terça-feira, 31 de maio de 2011

Record ataca Ricardo Teixeira, CBF e Globo

A trégua da Record no embate direto com a Globo e seus parceiros mais simbólicos definitivamente foi deixada de lado. Na madrugada desta terça-feira, o programa religioso “Fala Que Eu Te Escuto” disparou contra a Fifa e sua crise de corrupção que balança a administração de Joseph Blatter às vésperas das eleições. No entanto, a atração entrou na ofensiva dos últimos dias da emissora contra a CBF, usando o suposto envolvimento do presidente Ricardo Teixeira com casos de suborno, e atingindo ainda a estreita relação da rival Globo com a entidade que comanda o futebol nacional.


Para quem não conhece o “Fala Que Eu Te Escuto”, o programa religioso tem como ponto de partida uma pergunta, que é lançada ao público da madrugada. Na edição em questão, o tema em debate era como o Brasil vai ficar depois da Copa do Mundo de 2014, tratando das dificuldades de organização para o evento no país. Em seguida, o bispo que comanda a atração recebeu telefonemas ao vivo e conversou com espectadores, que diziam acreditar em corrupção no futebol brasileiro.


A pergunta serviu como plataforma de lançamento das críticas contra Globo e CBF. No meio dos telefonemas ao vivo de espectadores, o programa exibiu matérias da casa que endossavam a ofensiva, como uma entrevista de outubro passado com o polêmico ex-dirigente do Vasco Eurico Miranda, que detonava o que chamou de monopólio da Globo nos direitos de transmissões do Campeonato Brasileiro.


Neste ano, a Record saiu derrotada na batalha pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014, vendo a rival Globo ganhar a disputa depois de protagonizar o racha na relação da elite do futebol nacional em sua união no Clube dos 13.


No papo com Eurico Miranda, a Record abriu espaço generoso para o dirigente afastado da cena política do futebol atacar o modus operandi da Globo em relação ao esporte na TV. O cartola afirmou que a emissora carioca interfere em eleições de federações, confederações e clubes. Um discurso apropriado para os interesses da TV paulista.


O “Fala Que Eu Te Escuto” ainda usou uma matéria do programa humorístico “Legendários”, em que os comediantes (entre eles o roqueiro João Gordo) fazem graça das dificuldades de preparação para a Copa de 2014.


Ao contrário de sua principal concorrente, que ainda prefere a discrição em vínculos entre Ricardo Teixeira e as denúncias de corrupção na Fifa, a Record colocou o maior dirigente do futebol nacional no foco central do caso. No último domingo, o “Domingo Espetacular” apresentou matéria argumentando que o escândalo internacional complica o presidente da CBF.


A reportagem capitaneada pelo apresentador Paulo Henrique Amorim expõe em quase 13 minutos acusações contra Teixeira, veiculadas pela da rede inglesa BBC, como a que envolve o brasileiro em uma lista de subornos de altos executivos da Fifa nos anos 90.


A atração dominical da Record ainda repercute a acusação de que o presidente da CBF teria pedido propina para apoiar a Inglaterra pela Copa de 2018. Um executivo da candidatura inglesa acusou nominalmente Teixeira de pedir dinheiro em troca de voto.



UOL ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário