sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Walcyr Carrasco e Fisioterapeutas

Uma História de Amor!!!


É melhor o Walcyr Carrasco se cuidar. Se o autor de “Morde e Assopra” levar um escorregão nos próximos dias e precisar de uma fisioterapia para aliviar as dores, é bem possível que o profissional que for cuidar dele acabe lhe estirando um músculo. De propósito.


Brincadeirinha, é claro. Fisioterapeutas são gente da maior integridade, e jamais seriam capazes de um golpe tão baixo contra o novo inimigo no. 1 da classe. Também são muito, muito suscetíveis.


Estou fascinado com a reação excessiva de alguns fisioterapeutas ao equívoco cometido por Carrasco num capítulo recente da novela. Um enfermeiro se apresentou como auxiliar de fisioterapia: pelo jeito, uma heresia gravíssima, já que são necessários ao menos cinco anos para se conseguir um diploma da área.


A frase, desimportante para o desenrolar da trama, já teria sido esquecida se não tivesse ferido alguns brios feito uma seta envenenada. Já contei três comunidades no Facebook conclamando um boicote a “Morde e Assopra” (deve haver mais). Os comentários dos que se sentiram insultados são veementes: Carrasco não teria o menor gabarito para assinar o que quer que seja; é burro, preconceituoso, venal; e a culpa não é só dele, é de toda a rede Globo e seus milhares de funcionários.


Menos, né, pessoal? O autor errou sem querer. Além do mais, pode nem ter sido ele quem escreveu a fala em questão – vai ver que foi um de seus assistentes. Escapou, ninguém viu, foi mal aê. Acidentes acontecem – aliás, como vocês bem sabem.


A princípio, Carrasco ironizou as críticas e prometeu pelo Twitter que iria criar um fisioterapeuta malvado, que “entortaria” as pessoas. Para quê? Seus detratores agora lhe fazem ameaças veladas. “Espera só você precisar de fisioterapia. É só uma questão de tempo”.


Sou publicitário, e minha profissão é frequentemente mal retratada em filmes e programas de TV. Aparecemos fazendo coisas que jamais faríamos na vida real, e na maioria das vezes somos os vilões da trama. O personagem é egocêntrico, mau-caráter e não dá a menor atenção à família? Pode apostar que é publicitário. Mas nem por isto pego em tochas e ancinhos para atacar os responsáveis.


Enfim, Carrasco já afirmou que vai se retratar num próximo capítulo. Isto talvez não baste para aplacar a sede de sangue dos mais exaltados nas redes sociais. Essa turma precisava de menos espírito vingativo e mais senso de humor. Ou, talvez, de mais o que fazer.


Pronto: agora fui eu quem melindrou a categoria. Melhor andar com muito cuidado nos próximos dias. Um escorregãozinho, uma reles torção de pé, e ai de mim se eu precisar de uma fisio.

Matéria escrita por:
Tony Goes, colunista do
F5


"O que vocês acham disso, hã?!Falando francamente, tá gente?!?!?!Chico, Dinossauro e Robô não vão defender o Pai de vocês?!?!Vamos fazer uma roda da fofoca, tá certo?!É isso, diretor?!?!?!"





7 comentários:

  1. Vc é burro? Pelo jeito não foi só o autor quem não vuscou informações... O problema com a novela não foi o caráter do personagem! Pouco importaria se ele fosse vilão ou mocinho, o caso é que ele foi colocado como TÉC. EM FISIOTERAPIA coisa que NÃO EXISTE!!! Como vc muito bem falou, é necessário estudar 5 anos pra se ter um diploma e não existe curso técnico nesta área! Se você estudasse (estudasse DE VERDADE!) 5 anos pra ter um diploma e depois visse na TV que outro profissional pode fazer seu trabalho, qual seria sua reação? Além do mais, o autor tratou o assunto como uma coisa muito simples, como se a fisioterapia fosse algo que pudesse ser feita por ‘‘qualquer um’’, e afirmou que os exercícios de tratamento são prescritos por um médico, sendo que estes outros profissionais da saúde, estão habilitados apenas dentro de suas condições, não podendo atuar na área da saúde que compreende apenas o fisioterapeuta!!! Fisioterapia = Fisioterapeuta. SIMPLES!!!

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso te chamar de burro, porque a pessoa acima, já disse tudo.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, somos execivamente Fisioterapeutas!!!!
    Se a Sua profissão é mal retratada o problema é seu, acontece que a minha é formada por profissionais que amam e defendem. Em fim vc não entendeu a mobilização... acidentes acontecem mas devem ser evitados. Milena Avilez

    ResponderExcluir
  4. Vamos respeitar uma profissão tão digna.
    Chega de irônica e deboche.
    Nós fisioterapeutas temos muito o que fazer e infelizmente ainda somos muito mal reconhecidos.
    Não há espaço para brincadeiras quando o assunto é CUIDAR DE PESSOAS.
    Não sou a favor de agressôes ou troca de ofensas mas sugiro você procurar se informar sobre o assunto que pretende publicar no seu blog.Falar da vida de artista, fofoca, jogador de futebol é mole.
    Estude.Informe-se.
    Você é ignorante quando o assunto é FISIOTERAPIA portanto sugiro acessar o site do Coffito onde poderá esclarecer sua dúvidas.
    É isso.

    ResponderExcluir
  5. existe tec de fisioterapia sim na europa

    ResponderExcluir
  6. existe tec de fisioterapia sim, e até de tec de geriatria tambem, viajem e atualizem-se... bjs

    ResponderExcluir
  7. Decreto-Lei nº 938 - de 13 de Outubro de 1969

    Art. 2º. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e cursos reconhecidos, são profissionais de NÍVEL SUPERIOR.

    Art. 3º. É atividade PRIVATIVA do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

    ResponderExcluir