terça-feira, 25 de maio de 2010
Por onde andam os atores de Guerra nas Estrelas (Star Wars)?
Você já imaginou como estariam hoje alguns dos principais atores da trilogia mais amada da história do cinema? Surpreende constatar a reclamação da maioria dos atores, mesmo de alguns que não aparecem nesta lista, de que tiveram suas carreiras abreviadas em função da assossiação irrestrita com seus personagens.
Mark Hamill (Luke Skywalker)
Luke Skywalker pode ter salvado o império do mal galáctico, mas as habilidades com o sabre de luz diminuíram o campo profissional do ator. Incapaz de desligar se do papel de Luke, largou o cinema e foi mostrar a sua capacidade de atuação no palco da Broadway. Porém, o seu maior sucesso é o seu estilo vocal, Hamill já deu vida a vários personagens dos filmes de desenho animado.
Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi)
Para um ator premiado com o Oscar, "Guerras nas Estrelas" provou ser muito mais um fardo do que uma bênção. Alec Guinness já era um ator distinto com papéis aclamados em seu currículo, mas ele é sempre conhecido como Obi-Wan Kenobi. Ele considerou que os fãs da trilogia são maníacos e que seria melhor que ignorassem a sua presença no filme. Porém, Guinness foi um dos poucos atores a reconhecer a atração comercial do filme desde o princípio e negociou uma porcentagem do total que lhe garantiu plena segurança financeira. Guinness morreu em 2000 com 86 anos de câncer.
Anthony Daniels (C3P0)
Desde que largou a armadura dourada, o ator inglês Anthony Daniels não abandonou de todo o passado de "Guerras nas Estrelas". Daniels tem colunas regulares em revistas de ficção. Ele também se interessou por jogos do gênero e publicou um livro cômico de muito sucesso, "The Protocol Offensive", que são as reminiscências do seu robô interior. Daniels vestiu o andróide para a trilogia, embora no episódio "A Ameaça Fantasma" tenha só dublado.
Carrie Fisher (Princess Leia)
Depois de imortalizar a Princesa mais destemida do universo, a atriz Carrie Fisher teve dificuldades com sua vida além de "Guerras nas Estrelas". Fisher entrou em um vendaval de abuso de drogas acompanhado por um casamento atribulado com Paul Simon. Suas primeiras tentativas de retornar ao estrelato não deram certo, mas Fisher teve um retorno memorável como a amiga de Meg Ryan no filme "Harry e Sally - Feitos um para o outro". Porém, foi escrevendo que ela acabou se reencontrando. Escreveu quatro romances de sucesso e ficou meses na lista de melhores escritores e mais vendidos do Times, além de contribuir com vários filmes.
David Prowse (corpo de Vader)
David Prowse encarnou o caráter mais memorável da trilogia, embora nunca tenha recebido algum crédito por isto. Segundo notícias, Prowse não sabia que sua voz seria dublada e ficou muito chateado desde então. Infelizmente, teve problemas de saúde no final de 1990, quando os problemas de artrite intensificaram e no final das contas paralisaram ambos seus braços. Atualmente ele participa de várias organizações ligadas a doença na Inglaterra.
Frank Oz (voz de Yoda)
Frank Oz: as mãos, a voz, e o cérebro atrás de um dos personagens mais amados do cinema. Sua voz é também responsável pelo caráter da Senhorita Piggy, Fozzie o Urso, o Monstro de Biscoito. Mas sua reputação é realmente bastante alta por causa da voz de Yoda. O império de personagens de bonecos de Oz ainda vai longe já que ele é sempre lembrado para dar vida a personagens de destaque de grandes filmes de sucesso.
Harrison Ford (Han Solo)
Enquanto a maioria dos atores de "Guerras nas Estrelas" reclamam que sua carreira afundou com o filme, Harrison emergiu para o estrelato nele. George Lucas primeiro chamou Ford para fazer "American Graffiti", depois "Guerras nas Estrelas" e logo em seguida o papel que solidificou o seu estado de ícone do cinema atual em "Indiana Jones". Harrison Ford é um daqueles casos difíceis de explicar: de como até hoje a academia não o tenha agraciado com um Oscar. É certo que Ford protagonize o novo filme de "Indiana Jones" a ser lançado em 2008, mas seus dias de Han Solo terminaram.
James Earl Jones (voz de Darth Vader)
Para retratar o Darth Vader ameaçador, George Lucas optou por uma voz classicamente treinada: James Earl Jones. - "Luke, eu sou seu pai." - Sempre será inesquecível nas mentes de fãs de "Guerras nas Estrelas". Assim como Harrison Ford, Jones, indicado para o Oscar em "A Grande Esperança Branca, é sempre convidado a participar de filmes baseados nos livros de Tom Clancy. Sua voz é também conhecida com a voz da CNN ou da Verizon. Jones também recebeu um Grammy, dois Emmy Awards e dois Tony Awards.
Kenny Baker (R2-D2)
Kenny Baker, um anão de pouco mais de meio metro, é um dos poucos atores livre dos estigmas da trilogia. Baker, um artista de circo, continuou trabalhando como DJ, palhaço de circo, além de papéis em filme ocasionais, inclusive um duende em uma produção de 1987, "Sleeping Beauty. Ele abriu também a sua própria companhia teatral de comédia musical, "The Mini Tones". Baker e Anthony Daniels (C3PO) são os únicos dois atores creditados com aparecimentos em todos os seis filmes de "Guerras nas Estrelas". Recentemente, Baker andou frequentando as manchetes policiais britânicas por ter sido preso dirigindo bêbado.
Peter Cushing (Grand Moff Tarkin)
Depois que Grand Moff Tarkin conheceu o seu fim na Estrela da Morte, a vida do ator Peter Cushing passou praticamente a inexistir. Ele apareceu esporádicamente em filmes e na televisão. Completou duas autobiografias e passou a um estado de espectador para o seu passatempo favorito, a ornitologia. Porém, seus anos de aposentadoria não o abandonaram como uma figura perdida no mundo suplente: em 1989, ele foi declarado pela Rainha como oficial do Império britânico. Cushing morreu em 1994 com 81 anos de câncer de próstata.
Peter Mayhew (Chewbacca)
De forma interessante bastante para um personagem de mais de 2 metros, Peter Mayhew abraçou o seu personagem Chewbacca tendo inclusive deixado suas madeixas crescerem. Inglês de nascença, Mayhew mora agora no Texas e é presença constante em exposições de ficção científica por todo o país onde sua figura carismática é sempre reverenciada. Em 2005, Peter Mayhew fez o juramento para se tornar um cidadão naturalizado.
Fonte:http://www.mdig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário