domingo, 30 de junho de 2013

'Globo Rural':Reportagens de Domingo, 30/06/2013


Neste domingo, dia 30, o ‘Globo Rural’ exibe uma reportagem sobre a tecnologia da Integração Lavoura-Pecuária (IPL), que começou a ser adotada por agricultores brasileiros há quase duas décadas, mas ganhou relevância nos últimos tempos por suas baixas emissões de carbono. O IPL é uma consorciação de atividades de produção agrícola e pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica. Transforma o produtor de grãos em criador de gado e vice-versa, e traz benefícios para as duas atividades. Também contribui para a abertura de novas áreas para a produção agropecuária sem a necessidade de devastar florestas.

O repórter Ivaci Matias viajou para o município de São Raimundo das Mangabeiras, no estado do Maranhão, para ver como a tecnologia é aplicada na Fazenda Santa Luzia. Lá, a integração é feita por consorciação entre lavouras de milho e soja e plantio de capim, que, no período da entressafra, serve de pastagem para a engorda de gado.

Em Rancharia, no oeste do Estado de São Paulo, ele mostra o sistema aplicado em sua forma clássica, na recuperação de pastagens degradadas. Onde há um pasto velho, o criador planta lavouras de grãos, proporcionando com isso a recuperação da qualidade do solo. Em seguida, faz a área voltar à sua função original de pastagem para o gado.

Já Helen Martins vê que o uso inteligente da força dos recursos hídricos tem ajudado produtores da região de Frei Rogério, no estado de Santa Catarina, a abastecer suas residências e irrigar suas lavouras. Ela mostra como fazer em casa um ‘carneiro hidráulico’, um tipo de bomba mecânica movida pela própria força da água, capaz de impulsioná-la para terrenos mais altos. A engenhoca dispensa o uso de eletricidade e de combustíveis fósseis. E tem um custo de cinco a dez vezes menor do que as que são comercializadas em lojas de produtos agropecuários.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o ‘Telecurso’.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário