sábado, 29 de junho de 2013

'Ciclo de Cinema Europeu' na 'TV Brasil', Sábado, 29/06/2013:'A Doce Vida'

Clássico "A Doce Vida" marca a estreia do Ciclo de Cinema Europeu na TV BrasilClássico "A Doce Vida" marca a estreia do Ciclo de Cinema Europeu na TV Brasil
O clássico “A Doce Vida” é a grande obra-prima do mestre Federico Fellini e também um dos maiores filmes da história do cinema. A obra foi escolhida para a estreia da sessão Ciclo de Cinema Europeu na TV Brasil.

O filme tem como cenário a Roma do inicio dos anos 1960, e conta a história de Marcello Rubini (Marcello Mastroianni em desempenho memorável), um jornalista especializado em histórias sensacionalistas. Ele escreve sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente. Ao cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, fica fascinado por ela.

Através dos olhos deste personagem, Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada, mas decadente, com os sinais da influência estadunidense. O repórter é um homem sem compromisso, que se relaciona com várias mulheres: a amante ciumenta, a mulher sofisticada em busca de aventura, e a atriz de Hollywood, com a qual passeia por Roma, culminando no ponto alto do filme, a famosa sequência da Fontana di Trevi.

Uma sequência famosa do filme é a da abertura, na qual o jornalista, num helicóptero que transporta uma estátua de Jesus até o Vaticano, visualiza uma mulher tomando sol numa cobertura e grita para ela lhe passar seu número de telefone. O barulho dos motores impede que ambos possam se entender. A temática da falta de comunicação se repete ao longo de toda a produção.

Dentre os momentos mais importantes do longa estão aquele em que duas meninas atraem uma multidão ao fingirem ver uma aparição da Virgem Maria nos subúrbios de Roma; e o do personagem Steiner (Alain Cuny), um intelectual e colega de Marcello, que vive com a sua família numa aparente harmonia, comete o assassinato dos seus próprios filhos, um casal de crianças, e se suicida em seguida. Após a morte de Steiner, Marcello embarca numa vida de orgias. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, o repórter frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

O drama “A Doce Vida” conquistou diversos prêmios internacionais. Ganhou o Oscar de melhor figurino e foi indicado nas categorias melhor diretor, melhor roteiro original e melhor direção de arte. O longa de Fellini conquistou a Palma de Ouro de Cannes.
Inédito. 174 min.
Título original: La dulce vita. País de origem: Itália e França. Ano: 1960. Gênero: drama. Direção: Federico Fellini, com Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Magali Noël, Alain Cuny, Lex Barker, Annibale Ninchi, Walter Santesso.



Sábado, 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário