segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval da Rede Manchete

Ontem e hoje assistindo os desfiles das escolas de samba na Sapucaí pela Globo, lembrei-me do carnaval da Rede Manchete, que transmitia junto com a emissora dos Marinho o evento todos os anos desde 1984, salvo três excessões por problemas financeiros, que levaram ao seu fim.

O diferencial da Manchete era a cobertura bem mais ampla.A grade da extinta emissora era lotada de programas como Botequim do Samba, Debate Carnaval e boletins carnavalescos como o Esquentando os Tamborins, Feras do Carnaval, como também os concursos de fantasia, direto do Hotel Glória, e os bailes de salão do Flamengo ou Gala Gay, exclusivos da rede.

Não desmerecendo a Globo, que faz um trabalho a altura do espetáculo, mas dá saudades do clima de alegria e empolgação da equipe dos 'Bloch' durante o festejo.

Aliás o Sr. Adolfo Bloch era grande admirador do Carnaval, paixão essa que fazia a Manchete se antecipar nos últimos meses do ano na cobertura do evento até o seu fim com o Desfile das Campeãs.
Na Avenida, trabalhavam os repórteres:Solange Bastos, Cátia Moraes, Sonia Pompeu, Renato Chapot, Ana Paula Araújo e outros, que a memória, agora não ajuda.Paulo Stein narrava o desfile com os comentários de Haroldo Costa, Fernando Pamplona, Maria Augusta e companhia bela.

A Manchete sempre foi cult, onde hoje podemos assistir de graça, concurso de fantasias, dos quais, o Clóvis Bornay sempre se destacava com divulgação de notas e toda aquela pompa?!
Confira o duelo do Carnaval de 1987 em que as duas emissoras colocaram símbolos de sua emissora em néon na entrada da Marquês de Sapucaí, lembro do 'M' da Manchete piscando e a Globo tentando esconder...outros carnavais!

3 comentários:

  1. a rede manchete faz uma falta danada,as crianças naquela epoca tinha o que fazer pois as series japonesas faziam elas ficar ligadas na telinha que hoje virou telao mas em compensasao nao tem nada para ver,espero que um dia volte

    ResponderExcluir
  2. A rede Manchete estava a frente de sua época,não tem outra emissora atualmente, que faz transmissão do carnaval com o mesmo talento e competência.Como era bom passar as madrugadas assistindo os bailes de carnaval e a cobertura completa das escolas de samba.Saudades dos anos 80 e 90,saudades da rede manchete.

    ResponderExcluir