amigo de Guilherme.



Só que uma reviravolta acontece no dia do casamento de Guilherme e Joana: Sônia reaparece. Ela e os outros quatro tripulantes sobreviveram à queda e estavam perdidos na floresta amazônica. Agora voltam para tumultuar suas famílias. E Sônia, chantageada por Norma, fará de tudo para tirar os filhos, Joana e a clínica de Guilherme.


Todos os sobreviventes querem encontrar os diamantes, verdadeira razão da viagem à Amazônia. E o único que possui o mapa com a localização das pedras é Olavo, mas ele não se lembra de onde está, após ter sofrido uma amnésia.



Com o passar do tempo, eis que aparece o ex-marido de Sônia, Tomás, que voltou para recuperar o que Sônia havia lhe roubado: mais de um milhão de reais, o deixando na miséria. Mas Sônia, ou melhor Estela (Sônia era um nome falso que ela usou para não ser achada pelo ex-marido psicopata, e nem seus filhos sabem de seu verdadeiro nome) o roubou pois o dinheiro dele era roubado e ela devolveu o dinheiro ao dono. Sofria muito com Tomás, ela era espancada e humilhada. Para salvar a filha Joana, a deixou num orfanato para depois de alguns meses pegá-la de volta. Mas o orfanato pegou fogo e nunca mais teve notícias da filha recém-nascida.Depois de alguns anos se casou com um milionário e teve mais dois filhos:Klaus e Dominique. Tomás, Apaixonado por Norma, se juntará a ela, para destruir "Sônia", Guilherme e Joana, já que no momento os dois se encontram juntos.


Produção


A ANAC advertiu a Rede Globo por ter feito acrobacias aéreas durante a gravação da novela. De acordo com a assessoria da Agência, a ANAC só teria recebido pedido de autorização apenas para decolagem e pouso, e não para acrobacias.



A princípio o nome da personagem Tomás seria Ignácio. Este nome foi, inclusive, utilizado no capítulo do dia 14/07, quando Sônia, após uma discussão com Joana, tem um flashback, onde chama o pai da moça de Ignácio.


Foi a primeira e única novela solo da autora, Andréa Maltarolli, que veio a falecer um ano depois, em Setembro de 2009, vítima de um câncer


Mudanças de elenco


Inicialmente foram cogitadas Cláudia Abreu e Carolina Dieckmann como protagonistas, mas ambas não puderam aceitar porque estavam em licença-maternidade; Giovanna Antonelli também foi uma opção da autora, mais já estava no ar em Sete Pecados. E o curioso é que elas foram as protagonistas da próxima novela do mesmo horário Três Irmãs[4] Maria Zilda Bethlem deixou o elenco de Sete Pecados (novela anterior no horário) para viver Ivete, a convite de Silvio de Abreu, mas a atriz não pôde integrar o elenco pois queria se dedicar a cursos no exterior. Zezé Polessa assumiu a personagem.



Audiência

Na estreia Beleza Pura marcou média de 32 pontos,No segundo capítulo a trama marcou 31 pontos, mas, no terceiro capítulo, a trama registrou 30 pontos de média.


No penúltimo capítulo, a novela teve 29 de média com picos de 32...O último capítulo marcou 33 pontos de média, com 38 de pico (50% share).



Teve uma média geral de 28 pontos, razoável para o horário, que exige 30.


Nos mercados locais, Beleza Pura (como Novela II) atingiu sucesso em quatro praças: em Fortaleza e em Belo Horizonte alcançou 37 pontos de média, em Curitiba e Porto Alegre obteve 39. As praças em que Beleza Pura teve uma audiência razoável, foram no Distrito Federal com 34 pontos e no Recife e Salvador com 33 pontos. Foi fracasso no Rio de Janeiro, com 29 pontos, em São Paulo, com 28 pontos e conseguiu sua pior média em Florianópolis com apenas 27.




Elenco:

Regiane Alves interpretou a protagonista Joana Medeiros.
Carolina Ferraz interpretou a antagonista Norma Gusmão.
Christiane Torloni interpretou Sônia Amarante.

Ator Personagem
Edson Celulari Guilherme Medeiros
Carolina Ferraz Norma Gusmão
Regiane Alves Dra. Joana da Silva Amarante Medeiros
Humberto Martins Dr. Renato Reis
Zezé Polessa Ivete dos Santos
Antônio Calloni Eduardo Passos
Kadu Moliterno Gaspar Monteiro Saldanha
Maria Clara Gueiros Suzy (Suzana Cabral)
Leopoldo Pacheco Raul Freitas
Soraya Ravenle Débora Brito
Mônica Martelli Helena Reis (Matheus Císter)
Marcelo Faria Robson de Nazaré Silveira Pederneiras
Ísis Valverde Rakelly dos Santos
Carol Castro Sheila Cabral (Sheilinha)
Bruno Mazzeo Zé Henrique (José Henrique Brandão Soares Pinto)
Monique Alfradique Fernanda Brito
Bianca Comparato Luísa Passos
Gustavo Leão Felipe Cascudo
Pedro Brício Erik Jensen
Letícia Isnard Meu Bem (Valmiréia Assumpção Jensen)
Bia Montez Assumpção
Elias Andreato Adamastor
André Abujamra Tiago
Marcella Valente Bia
Claudio Galvan Jurandir Feitosa
Werner Schünemann Tomás Guimarães
Jairo Mattos Ivar Jensen

As Crianças
Ator Personagem
David Lucas Hugo Císter
Poliana Aleixo Dominique Amarante


Apresentando
Ator Personagem
Rodrigo Lopéz Betão (Elizabeto Martins)
Rafael Cardoso Klaus Amarante
Paulo Vilela Anderson dos Santos

Participação Especial
Ator Personagem
Guilherme Fontes Alex (Alexandre Brito)
Rodrigo Veronese Matheus Císter (Tânia)
Helena Fernandes Márcia Passos
Ernani Moraes Mílton
Elaine Mickely Míriam
Christiane Torloni Sônia Amarante (Estela Fonseca)
Reginaldo Faria Olavo Pederneiras (Copacabana / Seu Copas

Nenhum comentário:

Postar um comentário