terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Por onde anda Ricardo Blat, o 'Marujo' de 'Mulheres de Areia'?




Ricardo Barbosa Blat, ator polivalente e consagrado pela sua respeitável trajetória de carreira, nasceu em 16 de novembro de 1950 em Ferraz de Vasconcelos (SP).

Estreou profissionalmente no teatro em São Paulo no espetáculo “Peer Gynt” (1971) sob a direção de Antunes Filho. Seguiram-se vários outros trabalhos e ,em 1976, teve grande destaque na peça “Equus”.

Já trabalhou com os melhores diretores do país e foi várias vezes premiado. Em 1991, recebeu o Prêmio Shell de melhor por sua atuação na peça “Uma Estória de Borboletas”. Na década de 90 iniciou com o diretor Gawronski o “Projeto Andersen, O Contador de Histórias”. Encenando textos para crianças ,recebeu os prêmios Mambembe e Coca-Cola pela interpretação de “O Patinho Feio”, terceiro espetáculo do projeto, em 1995. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Mambembe pelo desempenho em “Na Solidão dos Campos de Algodão”.

Entre seus trabalhos mais recentes no teatro destacam-se, entre outros, “Luzes da Boemia” (2000), “Os Inconquistáveis” (2001), “Ludwig e as Irmãs”(2002),”As Cadeiras”(2004).

Como diretor teatral já realizou os espetáculos: "Nota 10!", "Lendas e Parlendas", "A menina dos Fósforos", "Os Gérmens da Discórdia" – todos do irmão do ator, Rogério Blat. Seu trabalho mais recente pode ser conferido na direção do espetáculo "Anti-humanos Atacam"(2006) .

No cinema realizou trabalhos de destaque em filmes como "Anjos do Arrabalde"(1986), "Tanga - Deu no New York Times"(1987), "O Príncipe"(2202), "Madame Satã"(2002) , "Carandiru"(2003) e em 2005 no documentário “Vinícius” atuando ao lado de Camila Morgado .

Na TV, integrou os elencos de diversas produções. Estreou na Rede Tupi atuando na novela “A Viagem”. Em 1976, protagonizou a novela “Estúpido Cupido”,vivendo o personagem João. Outros trabalhos de destaques são as novelas “Sem Lenço...Sem Documento”, “Te Contei?”, “Marron Glacê”, “Pacto de Sangue” e “Mulheres de Areia” - todas da Rede Globo. Na TV Manchete trabalhou em “Kananga do Japão” e “Amazônia”. Participou de duas produções do SBT: “Destino” e “Sombras do Passado”. Na TV Bandeirantes fez “Maçã do Amor”e “Os Imigrantes”.

Seus trabalhos mais recentes foram nas minisséries “Hilda Furacão” , ”Hoje é Dia de Maria 1 ”,"Mad Maria", ”Hoje é Dia de Maria 2” e “JK”.

Em 2007, atuou na microssérie “A Pedra do Reino” e na novela "Duas Caras", ambas da TV Globo.

Em 2008, Ricardo Blat se apresentou nos palcos com a peça "Lobo nº1 - A Estepe". Na TV, o ator esteve presente no especial "Uma Noite no Castelo", que foi ao ar no dia 1º de janeiro de 2009, como parte da programação de fim de ano da Globo.

Em 2009, o ator esteve em cartaz no teatro com o espetáculo "Medida por Medida" e também participa do primeiro curta-metragem dirigido por Márcio Garcia, "Predileção".

No ano seguinte, Ricardo Blat integra o elenco da novela "Tempos Modernos".

Os atores Cristina Pereira e Ricardo Blat, em 2011, celebram 40 anos de parceria dentro e fora dos palcos com a comédia "Pamonha e Panaca". Dirigida por Ernesto Piccolo e com texto de Rogério Blat, a peça conta a história dos personagens Pamonha e Panaca, que vivem para tentar saciar a própria fome e não percebem que eles são os responsáveis pelo próprio fracasso.


Atualmente ele faz o 'Severino' de 'Fina Estampa'.


Fonte:Site Dramaturgia Brasileira

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso é um dos segredos de mulheres de areia.Será que o pescador Marujo morreu?

      Excluir
  2. dalua e doido ñ sabe o que faz a culpa ñ foi dele se marujo morreu. Ele so queria ajudar marujo a matar o tubarão que comeu o braço dele. obrigado

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. maruju ele nao morreu,ele apenas fugiu com barco para poder matar o tubarao q comeu braço dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e como e que ele não apareceu no final da novela. pra mim ele ia aparecer e ficar triste pois o reginho tinha morrido mas não, não apareceu. pensando bem... a globo pode ter cortado o aparecimento por causa de classificação indicativa. digo isso porque a globo não mostrou a cena em que o pai do reginho, o ze pedro, tenta matar vigilho pois este ultimo matou o seu filho.

      Excluir