quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Receitas do 'Daniel Bork' de Quinta, 10/10/2013


No Dia Dia que vai ao ar nesta quinta, 10 de outubro, Daniel Bork capricha e acerta a mão nas receitas. Além de uma reportagem sobre os futuros chefs, a edição apresenta as sugestões de Espaguete de Lagarto de Panela e Bolinho de Chuva de Leite Condensado.

O lagarto é a parte da coxa do boi, de fibras longas, utilizada para assados, rosbife e ensopados de panela. O corte diferenciado produz uma maciez, sabor e textura diferente classificando o pedaço como “de primeira”.

Na sobremesa, o bolinho de chuva é uma especialidade tanto em Portugal como no Brasil. A receita tornou-se mais conhecida nacionalmente graças ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, em que a cozinheira Tia Nastácia sempre fazia esses bolinhos para Pedrinho, Narizinho e para a boneca de pano Emília. Em sua versão original, no final do século 18, o bolinho era feito com mandioca ou cará. O trigo era pouco, caro, vinha de Portugal.

O diferencial da receita, o leite condensado, apesar do nome, não passa por condensação, mas por evaporação. Ele tem esse nome para ninguém confundi-lo com o leite evaporado, sua versão sem açúcar. Mas o leite condensado só se popularizou com a Guerra Civil Americana (1861-1865), quando foi adotado como ração de soldados. As latinhas de 395 gramas eram fáceis de transportar e estocar. Além disso, elas continham 1300 calorias e mais de 200 gramas de carboidrato, revelando-se uma ótima fonte de energia. Depois foram para os mercados, e não demorariam a chegar ao Brasil. Um anúncio mostra que o produto já era vendido no país em 1871.

A reportagem especial traz um olhar “mais novo” sobre a cozinha. O programa mostra como pode ser boa a ideia de colocar o filho para aprender a cozinhar. Próximo do dia das crianças, o DIA DIA mostra como pode ser divertido a criançada numa aula de culinária para por a mão na massa. 

Fonte/Divulgação:BAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário