sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Mapa da Mina *Novela das 7






O Mapa da Mina foi a última novela de Cassiano Gabus Mende, que morreu de infarte pouco antes des da exibição do seu último capítulo.

A Novela
No Uruguai, uma quadrilha rouba dez milhões de dólares em diamantes. Um dos ladrões, Rodolfo, toma o rumo da Argentina. Já Ivo vai para São Paulo, escondendo o produto do roubo, só que é preso. Oito anos depois, ao sair da cadeia, é atropelado e morre, mas, antes disso, ainda tem tempo de dizer ao filho, Rodrigo, que ele, Ivo, tinha mandado fazer um mapa acima das nádegas de uma menina, Elisa, mapa esse que mostra a localização dos diamantes, tendo até tido o cuidado de mandar fotografar a mocinha,Detalhe importante: ela é noviça e está prestes a fazer os votos perpétuos, daí também o título dúbio, senão vejamos:O Mapa da mina (de diamantes)ou O Mapa da "mina" (menina, gíria tipicamente paulista, a noviça em questão).A tatuagem da moça tinha uma borboleta pintada com um código 'Q 7, T 11', que era o local onde estavam guardados os tais diamantes.'Quadra 7, Túmulo 11' de um cemitério. O personagem Vicente, vivido por Gianfrancesco Guaranieri, é quem encontra o tesouro, mas fica com ele por pouco tempo, passando de mão a mão até chegar ao protagonista da trama Rodrigo (Cássio Gabus Mendes).




Lembranças

Uma das cenas que mais me marcou, e que nunca mais consegui ver, ou encontrar no Youtube, foi uma passagem hilária de um jantar na casa de Zilda (Nair Bello) com seus filhos Toni (Luís Gustavo) e Joe (Pedro Paulo Rangel) trazendo uma grande convidada Madalena (Fernanda Montenegro) para uma macarronada.Zilda era uma italiana severa, e seus filhos alertavam a amiga sobre a toalha que cobria a mesa, da qual a mal-humorada tinha o maior ciúme, era uma relíquia de família.A certa altura, Madalena sendo destratada a todo momento por Zilda, pega a travessa de macarrão e joga em cima da bendita ou maldita toalha intocada, e aí ficou bem claro, que os atores não seguraram o riso.Nair Bello pegou a ponta da toalha e cobriu a boca, enquanto ria, Fernanda Montenegro derramava a massa com molho e também não conseguia esconder o momento cômico.
Pena que os 'cabeções' do Vídeo Show não tenham a mesma memória, e tenham a preguiça de exibir sempre as mesmas matérias de arquivo com tantas riquezas escondidas em imensos galpões do CEDOC.Quem sabe um dia exibem essa cena, que é tão clássica, (ou deveria ser) como o café da manhã entre a mesma Fernanda Montenegro e Paulo Autran em 'Guerra dos Sexos'.
O Mapa da Mina pode não ter sido um estouro na audiência, mas foi como os diamantes do seu enredo principal, um grande 'achado'.






Nenhum comentário:

Postar um comentário