domingo, 7 de julho de 2013

Reportagens do 'Globo Rural' de Domingo, 07/07/2013


O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 7, traz reportagens sobre as produções de café e de pintado, respectivamente, nos estados da Bahia e Rondônia.

O repórter Vico Iasi vai até o oeste da Bahia, a região do estado que produz cafés finos, para ver de perto a aplicação de uma técnica que repete o fenômeno natural da seca: o estresse hídrico. É um procedimento paradoxal, já que consiste em interromper a irrigação das lavouras justamente na época de seca.

Visando a melhoria da produção, fazendeiros dos municípios de Luis Eduardo Magalhães e Barreira, cujas plantações são irrigadas, têm adotado o estresse hídrico e obtido, além de forte florada, um amadurecimento homogêneo do fruto, o que garante um produto que dá bebida de melhor qualidade.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, e segundo maior consumidor do produto. Atualmente, o país apresenta um parque cafeeiro estimado em 2,3 milhões de hectares.

Já numa fazenda de produção comercial de peixes em Pimenta Bueno, localizada ao sul do estado de Rondônia, Nélson Araújo acompanha o transporte e a soltura de alevinos de pintado. Nesses processos da piscicultura, os produtores tomam cuidados específicos para minimizar ao máximo a perda dos filhotes. O pintado é um dos maiores peixes do Brasil e sua carne é considerada de excelente qualidade.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o ‘Telecurso’.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário