domingo, 5 de maio de 2013

'Globo Rural':Programa de Domingo, 05/05/2013


Neste domingo (5), o “Globo Rural” traz a primeira reportagem sobre a produção de leite no Brasil. O país é o terceiro maior produtor de leite do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e Índia. Essa é a maior atividade rural do país com produção de norte ao sul. São mais de 1,3 milhão de propriedades com cerca de 4 milhões de pessoas envolvidas na produção. Embora tenha grandes produtores, atividade é majoritariamente de médio e pequenos produtores.

A reportagem de José Hamilton Ribeiro faz um panorama do setor. A produção é muito heterogênea com produtores que adotam sistemas modernos e muitos que ainda conservam técnicas de 50 anos atrás. Como a mão de obra ainda é mais barata do que em outros países, mesmo os produtores mais avançados não se sentem pressionados a robotizar da produção. O Brasil é internacionalmente reconhecido e cresceu muito em volume de leite, porém esse avanço não foi acompanhado pela homogeneização e padronização da qualidade do produto.

Minas Gerais é o maior produtor de leite no país. José Hamilton segue para a zona da mata, onde está localizada a unidade da Embrapa especializada em gado de leite, para mostrar os avanços nas pesquisas. O repórter também visita a indústria da maior cooperativa de leite, localizada em Sete Lagoas. Em São Paulo, o repórter segue para a cidade de Descalvado e mostra uma fazenda que tem um dos sistemas mais modernos aqui no país, com uma produção diária de 50 mil litros de leite.

No próximo domingo (12), o “Globo Rural” apresenta a segunda matéria sobre o panorama da produção de leite. José Hamilton segue para Rio Grande do Sul que é um dos principais estados produtores e, devido ao clima temperado, trabalha com um gado leiteiro diferente da maior parte do país. A reportagem também viaja para o Uruguai, país pequeno que é capaz de produzir mais leite do que precisa e exportar para dezenas de países.

O “Globo Rural” vai ao ar aos domingos, logo após “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, e de segunda a sexta, após o “Telecurso”. 

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário