terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Estado de Saúde de Sócrates

Matéria de:
Luiz Paulo Montes Em São Paulo


O boletim médico divulgado nesta terça-feira de manhã informou que o quadro médico envolvendo Sócrates continua grave. O ex-jogador respira por aparelhos, na UTI do hospital Albert Einsten, internado após hemorragia digestiva alta. De acordo com o documento emitido pelo hospital, a hemorragia é decorrência de hipertensão portal, complicação séria da cirrose.

Foram adotados procedimentos medicamentosos, endoscópicos e por radiologia para controle do sangramento. Foi necessário o uso de drogas para manutenção da pressão arterial. Na primeira vez em que Sócrates esteve internado no Einstein, os médicos instalaram uma espécie de cateter para estancar a hemorragia entre o pescoço e o fígado.

Sócrates


A família de Sócrates permanece no interior do hospital. O ex-meio-campista voltou a ser internado no Albert Einstein na segunda-feira, apresentando sangramento também no esôfago. Na primeira internação, ele ficou nove dias na UTI, sendo liberado em 27 de agosto. Quando havia deixado o hospital, Sócrates comentou a possibilidade de ser submetido a transplante de fígado, destacando que respeitaria a fila de espera por um novo órgão.
Médicos consultados durante a primeira internação falaram sobre a possibilidade e a necessidade de transplantes de fígado para casos agudos de cirrose hepática, majoritariamente causada por hepatite B e C. Devido ao alcoolismo, Sócrates, caso lhe seja recomendado o transplante de fígado, deverá passar seis meses de abstinência alcoólica antes de entrar na fila.

"A lei de transplantes é ótima. Não vou furar a fila, se precisar de transplante", disse o ex-jogador há dez dias. "Vou cumprir o que tiver que cumprir".

Neste curto período antes de ser internado pela segunda vez, Sócrates continuou fumando.

Leia a íntegra do boletim divulgado pelo Albert Einsten:

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Sócrates Brasileiro

Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira retornou ao hospital na madrugada de segunda-feira, 05 de setembro, por apresentar novo episódio de hemorragia digestiva alta devido à hipertensão portal.

Foram adotados procedimentos medicamentosos, endoscópicos e por radiologia intervencionista para controle do sangramento. O paciente está sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com o auxílio de aparelhos e em uso de drogas para manutenção da pressão arterial.

O Hospital Israelita Albert Einstein fornecerá boletins assim que houver nova informação.

Médicos Responsáveis

Dr. Ben-Hur Ferraz Neto
Dr. Pedro Custódio de Mello Borges


Diretor de Prática Médica
Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos



UOL Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário