domingo, 3 de fevereiro de 2013

'Globo Rural':Programa de Domingo, 03/02/2013


Neste domingo (3), a reportagem do “Globo Rural” segue para o Piauí e mostra os primeiros resultados da volta da chuva depois de um longo período de seca. A repórter Camila Marconato vai para Valença do Piauí, um dos municípios que mais sofreram com a estiagem.

Camila Marconato mostra o alívio dos criadores de gado, que perderam em média 1/3 dos seus rebanhos, com a volta das pastagens. Mesmo assim, eles continuam dependendo do milho subsidiado pelo governo, que ajuda, mas não é suficiente para garantir a alimentação dos animais.

Atualmente, as cisternas e os açudes estão cheios. Apesar da previsão do tempo afirmar que os próximos três meses terão chuvas abaixo da média, principalmente na parte norte do Nordeste, os agricultores não perdem a esperança e já começaram a plantar a safra de milho e feijão.

Ainda neste domingo, o “Globo Rural” reapresenta duas reportagens. A primeira, de Ana Dalla Pria, sobre o impacto do uso de agrotóxicos na agricultura, objeto de um conjunto de mais de cem pesquisas divulgadas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

E ainda, uma reportagem de Vico Iasi sobre uma comunidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo. São 40 famílias de pequenos agricultores, que descobriram sua força quando conseguiram impedir a devastação de uma floresta que protegia os mananciais da região. A partir dessa primeira vitória, eles formaram uma associação, venceram a miséria e transformaram suas vidas.

O “Globo Rural” vai ao ar aos domingos, logo após “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, e de segunda a sexta, após o “Telecurso”.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário