sexta-feira, 11 de março de 2011

Os 10 Melhores Episódios do 'Chaves'

As comemorações dos 40 anos do programa Chaves já começaram em diversos países latinos. O jornal peruano El Comercio listou os dez melhores capítulos da série, que em pouco mais de 20 anos de gravações teve 411 episódios produzidos.


No Brasil, El Chavo Del Ocho – no original em espanhol – é exibido pelo canal aberto SBT desde 1984, sendo responsável pelos maiores índices de audiência da emissora, e desde novembro de 2010 pelo canal pago Cartoon Network.


De todos os episódios da série, o canal de Silvio Santos exibe regularmente 150 capítulos e outros poucos apenas em ocasiões especiais. Muitos fãs acreditam que esses episódios foram perdidos em um incêndio, mas o mais provável é que a emissora não os exibe por falta de organização ou perda de direitos de transmissão.


Confira abaixo os melhores capítulos de Chaves selecionados pelo jornal peruano. Algumas histórias foram gravadas mais de uma vez ao longo dos anos, tendo mais de uma versão em diferentes temporadas.


10º – O Radinho do Quico (1975) – Um dos raros episódios, Chaves e Chiquinha ficam interessados com o novo presente de Quico, que, como sempre, não quer dividir a novidade com os amigos. É aí que Chaves arremessa o rádio na boca de Quico, que o engole e passa a transmitir a programação toda a vez que abre a boca.


9º – Seu Madruga Velho do Saco (1975) – Sem dinheiro, Seu Madruga começa a trabalhar recolhendo coisas velhas e usadas pela rua. Amedrontado por Dona Florinda sobre o homem que sequestra crianças desobedientes, Quico e Chaves veem Seu Madruga como uma ameaça e aprontam para cima dele.


8º – As Novas Vizinhas (versão de 1972) – Versão inédita no Brasil. Com a chegada de novas moradoras, Patty e sua tia Gloria, os homens da vila ficam todos interessados, causando ciúmes em Chiquinha e Dona Clotilde. A pedido de Seu Madruga, Chiquinha cuida da porta de casa e causa a maior confusão dando recados errados paras as vizinhas.


7º – O Bilhete de Loteria (1974) – Capítulo inédito no Brasil. Seu Madruga vê no jornal que é ganhador do prêmio máximo da loteria, mas não consegue encontrar o bilhete. Ele passa todo o episódio procurando-o, e quando o acha, Chaves lembra que o bilhete é para o sorteio do dia seguinte.


6º – Os Refrescos do Chaves (versão de 1972) – Com uns trocados ganhos da Bruxa do 71, Chaves monta uma barraca de refrescos, vendendo ‘suco de limão, que parece tamarindo e tem gosto de groselha’. Invejoso, Quico monta sua própria barraca e a confusão é armada.


5º – A Festa da Boa Vizinhança (1973) – Para acabar com todas as desavenças, os moradores da vila tentam criar uma festa de confraternização, mas tudo vai por água abaixo com as brigas de Seu Madruga e Dona Florinda. Quem não se lembra dos versos de ‘Volta o Cão Arrependido’ apresentado por Chaves?


4º – Seu Madruga Professor (1975) - Em mais um episódio na escola, Professor Girafales tem um imprevisto e deixa seus alunos aos cuidados de Seu Madruga. Impressionantemente, o pai de Chiquinha consegue manter todos entretidos com uma interpretação de por que não se deve tocar em objetos com o símbolo da caveira.


3º – Os Espíritos Zombeteiros – partes 1 e 2 (1974) – Seu madruga é sonâmbulo e todas as noites coloca pratos no barril do Chaves. Dona Clotilde, então, acredita que há espíritos no local e convoca a todos para uma sessão de espiritismo – assustando ainda mais os moradores da vila.


2º – O Ladrão da Vila (1974) – Com uma onda de roubos pela vizinhança, causado pelo estranho Senhor Furtado, Chaves é acusado por todos de ladrão. O personagem principal, então, decide abandonar a vila, mas é impedido pelo arrependido ladrão, que devolve todos os objetos.


1º – Férias em Acapulco – partes 1, 2 e 3 (1977) – Um dos episódios mais queridos pelos brasileiros. Ao ganhar um final de semana em Acapulco em uma promoção, Chiquinha e Seu Madruga causam inveja em todos da vila, que os seguem para o balneário mexicano e lá vivem várias aventuras.

*E você, quais são seus episódios preferidos?
Dê a sua opinião!
Os meus prediletos são: 'O Aniversário do Quico', 'Bilhetes Trocados', 'O Regresso da Chiquinha', 'Confusão no Cabelereiro', 'Isto Merece um Prêmio', 'Somos Cafonas Sim', 'Antes um Tanque Funcionado que uma Lavadora Encrecada', 'Os Refrescos do Chaves', 'Férias em Acapulco (Parte 1) e 'Espíritos Zombeteiros'

Um comentário:

  1. Sou chavesmaníaco... hehheheh

    Minha lista:

    10º - O aniversário do Quico
    9º - O aniversário do Seu Madruga ("o senhor não vai morrer; vão é matar o senhor!")
    8º - O filme de terror
    7º - O chiclete que grudou no chapéu
    6º - Os pés de carambolas
    5º - O disco voador ("já chegou o disco voadooor!"; "não, foi embora!")
    4º - Um astro cai na vila ("te perdôo!")
    3º - O gato do Quico (aquele do julgamento do Chaves)
    2º - Tocando violão
    1º - Vamos ao cinema? (com a clássica frase "teria sido melhor ir ver o filme do Pelé!")


    Muita coisa boa ficou de fora. Mas tá aí a minha lista... fiz de um jeito que não coincidisse muito com a sua.

    Abçs

    ResponderExcluir