sábado, 6 de agosto de 2011

Abertura e Artigo da novela 'Deus nos Acuda'


Deus nos Acuda produzida pela Rede Globo e exibida de 31 de agosto de 1992 a 27 de março de 1993.Foi uma telenovela de Sílvio de Abreu, escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral e dirigida por Jorge Fernando, Marcelo Travesso e Rogério Gomes, teve 179 capítulos. com direção geral e de núcleo de Jorge Fernando.






História

No Céu, Celestina é o anjo responsável pelo Brasil. Ao ouvir de Deus a ameaça de ser mandada para o país que deveria ajudar a crescer, ela pede o auxílio do anjo Gabriel. Ele então, convence o Todo-Poderoso a deixar Celestina ficar no céu por mais seis meses, mas com uma condição: sem desrespeitar o livre arbítrio que todo ser humano deve ter, ela teria de modificar um cidadão brasileiro, tornando-o mais honesto, digno e trabalhador.



Celestina então escolhe a bela Maria Escandalosa, filha de Tomás Euclides, uma dupla de trambiqueiros do porto de Santos, que vivem na pensão de Dona Armênia, uma mulher que chora o abandono de "seus três filhinhas" Geraldo, Gerson e Gino. Convencida de que poderia transformar o caráter de Maria, Celestina passa por cima das leis divinas e a salva de uma explosão. Depois disso, ela passa a zelar pela vida da jovem na Terra. No entanto, a trambiqueira não sabe que é objeto de atenção divina, e muito menos que é vigiada dia e noite. Maria Escandalosa se envolve com o milionário Ricardo, filho de Otto Bismark, um viúvo acusado de matar suas ex-mulheres.



Há várias tentativas de apurar acusações contra Otto. Para isso, Baby Bueno, cunhada do suspeito volta ao Brasil. Mas ela tem uma oponente de peso: Elvira, secretária de Otto, que além de fiel, é apaixonada pelo chefe.




Curiosidades
Exibida entre 31 de agosto de 1992 e 27 de março de 1993 em 179 capítulos.
Silvio de Abreu voltava ao horário das 19h00, depois de Rainha da Sucata, exibida em 1990.
"Deus nos Acuda" foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, às 14h35, entre 8 de novembro de 2004 e 25 de fevereiro de 2005, em 80 capítulos, 14 anos depois de sua exibição original.
Foi esta novela que juntou o casal Edson Celulari e Cláudia Raia. Eles faziam o casal Ricardo Bismarck e Maria Escandalosa. Eles se casaram quase 1 ano após o término da novela, em 7 de fevereiro de 1994, uma segunda-feira, e se separaram em 2010. As primeiras cenas da novela foram rodadas a bordo de um navio, no Caribe, e a canção La Barca, de Luis Miguel, embalava as cenas do casal.
Dercy Gonçalves, do alto dos seus 85 anos, voltava às novelas, como a anja Celestina.

Vivendo um dos protagonistas da história, Otto Bismark, o ator Francisco Cuoco, precisou se afastar das gravações por causa de uma crise de úlcera, tendo ficado de fora, por doze capítulos. Na novela, o personagem é seqüestrado.

Dona Armênia, personagem de Aracy Balabanian, e os três filhos, vinham de outra novela de Sílvio de Abreu, Rainha da Sucata, exibida em 1990. Gera (Marcello Novaes) voltava na véspera de Natal e havia se transformado em um rapper. Gerson (Gerson Brenner), voltava em meados de janeiro, e havia se transformado em um rastafári. E Gino (Jandir Ferrari), voltava às vésperas do Carnaval e havia se transformado em Gina. No decorrer da trama, o personagem Wagner (Paulo César Grande), o grande vilão da novela, se apaixona por Gina, não sabendo que tratava-se de um disfarce para que Gino assegurasse sua sobrevivência e de seus irmãos. Armênia, agora, era proprietária de um predinho na zona portuária de Santos.

Um grande destaque da novela foi a presença de Carmem Verônica, que interpretou a hilária Xena, amiga de Baby.
Depois de quase dez anos, a atriz Maria Cláudia voltava à televisão. Sua última novela havia sido Pão Pão, Beijo Beijo, em 1983.
A atriz que interpretou a tão falada e famosa Eugênia Bismarck foi Maria Amélia Brito, filha de Glória Menezes.
Novela de estréia de Cláudio Fontana, Luigi Baricelli e Oscar Magrini na Globo.

Última novela de Benjamin Cattan e Maurício do Valle.
A atriz Paula Manga, filha do diretor Carlos Manga, tornou-se cantora de música sertaneja algum tempo depois, passando a ser conhecida como Paula Hunter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário