domingo, 1 de maio de 2011

Bee Movie:O Filme da Abelha

BEE MOVIE conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e está desiludida com a perspectiva de ter apenas uma escolha de carreira: fabricar mel. Um certo dia, Barry consegue sair da colméia e sua vida é salva por uma mulher, Vanessa, florista da cidade de Nova York. À medida que o relacionamento entre os dois floresce, Barry passa a observar o mundo dos humanos e não demora a descobrir que as pessoas consomem mel. Armado com essa informação, Barry se dá conta de sua verdadeira vocação e decide processar a raça humana por roubar o mel das abelhas. Como resultado, homens e abelhas passam a se relacionar de forma diferente, uns acusando os outros, Barry se vê no meio da confusão e terá de resolver alguns problemas bem fora do comum.



'Bee Movie - A História de uma Abelha' - Passo a passo
O supervisor de animação Marek Kochout, que supervisionou um grupo de 40 animadores (onde de sete a 10 trabalharam em uma seqüência específica em um determinado momento) descreve o processo de desenvolvimento dos personagens. "Quando o esboço de um personagem é aprovado, ele é passado para o departamento de modelagem, que faz um modelo 3D, que passa por mais alterações", conta ele. "Em seguida, ele é passado para o departamento de rigging, que coloca o CG equivalente de um esqueleto e músculos dentro dele". O departamento de rigging decide como o modelo se movimenta e o testa repetidamente.

Kevin Winter/Getty Images
Renee Zellweger e Jerry Seinfeld na estréia de "Bee Movie - A HIstória de uma Abelha"

Enquanto isso, as seqüências são enquadradas e cronometradas para que a equipe saiba como ficarão as cenas. O departamento de layout trabalha nas cenas e define os ângulos das câmeras. Depois, os animadores bloqueiam a cena, recebem os comentários dos diretores e disparam a seqüência.
Em seguida, o departamento de iluminação e efeitos finaliza a cor e adiciona elementos como, por exemplo, fumaça e explosões. "Depois que todos estão satisfeitos, os editores separam um quadro aqui e ali e reúnem a seqüência", afirma Kochout. Quando tudo está junto, o compositor acrescenta a música.
Kochout, que trabalhou em "Os Sem-Floresta," "Shrek 2," e "Madagascar", diz que os desenvolvimentos tecnológicos recentes tornaram seu trabalho em "Bee Movie - A História de uma Abelha" um pouco mais fácil. "É uma combinação de hardware e software", afirma ele. "As máquinas - na verdade, computadores com processadores duplos e monitores maiores - nos permitem realizar o nosso trabalho um pouco mais rápido. E o software é um pouco mais inteligente."

Antes e depois


Seinfeld não tinha outra idéia para "Bee Movie - A História de uma Abelha" que não fosse a de fazer um filme engraçado e colocar sua marca pessoal na animação, mas, agora que o filme está concluído, o homem de família que existe dentro dele - ele é pai de três filhos - está "realmente ansioso em relação ao filme, como um presente para seus filhos" especificamente as suas crianças. Mas, ele tem uma preocupação: "Espero que eles não se transformem em abelhas depois disso. O que me preocupa é um monte de crianças observando abelhas depois do filme e tentando transformá-las em animais de estimação."
Embora ele não pensasse muito em abelhas antes, Seinfeld diz que sua opinião sobre elas mudou "enormemente" depois do filme. "Eu tenho muito mais respeito por elas agora", conta ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário