segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Por onde anda Eloísa Mafalda, a 'Manuela' de 'Mulheres de Areia'?

Mafalda Theoto nasceu em Jundiaí, interior de São Paulo, em 18 de setembro de 1924. Adotou o nome artístico de Eloísa Mafalda, sem "H", segundo ela para dar sorte.

Em 1940, os pais se separaram e o irmão Oliveira Neto foi ser locutor nas Rádios Tupi e Difusora de São Paulo. Mafalda foi ser costureira. Depois foi trabalhar como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas.

O início de sua vida artística aconteceu por acaso. O irmão Oliveira Neto foi para a Tupi-Tamoio, do Rio de Janeiro. Para trazer a irmã, fez com que ela se submetesse a um teste de rádio-teatro. Mafalda fez e foi aprovada. E ela já começou estrelando novelas de rádio. Depois foi para a Rádio Nacional e também para a TV Paulista, em São Paulo. Fazia São Paulo e Rio.

Fez grandes papéis, como a Kathy da peça: "O morro dos ventos uivantes". Fez "A cabana do Pai Tomás". De atriz dramática, que foi quando começou, foi para a comédia. Fez a "Praça da Alegria".

Depois veio a época da TV Globo e das novelas: "A grande mentira", "A próxima atração", "Hipertensão", "Bandeira 2", "O grito", "Saramandaia", "Gabriela". Participou da primeira versão de "A grande família", como Dona Nenê, seu personagem favorito. Fez também "Maria Machadão", em "Gabriela", "Por amor", "Meu bem-querer". Eloisa foi casada com Miguel Teixeira e tem dois filhos.

Suas últimas participações na TV foram na novela "O Beijo do Vampiro" e em um especial de Natal da Xuxa, em 2003.


Em 2008, atriz Eloísa Mafalda esteve no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) para gravar um comercial em prol da instituição. O contato com a família da atriz foi feito através do Telemarketing da instituição e, a partir daí, surgiu a idéia de ceder a imagem de Eloísa em prol da luta contra o câncer infanto-juvenil.

A gravação foi organizada e doada pela empresa Cenaset Produções, já parceira do Grendacc na produção de vídeos institucionais.

Com o lançamento da novela "Paraíso", em março de 2009, a filha da atriz conta que Eloísa Mafalda não lembra que fez a mãe da Santinha na primeira versão da novela "Paraíso" (personagem vivida agora por Cássia Kiss). Segundo sua filha, Mirian, contou ao jornal "Extra", a atriz de 85 anos vem perdendo a memória e sofreu um acidente recente ao levar um tombo e quebrar o fêmur.

"Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada", contou à publicação.

Eloísa Mafalda- cujo último trabalho foi na novela "O Beijo do Vampiro", de 2002 - e a filha vivem juntas em uma casa na serra de Petrópolis, no Rio.


70 comentários:

  1. Sempre admirei essa atriz, trabalha muito bem acho ela muito engraçada.

    ResponderExcluir
  2. Que pena...adoro a Heloisa!Gostaria de fazer uma visita...Que Deus as abençoe! patricmaiaa@hotmail.com Patricia Maia

    ResponderExcluir
  3. Deixo um grande beijo para essa querida atriz,que nos encantou com sua presença na tela da rede globo de televisão.Se alguém tem notícias recentes, por favor nos repasse , desde já obrigada.Notícias com fotos recentes.bjs Isabel Dalmolin.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito triste saber que uma atriz tão taletosa como Eloisa esta com a saúde fagil assim,mas DEUS está olhando por ti e por todos nós que temos fé.

    ResponderExcluir
  5. sentimos saudades dessa atriz maravilhosa que por longos anos esteve dentro de nossos lares nos presenteando com sua alegria e talento.um grande beijo pra vc eloisa e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito em saber do estado de saúde dessa grande atriz. Atualmente assisto Mulheres de Areia(que novela maravilhosa em todos os sentidos). Concordo com os comentários feitos. Um grande beijo à Eloísa e sua filha, que Deus as abençoe.

    ResponderExcluir
  7. volte para as telinhas eloísa,adoro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que chato saber que esta grande atriz esta com falta de memória, pois assisto Mulheres de Areia e entrei no site para saber sobre Eloisa Mafalda. Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eloisa Mafalda é uma grande atriz, assistindo a repriz de mulheres de arreia e gosto muito do trabalho dela como a Manoela.
    beijos a ela.

    ResponderExcluir
  10. Sempre fui fa de Eloiza ,queria muito saber noticias fiquei contente em ver que muitas pessoas tambem querem ter noticias desta atriz fantastica,vibracoes para melhoras da saude .

    ResponderExcluir
  11. Que pena que ela está doente!!!Talentosa Eloísa mafalda

    ResponderExcluir
  12. Estou com muitas saudades dela, ainda mais que ela lembra muito a minha que adoro, quando ela estava nesta novela mulhers de areia é impressionante a semelhança dela para com a minha mãe. Bem, mas eu rezarei por ela e pela filha, que Deus as ilumine.

    ResponderExcluir
  13. Estou com muitas saudades dela, mas temos a recompensa de revê-la. è impressionante a semelhança que a mesma tem pára com a minha mãe e por coincidência somos domesmo sígno, rezaremos por ela e pelafilha que Deus as abençoei.

    ResponderExcluir
  14. TAMBÉM ENTREI NO SITE PARA SABER DESSA GRANDE ATRIZ, QUE É A HELOÍSA MAFALDA.ESTOU ASSISTINDO ROQUE SANTERO, ONDE POSSO MATAR A SAUDADE EM VÊ-LA ATUANDO COM DOMA POMBINHA.

    QUE DEUS POSSA ABENÇOAR A VIDA DELA E DE SUA FILHA.

    BEIJO HELOISA.

    FAFÁ METODISTA

    CAMPINAS - SP.

    ResponderExcluir
  15. Sou fã dessa atriz fantástica, gostaria de ir a petrópolis visita-la -e-mail quintaldaplantas@ig.com.br - flávio coelho

    ResponderExcluir
  16. há muito estou com saudades do excelente trabalho desta atriz maravilhosa que tanto encheu de luz as nossas salas de tv.
    Estou certa de que, apesar de sua saúde frágil, ela deve está muito bem, pois merece o melhor.

    ResponderExcluir
  17. Tenho saudades dela,,, que DEUS ABENÇOE ELA E SUA FILHA.. BEIJOSS..

    ResponderExcluir
  18. Nossa que pena saber que uma atriz maravilhosa como ela está passando por isso, desejo a ela e sua família muitas bençãos que Deus esteja presente sempre em sua vida. Gostaria muito de reve-la porque profissionais como ela estão em falta. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  19. Saudades dela Uma das minhas atrizes preferidas quem não lembra quando ela chamava o padre de coisa preta kkkkkkk sensacional.

    ResponderExcluir
  20. Essa atriz é simplesmente maravilhosa!!!!. Infelizmente o tempo é impiedoso. Que Deus abençoe Mafalda que proporcionou tanta alegria para o povo brasileiro. Saudades. Robson

    ResponderExcluir
  21. a melhor interpretação femenina da televisão brasileira, dona pombinha de Roque Santeiro; formou um par perfeito com este outro ícone, Ary fontoura;excelentes,incomparáveis. beijos e abraços! Kastelo Ribeiro, filósofo. São Luís-Ma.

    ResponderExcluir
  22. Parabens Eloíza Mafalada pelo belíssimo trabalho, obrigada, que Deus a proteja sempre.

    ResponderExcluir
  23. É uma pena, pois a Heloisa é muito talentosa. Que Deus a ajude na sua recuperação...Beijos

    ResponderExcluir
  24. A Heloisa Mafaldo nos proporcionou muitas alegrias. Que Deus a abençoe e lhe conceda saúde. Beijão Heloisa!!!

    ResponderExcluir
  25. Nós também somos fãs dessa grande atriz. É muito bom revê-la no Roque Santeiro. Ela e os demais atores, foram excepcionais nessa novela em particular. Pena que ela perdeu a memória, mas tomara que esteja bem de saúde. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. gostei muito de saber da eloísa espero em DEUS QUE ELA RECUPERE A MEMORIA, SOU SEU FÃ.

    ResponderExcluir
  27. belissima e talentosa atriz!!! Graça e Paz!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Minha quarida Heloisa sempre apreciei seu trabalho e gosto muito de ti e tenho omesmo nome que o seu e ora e pçpo a Deus para que voce se cure e liberte e volte a telinha QUE dEUS E PROTEJA MIL BEIJOS Heloisa Maria

    ResponderExcluir
  29. que DEUS abençoa heloisa mafalda sempre adorei seu trabalho um grande beijo cris

    ResponderExcluir
  30. Nossa q Deus abençoe a nossa querida Heloísa.

    ResponderExcluir
  31. HOJE SENTI SAUDADES DESSA GRANDE ATRIZ HELOISA MAFALDA DESEJO A ELA MUINTA SAUDE E QUE DEUS ABENÇOI !!

    ResponderExcluir
  32. eu estava com saudades dessa grande atriz que pena que na vida tudo passa,tudo acaba.as pessoas envelhecem,adoecem,morrem e deixam muitas saudades como raul cortez,carlos zara e outros mais.que pena podiam durar para sempre,alegrando nossas vidas

    ResponderExcluir
  33. amo de paixão a novela mulheres de areia além de relembrarmos anovela passa um filme da nossa vida que se passou junto com a novela.como é bom o vale a pena ver de novo

    ResponderExcluir
  34. Assistindo a mulheres de Areia,lembrei muito que não vi mais essa talentosa Atriz que é a Heloisa Mafalda,tenho muitas saudes dela.Um abraço e que Deus lhe abençoe.Artur Araújo Iraquara-Ba.

    ResponderExcluir
  35. A querida e talentosa Eloisa Mafalda está perdendo a memória em consequência do Alzeimer, q começou a dar sinais em 2002. Me entristeci mto com essa notícia. Acompanho seu trabalho na reprise de Roque Santeiro, um espetáculo sua interpretação como Pombinha Abelha, ela tb está ótima em Mulheres de Areia. Que Deus abençoe e proteja a ela e sua filha. Eloísa é inesquecível!

    ResponderExcluir
  36. Eloisa sofre de Alzeimer desde 2002, por isso sua memoria está permanentemente comprometida e ela não pode mais trabalhar, por isso se afastou da TV. Revendo seu talento e brilhantismo em Roque Santeiro e Mulheres de Areia passa um filme da minha vida na cabeça. Ela me lembra mto minha saudosa avó. Eloisa, vc foi uma das atrizes mais queridas da TV e teatro e está no imaginário de tdos os brasileiros. Que Deus sempre a proteja e ilumine. Saudades.

    ResponderExcluir
  37. Adoooooro qdo ela em cena na novela "Mulheres de Areia". Grande papel, grande atriz!!!

    ResponderExcluir
  38. gostaria de saber da saude de Eoisa Mafalda

    ResponderExcluir
  39. Quanta saudade dessa atriz extraordinária, acompnho ela na telinha desde criança, hoje tenho 40, gostaria muito de vê-la novamente.

    ResponderExcluir
  40. amo esta atriz, desejo muita paz para e sua filha que com certeza sente-se muito orgulhosa da mãe que tem, muita paz mesmo e cuide muito bem de sua mãe, pois é a maior riqueza que Deus nos deu.

    ResponderExcluir
  41. gostaria muito que chagasse até a filha da Heloisa meu comentario.

    ResponderExcluir
  42. Heloisa, eu adoro vc!! Tantas novelas...e vc sempre tão maravilhosa! Ouvi de uma grande atriz do teatro carioca, que foi minha professora, que adoraria contracenar com vc!!Porque vc "simplesmente é fantástica"!! E é!!!!! Para matar a saudade,felizmente,ainda posso te ver como dona "Pombinha Abelha", no canal "Viva". Que saudade!!!!! Mas de repente NÃO VOU TE VAR MAIS!!!!Vc é sempre uma presença agradável na tela, coisa que só o talento proporciona...Bjs para vc e sua filha, que te acompanha...Recupere-se!!! Vc é o tipo de atriz que não pode se aposentar!!! Faz muita falta!!!!!

    ResponderExcluir
  43. EU SINTO MUITA A FALTA DE ELAISA MAFALDA NA TV ELA É UMA OTIMA ATRIZ DIGA A ELA QUE EU DESEJO QUE DEUS A ABENÇOE SEMPRE BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloisa é mesmo uma atriz maravilhosa. O probledma de saúde que está enfrentando é comum em idosos , mas não tira o brilho do trabalho que realizou e que orgulha a televisão brasileira. A Globo devia fazer um especial sobre personagem da vida brasileira.

      Excluir
  44. OLÁ , VÍ UMA VEZ EM UM SERIADO(NCIS) UM ESPISODIO EM QUE O MEDICO DE AUTOPISIA ANTIGO ,ESTAVA PERDENDO A MEMORIA . E NÃO LEMBRAVA DE MUITAS ELUCIDAÇÕES DE MORTE QUE ELE TINHA FEITO . ENTÃO OS AMIGOS RESOLVERAM PEGAR VARIAS IMAGENS DELE TRABALHANDO E EM QUANTAS FAMILIAS ELE PODE DAR UM RESULTADO DO QUE ACONTECEU COM SEUS PARENTES(E ELE PERGUNTOU. EU FIZ TUDO ISSO?) . ENTÃO FICA AQUI MINHA SUGESTAO . QUE TAL PEGAR VARIOSSSSSS TRABALHOS QUE ELA FEZ , PARA QUE ELA POSSA VER E É LÓGICO VAI SENTIR PELO MENOS NAQUELES MOMENTOS O QUANTO ELA ESTAVA FELIZ E A QUANTOS ELA FEZ FELIZ E SORIRR ? BJS QUE DEUS ILUMINE MUITO A ELA E A TODOS QUE A APOIAM NESTE MOMENTO.
    ABRAÇO DA BAHIA
    CRISTIANE ANDRADE

    ResponderExcluir
  45. A globo deve aos seu público um especial sobre essa grande atriz brasileira

    ResponderExcluir
  46. Onde se enContra a Heloisa Malfada?
    Gostaria eu e o publico, que nos fossemos informado do paradeiro de tantos artista, que viveram em nossos lares, e fizeram parte do nosso dia a dia;traga ela para telinha, no papel de vovozinha, para matar a nossa saudade.
    Um abraço Heloisa.
    Jaíra
    SALVADOR-BA

    ResponderExcluir
  47. Puxa...como gosto dela !!!! Faz parte da gente, porque ela não esta trabalhando mais? Saudades de você Eloísa Mafalda, vc faz muita falta !!! É muito bom reve-la no viva e em trabalhos mais antigos...VOLTA PRA GENTE !!!GOSTAMOS MUITO DE VC !!!

    ResponderExcluir
  48. video show fez uma justa homenagem a ela hoje e ela parece estar muito bem! http://videoshow.globo.com/platb/equipevideoshow/2012/03/21/jaqueline-eloisa-mafalda/ Confiram!

    ResponderExcluir
  49. Puxa vida, gostaria de ser novelista, e se fosse iria adorar ter ela atuando em uma novela minha, é uma pena uma grande atriz, como ela não atuar mais.

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/search/label/Novela

    ResponderExcluir
  50. porfavor heloisa mafalda volta para as telinhas vc faz muita falta

    ResponderExcluir
  51. OLA HELOISA MEU NOME É AMINTAS, GOSTO MUITO DO SEU TRBALHO COMO ATRIS, SINTO SALDADES DE TODOS OS SEUS TRABALHOS PRINCIPALMENTE HELOISA MAFALDA ! E TE DESEJO VIDA LONGA ! MUITA PAZ AMINTINHAS DE SALVADOR-BA

    ResponderExcluir
  52. Parabéns por ter uma mae como a sua, uma atriz maravilhosa, muito simpática e um semblante tranquilo.... sua mãe faz muita falta....um beijo grande para vcs...e parabéns pelo dia das mães..

    ResponderExcluir
  53. parabéns pela grande atriz q é, sinto muita falta na tv de seus papéis...um grande abraço e feliz dia das mães...

    ResponderExcluir
  54. O BRASIL JAMAIS VAI ESQUECER DONA POMBINHA ABELHA DA NOSTÁLGICA NOVELA ROQUE SANTEIRO, HELOÍSA VOU ORAR TODOS OS DIAS PELA SUA SAÚDE. UM BEIJO CARINHOSO. UM FÃ DE SALVADOR BAHIA.
    MARCOS ANTONIO

    ResponderExcluir
  55. minha mãe pediu para eu pesquisar sobre a eloisa e ficou triste em saber do estado de saude dessa atriz que ja fez milhares de pessoas sorrirem através de seu grande talento deus abençoe ela e sua filha..!!!

    ResponderExcluir
  56. otima atriz e simpatica senhora...sinto sua falta...povoou minha juventude com personagens maravilhosos, saudades...e que DEUS guie seus passos...

    ResponderExcluir
  57. Deu saudades do seu trabalho assistindo a novela "gabriela". Seu personagem Maria Machadão me mercou, tal outros, mas esse em especial. Algumas pessoas se tornam eternizadas e deveriam ser homenageadas enquanto estão entre nós e não aguardar psra ser só memória.

    ResponderExcluir
  58. Ela lembra muito minha falecida avó. Saúde e força para essa grande atriz!

    ResponderExcluir
  59. Sempre muito divertida, grande atriz . Hoje eu lembrei dela quando o Ari Fontoura estava relembrando alguns papeis que representou junto com esta grande atriz Eloisa.Bom, quero dizer-lhes que desejo as suas melhoras e que Deus abencoe a vc e sua filha que te acompanha.

    ResponderExcluir
  60. Kelly quarta-feira, 26 setembro de 2012

    Desde pequena gosto muito dela, trabalhou perfeitamente bem sempre como Manuela em mulheres de areia foi maravilhosa Deus te proteja um grande abraço.

    ResponderExcluir
  61. Sinto muita falta da participação dessa atriz, acompanho o trabalho dela dez de queera menino, e sempre tive um sentimento de que ela era uma pessoa muito próxima de mim. Que Deus possa abençoá-la. Eveno Júnior

    ResponderExcluir
  62. Acabei de ler todos os comentários e agradeço o carinho de todos por minha mãe. Ela está ótima e feliz só com a memória prejudicada. Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  63. pode parecer brincadeira mas nao e , sou da Afica Ocidental (Guina-Bissau) e neste momento estou em India a fazer um cursso de lingua inglesa, gosto muito da heloisa Mafalda e fico muito triste em saber que ela sofre dessa doenca pois tenho uma tia muito querida que tambem sofre da mesma e mesmo muito triste.

    ResponderExcluir
  64. Eloisa ver se aparece pra gente te ver ok bjos saudades

    ResponderExcluir
  65. Ola aEloisa vc ta melhor querida saudades bjos
    Eu queria muito te ver

    ResponderExcluir
  66. Parabens a essa atriz. Fiquei muito curiosa em saber por onde andava essa ateiz,pous estou assistindo. Agua viva e vejo o brilhante trabalho . Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde: Uma artista e tanto... Triste estar ruim de saúde! Parece que ao se pesquisar, se repara ENTREVISTAS RECENTES DESTA: e tomara que esteja em condições de poder conceber tais.
    Recordo que li numa revista há tempos, em 1986: que ela TINHA UM NETO QUE FAZIA COMPRAS/ÍA À FEIRA COM 5 ANOS DE IDADE_que avanço isso.
    E atuou em coisas boas mesmo; se fosse nas coisas atuais - o que se salvaria seriam TAIS ARTISTAS NESSAS. Porque os TEMAS, ASSUNTOS: ULTRAPASSADOS.
    Valeu, Rodrigo

    ResponderExcluir