terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pepsi dá 60 mil latas de Refrigerante após erro de Promoção

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO


Um grupo de 5.000 consumidores que se frustraram por não conseguir participar da promoção "Pode ser Pepsi em Dobro" vão receber de presente uma caixa com 12 latinhas do produto. A promoção prometia entregar ao consumidor mais uma unidade da bebida no momento da compra.


Ao todo, a Pepsi irá distribuir 60 mil latinhas de refrigerante.


A campanha virou motivo de reclamação de clientes insatisfeitos pela falta do refrigerante no último fim de semana. O desconto era válido para os dias 10 e 11, mas os estoques duraram apenas algumas horas em algumas cidades do país.


A ação é uma resposta da Ambev às críticas de que teria planejado mal a promoção no último final de semana --o Procon-SP chegou a notificar a empresa a prestar esclarecimentos sobre a promoção.


"Mesmo tendo deixado claro que a promoção era válida até durarem os estoques, achamos que devemos tratar desse cliente que se manifestou formalmente nos canais de atendimento e no varejo", diz Bruno Cosentino, diretor de marketing para refrigerantes da Ambev.


Para a diretora de marketing da Pepsi, Luciana Fortuna, a promoção "superou em muito as nossas já altas expectativas". Segundo ela, três milhões de consumidores participaram da promoção, comprando uma Pepsi e ganhando uma segunda de graça.


A promoção foi feita em 3200 estabelecimentos em 20 cidades. A Ambev diz que foi distribuído, para o final de semana, um volume equivalente a 30 dias de vendas de Pepsi. "Vendemos mais em dois dias do que costumamos vender em um mês. Foi uma promoção inédita no segmento de bebidas", diz Fortuna.


A promoção faz parte da campanha "Pode Ser Pepsi", criada pela agência AlmapBBDO e que tem como mote levar o consumidor a experimentar a marca.




TRANSTORNOS


O Grupo Pão de Açúcar, com a assinatura conjunta da Pepsi, publicou anúncios em jornais e TV lamentando o problema. A promoção era válida para os últimos dias 10 e 11.


"Pode ser que você não tenha encontrado sua Pepsi no Pão de Açúcar. Comunicamos que devido ao grande sucesso da promoção `Pode ser Pepsi em Dobro', nossos estoques dos produtos da linha Pepsi acabaram antes do esperado. Lamentamos o fato ocorrido e qualquer transtorno que tenhamos causado aos nossos clientes. Obrigado pela compreensão."


Segundo o grupo varejista, foram solicitadas 60 carretas adicionais do produto à Ambev (responsável pela distribuição da bebida) ao ser contabilizado o impacto da promoção. No entanto, apenas um terço do volume foi entregue.


Também foi acordado com a empresa de bebidas a substituição por outros refrigerantes da marca, mas ainda assim não foi possível atender à demanda gerada pela promoção.


A campanha dizia que a promoção só seria válida enquanto durassem os estoques naqueles dias. Mas, apesar do aviso, os consumidores se sentiram lesados.


Com reportagem de São Paulo
F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário