quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Por onde anda Daniel Dantas, o 'Breno' de 'Mulheres de Areia'?


Ator de cinema, televisão e teatro, Daniel Tunes Dantas nasceu no Rio de Janeiro em 28 de junho de 1954.

Quando pensava em ser ator, o que lhe vinha à cabeça era o cinema. Muito por causa do pai ator, Nelson Dantas, já falecido. Mas deslanchou mesmo foi no teatro, quando integrou o grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone” por três anos.

E foi como integrante do Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, que iniciou sua carreira no teatro, em 1975, na peça “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gogol.

Entre suas muitas peças, destacam-se “O Homem Sem Qualidades”, de Robert Musil, com direção de Bia Lessa; “Noite de Reis”, de William Shakespeare, com direção de Amir Haddad, “Coração Brasileiro”, com direção de Flávio Marinho, “Tio Vânia”, de Anton Tchekov, direção de Aderbal Freire Filho e “Você Nunca Amou Alguém Tanto Assim”, dirigida por Mauro Mendonça Filho.

Pela peça “Baile de Máscaras”, de Mauro Rasi, ganhou o Prêmio Molière de melhor Ator de 1991.

Na televisão, começou atuando na telenovela “Chega Mais” , em 1980, da Rede Globo . Entre suas atuações na TV, destacam-se novelas como “A Força de Um Desejo”, “Um Anjo Caiu do Céu”, “Sabor da Paixão”, “Celebridade”, além de séries, minisséries e especiais.

Dentre os seus trabalhos na TV, em cerca de 30 anos de carreira, Daniel participou também de vários programas de humor, como “Os Aspones”, “A Diarista” e “Os Normais”, entre outros.

Estreou no cinema com “O Sonho Não Acabou”, de Sérgio Rezende, em 1982, e, entre seus principais filmes destacam-se: “Sonho de Valsa”, de Ana Carolina, “O Homem Nu”, de Hugo Carvana, “Pequeno Dicionário Amoroso”, de Sandra Werneck, “Diabólica”, de Cláudio Torres, “Cronicamente Inviável”, de Sérgio Bianchi, “O Vestido”, de Paulo Thiago, e “Ouro Negro”, de Isa Albuquerque.

Seus trabalhos mais recentes na TV foram na minissérie "JK" (2006) e na novela "Paraíso Tropical" (2007). No cinema esteve, também em 2007, no filme "Caixa Dois".

Em 2008, o ator esteve no elenco da novela "Ciranda de Pedra" (Globo). No final do ano gravou a minissérie "Som & Fúria" que estreou em 2009, na Globo. Ainda em 2009, Daniel Dantas esteve no cinema, nos filmes "Os Normais 2" e "Ouro Negro" e no seriado "Aline".

Em 2010, Daniel Dantas encena o espetáculo teatral "Macbeth", obra de Shakespeare, uma nova versão assinada por Aderbal Freire-Filho, ao lado de Renata Sorrah. No mesmo ano, o ator está no longa metragem "Histórias de Amor Duram Apenas 90 MInutos".

Em 2001, Daniel Dantas volta a participar do seriado "Aline", onde faz Zé, o pai da protagonista.

Fonte:Dramaturgia Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário