segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Domingo Espetacular ataca Pentecostais


São milhões as denúncias contra o Bispo Edir Macedo e sua Igreja Universal do Reino de Deus. Preso em meados dos anos 90 acusado de charlatanismo, ou seja, utilizar-se da fragilidade humana em busca da fé religiosa para apropriar-se indevidamente de seus bens e praticar enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e apoio ao narcotráfico, ele adquiriu a Rede Record e decidiu desafiar a Rede Globo que comprou a briga com ele na época.
Hoje, anos depois, o programa jornalístico de maior audiência da Rede Record – o Domingo Espetacular – levou ao ar uma produção televisiva – sim, me recuso a chamar isso de reportagem em respeito ao que se prega no jornalismo – atacando gratuitamente o movimento neo-pentecostal, mostrando vídeos, trechos de cultos tirados de seu contexto, sempre com a intenção de criticar que o “cai-cai” seja fruto do Espírito Santo.
A fé humana é algo absolutamente individual e, a priori, deve ser respeitada. Todo e qualquer ser humano tem o direito de discutir sobre a fé e apontar falhas teológicas, desde que em respeito ao próximo. Porém, uma emissora de TV, que é uma concessão pública, não tem o direito de criticar a fé alheia em detrimento de outras. Quando a Rede Globo fazia isso era criticada e não seria diferente agora.
Porém, é preciso entender melhor essa produção da emissora da Barra Funda. Muito longe de ser uma reportagem jornalística factual, ela veio cheia de meandros com vários pontos a serem discutidos:
1º – A Rede Record é mantida graças ao gordo patrocínio da IURD, também pertencente ao Edir Macedo. Quem viveu ou vive no meio cristão sabe que a IURD sequer é considerada cristã ou evangélica. Outros evangélicos não a consideram e não concordam com suas práticas. Depois de um crescimento gigantesco, a Igreja Universal começou a perder fiéis para as igrejas ditas neo-pentecostais. Ou seja, o faturamento de dízimos e ofertas caiu vertiginosamente e a melhor forma de tentar recuperar é atacando a concorrência.
2º – A IURD é muito criticada no meio evangélico justamente pela espetacularização do culto. Um dos pontos mais criticados no meio é o fato dos bispos da igreja realizarem entrevistas com demônios no púlpito e transmitido em Rede Nacional, é a tal sessão do descarrego. Reportagens sérias já mostraram os bastidores dessas sessões, mostraram a carga emocional envolvida – a mesma por trás do “cai cai” – e houve citação sobre isso no Domingo Espetacular? Claro que não, isso prejudicaria os rendimentos.
Ana Paula Valadão, no alto de seus 21 pontos no Faustão

3º – A Rede Record sabidamente odeia a Rede Globo. Essa produção televisiva mencionou a concorrente? Não diretamente, mas a intenção foi. Ao mostrar trechos de vídeos de Ana Paula Valadão, líder do Ministério de Louvor Diante do Trono – principal grupo musical do Brasil no meio gospel – a emissora mostrou seu desespero. O motivo é simples: Ana Paula Valadão e seu grupo fazem parte da Gravadora Som Livre, das Organizações Globo e mediou com os principais nomes do meio musical Gospel uma grande premiação nacional que será transmitida pela Rede Globo, o Troféu Promessas. Como se não bastasse, Ana Paula visitou o palco do Domingão do Faustão e, com show de simpatia e carisma, manteve a audiência em alta e atraiu olhares da cúpula global para um possível programa gospel em 2012. Atacar Ana Paula Valadão significa atacar a menina dos olhos gospel da Rede Globo.
Essas atitudes, utilizar uma emissora de TV que é uma concessão pública ao bel prazer de Edir Macedo, sempre com o objetivo de minar a concorrência religiosa é absurda e não deve ser tolerada. O que se viu no Domingo Espetacular foi uma produção intolerante, megalomaníaca e irresponsável e que caberia punição em qualquer país sério. Edir Macedo e sua trupe não tem o direito de decidir o que é verdade e o que é mentira na fé humana. Ao contrário do que sua produção fez, mostrando ápices emocionais – e isso é PESSOAL – ele deveria era se preocupar com as denúncias de armação em seus cultos religiosos e sessão do descarrego em que, há testemunhas nos processos, pessoas são pagas para FINGIREM estar possessas. Será que o Domingo Espetacular faria uma reportagem com o tema?
TVXTV- Daniel César

Nenhum comentário:

Postar um comentário