sábado, 9 de fevereiro de 2013

'Cine Nacional', Sábado, 09/02/2013:'Coração do Samba'

Coração do Samba

O documentário Coração do Samba revela, pela primeira vez em um filme, as entranhas da bateria de uma escola de samba, a orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo: o carnaval.
Centrado na bateria da Mangueira, e tendo como principal narrador o filho do fundador da bateria da escola, Elmo dos Santos, o filme mostra o exuberante universo de musicalidade e de paixão pela escola de samba e pela percussão.

Paixão essa que levou Thereza Jessouroun, que desfilou durante anos na Mangueira e já havia filmado os passistas da escola em “Samba”, de 2001, a fazer o documentário. “Coração do Samba se propõe a mostrar o que tem por trás desse espetáculo. Mostrar como é o funcionamento e como são as entranhas dessa orquestra. Como são os ensaios dos naipes, como é que a tradição vai passando de pai pra filho. As crianças aprendem a tocar os instrumentos pequeneninhas, na quadra”, diz a diretora.
Contrapondo passado e presente, o filme mostra os ensaios nas ruas, na quadra e no Sambódromo, a tradição que passa de pai para filho, a afinação dos naipes, a manutenção dos instrumentos, informações sempre embaladas por um ritmo arrebatador.

Coração do Samba foi eleito o melhor documentário no Los Angeles Brazilian Film Festival (2012), além de participar da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2011), do Festival Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse (2012) e do 4º Brazilian Film Festival of Vancouver (2012).

Inédito. 72 min.
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Thereza Jessouroun. Coprodução: Kinofilmes, TV Brasil, TV Zero
Livre

Sábado, 21h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário