domingo, 8 de dezembro de 2013

Reportagens do 'Globo Rural' de Hoje, 08/12/2013


A expansão da ovinocultura no estado de São Paulo é tema da reportagem especial do Globo Rural deste domingo (8). A repórter Helen Martins percorre o interior paulista e visita várias fazendas que se dedicam à criação de ovelhas. Ela conversa com os proprietários que apostaram no negócio para atender à demanda crescente deste tipo de carne nos grandes centros.

Em Morungaba, o Globo Rural visita uma jovem que administra uma grande criação, que teve investimento inicial de R$ 6 milhões. Para melhorar o rebanho, a administradora faz cruzamentos com animais da raça poll dorset, de origem anglo-americana, trazidos da Austrália e Nova Zelândia.

No município de Itapetininga, a repórter visita uma criação de ovelhas da raça Santa Inês, animais negros genuinamente brasileiros. Lá, o programa também descobre os cuidados especiais a serem adotados na criação de ovelhas e carneiros para evitar doenças como verminose e podridão do casco, mais comuns em regiões úmidas como São Paulo.

Já em Pardinho, na região de Botucatu, criadores baianos inovam nesse segmento da agropecuária, com criação de animais de elite da raça dorper, de origem sul-africana. Eles são caracterizados pelo corpo claro sem lã, pescoço e cara de cor preta. A criação de ovinos representa mais da metade do faturamento da fazenda, que dedica a ela apenas 14% de sua área de 300 hectares.

A reportagem mostra ainda como é feito o abate do cordeiro em um matadouro em Boituva e como os cortes são identificados. O programa exibe também o preparo de um prato por um chef de cozinha da capital paulista.

O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segundas a sextas-feiras, após o Telecurso.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário