domingo, 18 de agosto de 2013

Reportagens do 'Globo Rural' de Domingo, 18/08/2013


O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 18, vai até o município de Baldim, em Minas Gerais, para mostrar como é feita a criação de cutias e pacas. Lá, a repórter Helen Martins conhece um criadouro que tem hoje 120 animais e mantém 30 piquetes para a criação desses roedores.

A repórter descobre curiosidades sobre a alimentação, hábitos no cativeiro, cruzamento, gestação e, ainda, acompanha o preparo de um prato à base de carne de paca. A cutia é um mamífero, herbívoro e de pequeno porte. Já a paca é considerada o segundo maior roedor brasileiro. A criação de animais silvestres em cativeiro é uma prática que requer autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A tecnologia da Integração Lavoura-Pecuária (IPL) volta a ser abordada no programa e Ivaci Matias mostra que sua aplicação varia de acordo com a região e condições locais de clima e solo.

No noroeste do estado do Paraná, ele confere que em uma área de dois milhões de hectares, tradicionalmente dedicada à criação de gado, o solo é paupérrimo devido à presença de arenito e com isso, as pastagens são frágeis, o que acelera a decadência da criação. Porém, com a adoção da IPL, por meio do cultivo de soja e plantio de capim, somado ao incentivo do programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), 70 fazendeiros estão sendo beneficiados com os resultados.

O IPL é uma consorciação de atividades de produção agrícola e pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica. Transforma o produtor de grãos em criador de gado e vice-versa, e traz benefícios para as duas atividades. Também contribui para a abertura de novas áreas para a produção agropecuária sem a necessidade de devastar florestas.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o ‘Telecurso’.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário