domingo, 20 de outubro de 2013

Os Bons Tempos da 'Sessão da Tarde' e do 'Cinema em Casa'

*Texto original do blog Hipersessão

Os bons tempos parecem não voltar mais...semana passada surgiram rumores de que a Globo está querendo tirar a Sessão da Tarde do ar, depois de 39 anos na ativa.Pode?!Impossível não é perante tantas mudanças na nova gestão administrativa da emissora desde do início desse ano.A título de lembrete, nos últimos tempos, a 'TV Globinho' deixou de ser diária, a 'Sessão de Sábado' e o 'Intercine' foram extintas.O 'Domingo Maior' só começa na madrugada de Segunda.E o pior:o Supercine foi transferido para a madrugada!E ainda querem que tenham plateia para esperar um filme que começa depois de um programa, cujo título é "Altas Horas"???

Todas essas baixas na exibição de filmes, que sempre fortaleceram e fizeram a história da Globo, estão sempre associadas aquele papo repetitivo de que a TV a cabo, a Netflix, os DVD's e outras plataformas, blá, blá, blá, diminuiram o interesse do público em assistir cinema na TV aberta.

Ao meu ver, é uma meia-verdade.Claro, que houve essa migração.A classe C emergiu, as facilidades em adquirir qualquer conteúdo do tipo é bem acessível, pagando, ou de graça na internet.Mas, há um certo desdém dos programadores da TV em exibir os mesmos títulos à exaustão, o pouco, ou nenhum interesse em adquirir novos pacotes ou até trazer relíquias nunca antes exibidas, há muitos filmes antigos bem interessantes, inéditos, ou esquecidos nas gavetas.



Há outras coisas que só ajudam a piorar a audiência da 'Sessão da Tarde', embora ainda seja líder: a classificação indicativa que censura quase tudo, histórias de grande sucesso do cinema, mais agéis, e mais interessantes que antes assistíamos no horário foram proibidas.A Globo perdeu contrato com dois grandes estúdios norte-americanos, a Universal (a Record tem exclusividade até 2016, embora não exiba a maioria dos títulos a que tem direito) e a Warner Bros (que poderá fazer um novo acordo com o fim do contrato com o SBT). O fato das  novelas do 'Vale a Pena Ver de Novo' atualmente serem repetidas 2, 3 vezes a mesma (Chocolate com Pimenta, Da Cor do Pecado, O Cravo e A Rosa) também ajuda a passar para a atração seguinte um placar mais baixo, colaborando para uma média menor.A próxima atração (leia-se a interminável Malhação) também não atrai plateia para o final do filme como antes existia um grande nicho que ficavam à espera do começo da novelinha, como acontecia em outras épocas, já que o IBOPE de Malhação é o pior de todas as temporadas.


Recentemente, a Sessão da Tarde, sem prévio aviso mudou de abertura, e a trilha passou a ser cantada por um coral feminino.
Hoje, a sessão transmite na sua maioria filmes dos estúdios Disney, alguns da Fox e outros poucos do cinema nacional, mas houve um tempo, na década de 80 e 90, que o acervo era mais variado e a qualidade dos filmes nem se comparava aos de hoje.Foi uma época cult, crianças e jovens se entusiasmavam com as comédias e aventuras hollyoodianas levadas ao ar na matinê global.



Nessa mesma época o SBT também tinha um público fiel e cativo nas suas tardes acompanhando o 'Cinema em Casa', outra grande sessão com filmes memoráveis para quem tem hoje 30, 35 anos.


Como o  SBT é inconstante, há muito tempo retirou o 'Cinema em Casa' de sua grade voadora, entre idas e vindas.O que espanta agora é a Globo querer fazer o mesmo com sua tradicional matinê diária, sem medo, e sem culpas.Um festival de filmes que marcou várias gerações.

Televisão é hábito! Outro programa conseguirá o mesmo êxito? Vai dar mais audiência??? Pensem bem!...


 





 

Confira um vídeo com a música 'Just A Little Love' relembrando os áureos tempos da 'Sessão da Tarde' e do ' Cinema em Casa':





O que você acha da possibilidade da Globo tirar a 'Sessão da Tarde' do ar?!
Dê a sua opinião!!!

3 comentários:

  1. breno tudo que foi dito é verdade mas tirar essa sessão de filmes tradicional do ar nunca!Repare se quase toda semana não é exibido um filme sobre animais esse programador deve trabalhar num zoológico.

    ResponderExcluir
  2. breno foi vc q fez esse texto-critico?pq se foi vc,vc é um feiticeiro ksksks vc capitou o q eu penso e a maioria das pessoas pensam sobre a sessao da tarde,a sessao da tarde perdeu a graça,só passa filmes repetitivos,minha mae mesmo queria tanto rever uma linda mulher,rambo e os embalos de sabado a noite,como vc falou esses e outros filmes foram censurados,ta uma droga isso do ministerio publico viu,agora nao podemos rever novelas boas (das 9 é claro) e filmes bons,eu lembro q eu via filme do rambo,do top gun,gasparzinho,era bom d+akela epoca,a sessao da tarde só foi bom ate 2006.

    ResponderExcluir