segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Resumo da novela 'O Rei do Gado' de Hoje, 12/01/2015


Em 1943, durante o período de decadência do café, a bela Giovanna vive sob ostensiva vigilância dos pais, Marieta e Giuseppe Berdinazi.
A moça descobre a paixão nos braços de Henrico, filho de Nena e Antônio Mezenga, inimigos ferrenhos de sua família. Antônio Mezenga é um homem forte, determinado e sofrido. Teve o pai morto na travessia de navio da Itália para o Brasil, no final do século XIX. Conquistou sua lavoura de café com muito sacrifício e costuma vangloriar-se de suas origens e obstinação dizendo: “Meu pai emprenhô minha mãe debaixo de um pé de oliva, na Itália; e ela me pariu aqui, debaixo de um pé de café.”
Giuseppe Berdinazi, pai de Giovanna, é igualmente passional ao defender seus interesses. Também imigrante italiano e proprietário de uma fazenda de café, vive em guerra declarada com o vizinho Mezenga por causa de uma faixa de terra na divisa das duas fazendas. É um pai severo, porém carinhoso, mas espera que os quatro filhos nutram pelos Mezenga o mesmo ódio que o corrói. Sofre grande desgosto quando Giovanna declara seu amor por Henrico.
Antônio Mezenga ouve no rádio que o Brasil vai convocar jovens e enviar soldados para lutar na guerra contra a Itália. Ele reúne os amigos e Giuseppe. Antônio Mezenga conta a novidade com muita preocupação. Henrico anuncia que, se não ficar com Giovanna, vai para a guerra.
Antônio Mezenga pede a mão de Giovanna para Giuseppe e evita que seu filho embarque para lutar na Segunda Guerra Mundial. Antônio Mezenga promete devolver a faixa de terra na divisa das duas fazendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário