quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Por onde anda Edwin Luisi, o 'Doutor Munhoz' de 'Mulheres de Areia'?


Paulistano, nascido em 11 de fevereiro de 1947, Edwin Frederico Luisi, conhecido como Edwin Luisi, decidiu que queria ser ator aos 23 anos de idade.

Cursou a Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo (USP) onde se formou aos 26 anos. O reconhecimento como ator veio logo, ao fazer o personagem Álvaro na novela ‘Escrava Isaura’, exibida pela Globo em 1977. Ao lado da heroína vivida por Lucélia Santos, foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo.

Um ano depois, na pele do assassino do personagem de ‘O Astro’, Salomão Ayalla, interpretado por Dionísio Azevedo, caiu no gosto do público e garantiu um lugar na história da teledramaturgia brasileira.

Também fez produções como ‘Marquesa de Santos’ e ‘Dona Beija’ na extinta Manchete; e a minissérie ‘Mad Maria’ (2005) e a novela ‘Sinhá Moça’ (2006), ambas na Globo. Em 1996, atuou na novela "Colégio Brasil", no SBT.

Apesar dos trabalhos em tevê, foi no teatro que consolidou sua carreira. Através de peças como ‘À Margem da Vida’, ‘Freud’ e ‘Amadeus’, Edwin Luisi iniciou uma trajetória de destaque e prêmios nos palcos brasileiros.

Em ‘Tango, Bolero e Cha Cha Cha’, o ator viveu um transexual que atinge sucesso no exterior e volta para acertar as contas com a família, 10 anos após abandonar mulher e filho sem dar explicações. Em um papel incomum nos seus 30 anos de sua carreira, sua atuação rendeu os prêmios Shell e Governador do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

Em 2006, se apresenta no Rio de Janeiro na comédia ‘Um Marido ideal’ ao lado de Herson Capri, com quem havia atuado anteriormente em ‘Triunfo Silencioso’.

Atuando também em cinema, participou dos filmes ‘As Alegres Comadres’ e ‘Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício’ (2003).

O ator, em 2006, fez uma participação na novela "Sinhá Moça".

Em 2007, Edwin Luisi estreou o monólogo "Eu sou minha própria mulher” e participou da novela "Paraíso Tropical".

No ano seguinte, o ator participou do seriado "Casos e Acasos", da Rede Globo.

Edwin Luisi, em 2010, comemora 40 anos de carreira e, para marcar a data, volta aos palcos com um personagem que fez bastante sucesso há exatos 10 anos: a transexual Lana Lee.

O espetáculo é "Tango, Bolero e Cha Cha Chá". Nele, Edwin é uma pai de família que desaparece da vida da esposa e do filho sem maiores explicações. Dez anos depois ele volta já como "ela", fazendo de tudo para ser aceito pela família na condição de transexual.

Em meio às explicações que Lana Lee dá para sua transformação, várias tiradas e situações engraçadas garantem o ar cômico do espetáculo. "Essa peça me fez virar referência como ator. Só podia ser ela a brindar a data comigo. A Lana Lee é muito gostosa de fazer. Tenho lembranças tão positivas daquela época", disse o ator.

Aos 63 anos, Edwin Luisi assume o desafio de se apresentar usando salto alto e espartilho. Segundo ele, a dificuldade imposta pelo figurino se reflete em cãibras nas pernas e dificuldade para respirar, mas seria impossível abrir mão dos artifícios para não correr o risco de deixar a personagem menos crível.

A primeira montagem do espetáculo, no início dos anos 2000, rendeu ao ator os prêmios Shell, APCA, Mambembe, Qualidade Brasil e Governador do Estado.

Nesta nova fase, o elenco de "Tango, Bolero e Cha Cha Chá" conta ainda com Maria Clara Gueiros, Márcia Cabrita, Miguel Rômulo e Carlos Bonow.

Em 2011, o ator transfere-se para a Rede Record para participar da novela "Rebelde".


Fonte:Dramaturgia Brasileira

3 comentários:

  1. So o conheco como " Dr. Munhoz". O eterno bem feitor da Tonia.

    ResponderExcluir
  2. sempre admirei este artista maravilhoso, além de muito bonito, é muito talentoso, gostaria de vê-lo atuando em novelas novamente, te amo, te admiro bjs

    ResponderExcluir