segunda-feira, 14 de março de 2011

Gata salva dono de ataque epilético

O jovem britânico Nathan Cooper, 19, já deve sua vida ao seu animal de estimação. Foi graças à sua gata Lilly, de 14 meses, que Cooper sobreviveu a um ataque epilético.


A gata é altamente sensível e consegue sentir o momento em que seu dono vai ter um ataque, alertando os pais e colegas de Cooper, segundo o jornal britânico "Dail Mail".


“Normalmente, ela é muito tranquila, mas quando Nathan tem uma crise, ela começa a subir e descer as escadas e sua voz fica diferente", disse Tracey Cooper, mãe do adolescente, ao jornal britânico.


"Ela realmente tem algum tipo de sensibilidade que permite sentir as coisas antes que eles aconteçam, e isso significa que podemos impedir Nathan de se machucar, cair sobre algo ou bater nos móveis durante um ataque”, diz Tracey.


A família, que vive em Bournemouth, está com Lilly há cerca de um ano. Nesse período, a mãe de Cooper acredita que a gata já salvou a vida do filho pelo menos uma vez.


"Depois de um ataque, Nathan parou de respirar. Lilly estava realmente preocupada. Então ela começou a lamber sua boca, o que de certa forma impulsionou a respiração de Nathan. Agora ela não sai do lado dele", relembra Tracey.


Médicos já disseram à família que esse tipo de sensibilidade para perceber ataques epiléticos em animais de estimação não é algo incomum.


Para alguns especialistas, a percepção aguda do sentido do olfato por gatos e os cães podem ajudar a detectar mudanças químicas pouco perceptíveis dentro do corpo humano antes de um ataque, por exemplo.


O dom de salvar vidas já rendeu a Lilly pelo menos um prêmio, no concurso “Meu animal de estimação superstar”, promovido por uma importante marca de produtos caninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário