quarta-feira, 9 de março de 2011

Morre o pintor Cándido Bindó

O pintor Cándido Bidó, um dos mais reconhecidos na República Dominicana, morreu segunda-feira de um ataque cardíaco. Ele tinha 74 anos.


Bidó, nascido em 25 de maio de 1936 em Bonao, 90 quilômetros ao norte de Santo Domingo, morreu às 18h45 no Centro de Diagnóstico e Medicina Avançada (Cedimat) da capital dominicana, disse que o departamento de relações públicas da instituição.


O artista havia sido internado na noite de domingo em função de uma síndrome coronariana grave, que foi complicada pela sua história de diabetes e hipertensão, disse o hospital.


Bido deixa sua esposa, a pintora Inés Jáquez, e os quatro filhos do primeiro casamento: José Luis, Karina, Mayra y Paul.


O artista, considerado um dos principais expoentes da arte Dominicana nos últimos 50 anos, passou a infância como engraxate para ajudar financeiramente sua mãe e cinco irmãos. Graduou-se em 1962 como professor de arte na Escuela Nacional de Bellas Artes de Santo Domingo (ENBA), onde lecionou desenho e artes aplicadas entre 1967 e 1981.


Em 1987, fundou em sua cidade natal de Plaza de la Cultura de Bonao e o Museo Cándido Bidó, que se tornaram pontos importantes das artes visuais do país caribenho. Também criou, em 1996, a Faculdade de Artes Plásticas da Força Aérea dominicana.


Suas obras policromáticas de pombos, rostos e paisagens do Caribe, é caracterizada por cores como o laranja azul, amarelo e intenso, e tem sido exibido em vários países da Europa e América, e na Coréia.


Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário