quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

'Aguinaldo Silva' Não Copiou 'Tiago Santiago', nem 'Sílvio de Abrêu'

Joana, a gêmea de Marcela na Pousada da Zambeze

O autor de novelas Tiago Santiago, pai de obras como 'Os Mutantes' e 'Amor e Revolução' comentou no Twitter que a trama que envolve a morte da jornalista Marcela (Suzana Pires), assassinada pela vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) e o surgimento de sua irmã gêmea Joana em 'Fina Estampa' de Aguinaldo Silva seria ideia original sua.Confira o que ele postou no microblog:

“Muita gente vem comentando, e é verdade: Aguinaldo Silva está mesmo com trama bem parecida com a minha, em Amor e Revolução”

Um dos seus seguidores perguntou qual seria o enredo que foi 'copiado'.Ele respondeu:

“Mulher morre e reaparece como irmã gêmea, em busca de vingança!”.

Em 'Amor e Revolução', Olívia (Patricia de Sabrit) foi dada como morta e voltou como Violeta, gêmea da personagem.

A ideia, no entanto, segundo o colunista Daniel Castro, não é novidade nos folhetins. Ele citou a novela mexicana 'Estranho Poder', exibida pelo SBT em 1983, que traz a volta do marido da protagonista, Beatriz, (Jacqueline Andere) como suposto irmão gêmeo com o intuito de vingança.

Falou também que o próprio Tiago Santiago em 2009, na novela 'Promessas de Amor' (Record), utilizou-se do mesmo recurso, quando "matou" o personagem Amadeus (Luciano Szafir) e o trouxe de volta como Bernardo Cordeiro,  seu irmão gêmeo.

E eu como telespectador, ainda digo mais, particularmente acho as novelas do Tiago Santiago, péssimas, portanto acho difícil algum autor que preze a qualidade de seu trabalho querer copiar algo tão pobre e enfadonho de alguém tão inexperiente e nem um pouco humilde.

A crítica e o próprio autor do SBT, esqueceram que essa mesma ideia, de mulher que morre e ressurge como gêmea, que também não deve ser original, talvez seja inspirada na literatura ou no cinema;
veio antes em 1998 pelas mãos de Sílvio de Abrêu em 'Torre de Babel', onde Sílvia Pfeifer deu vida a estilista Leila, que morreu na explosão de um shopping, e reapareceu na mesma figura no fim da novela, vivendo a gêmea Leda, que também veio para confundir o espectador e os personagens.

Cena de 'Torre de Babel' com Christine Torloni abraçada a Sílvia Pfeifer no momento da explosão do Tropical Tower Shopping

Com um universo de dramaturgia tão vasto, repleto de produções desde a época da TV Tupi, Excelsior, Manchete e todas as atuais emissoras que produziram ou produzem folhetins fica difícil em determinado momento não haver repetição ou inspiração em conteúdos alheios, destaca-se aquele que melhor sabe contar as histórias como é o caso da autoria de 'Fina Estampa', que é de longe a maior audiência da TV no Brasil desde Agosto de 2011.

Breno Bras

Um comentário:

  1. Ao contrário doque você diz,o Thiago Santiago é um ótimo autor de novelas.Ele é melhor que qualquer um do autores que você citou,melhor até mesmo que o autores da globo.E tenho dito.

    ResponderExcluir