quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aberturas do Globo Comunidade



Tem coisas que só a Globo faz...


Produzido por editorias locais, Globo comunidade reúne características do jornalismo de serviço e de alguns telejornais da Rede Globo É um programa de 30 minutos, dedicado aos assuntos de interesse comunitário, que exibe reportagens e debates com especialistas e convidados sobre temas variados como saúde, transporte, segurança, cidadania e Carnaval.


- Em 1991, quando estreou, o Globo comunidade era exibido aos sábados, às 7h30. A partir de 1996, o programa passou a entrar no ar aos domingos, às 7h. Em 1999, deixou a grade de programação de São Paulo, sendo substituído pelo Antena paulista. No Rio de Janeiro, também nessa época, voltou a ser exibido aos sábados.
- Os jornalistas Ana Paula Araújo e Márcio Gomes passaram a se revezar na apresentação do Globo comunidade em fevereiro de 2001. Aquele foi o Ano Internacional do Voluntário e, a partir de março, o programa passou a ter como tema exclusivo a solidariedade, abrindo mais espaço para a divulgação de projetos de pessoas comuns que investem parte do seu tempo para ajudar o próximo.


- A primeira edição desta nova fase foi sobre a Audioteca, a única biblioteca do Rio de Janeiro criada especialmente para os deficientes visuais. Globo comunidade mostrou voluntários que usavam o tempo livre para gravar a leitura dos textos de livros didáticos, o que facilita o acesso do deficiente às informações de obras que ainda não foram transcritas em alfabeto braille. O programa acompanhou a rotina de um estudante de 26 anos que havia perdido a visão três anos antes, em um assalto, e que, graças à Audioteca, estava concluindo a faculdade de informática.
- A partir de 2004, o Globo comunidade passou a ser apresentado em sistema de rodízio pelos âncoras dos jornais locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário