quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Saudação 'anauê' de Pedro Bial

Pedro Bial prometeu, ainda no primeiro dia do BBB, um programa “mais imprevisível do que nunca”. De fato, a décima-primeira edição está surpreendente, mas por motivos que ninguém vai gostar de lembrar no futuro.


Não bastassem todos os problemas acumulados nestes 43 dias (audiência em queda, participantes mal escolhidos, erros técnicos, entre outros), o BBB11 será lembrado por ter colocado a palavra “anauê” entre os assuntos mais comentados do Twitter, no Brasil, na noite de terça-feira (22).


A saudação se tornou uma das marcas mais conhecidas do integralismo brasileiro, um movimento de oposição ao governo Vargas, na década de 30, de inspiração fascista.


Foi resgatada por Bial, ao vivo, ao final do primeiro bloco do programa, depois de uma conversa meio torta sobre política com os candidatos.


Primeiro, dirigindo-se a Talula, o apresentador perguntou: “Viver o Big Brother é um exercício de política?”. Diante da dificuldade da modelo em responder, ele reformulou a questão: “Sem entregar o seu jogo, o que você acha que são virtudes de uma boa política aí dentro?”


A moça se atrapalhou toda: “Ah, política de boa vizinhança. Ser amigo de todo mundo...”, disse, antes de se dar conta da bobagem e se corrigir: “Mas um pouco de cuidado, também. Porque você ser amigo de todo mundo parece que você não é amigo de ninguém”.


Em seguida, o apresentador questionou Diogo: “Qual é a sua prática política no BBB?” Respondeu o dançarino: “Minha prática política já não é a da boa vizinhança. É fazer minhas escolhas e não tentar ser amigo de todo mundo. Fazer o certo e seguir a minha ideologia”.


A pergunta foi feita então a Mauricio, que tentou responder, mas não disse nada: “A minha é mais ou menos o que o Gago falou. A minha ideologia”.


Tentando, talvez, corrigir a confusão, Bial observou: “Sob o guarda-chuva da palavra ideologia cabe um monte de coisas”. E, despedindo-se do público, antes do intervalo comercial, fez um gesto de saudação com a mão esquerda e disse: “Anauê!”


Na volta do programa, o apresentador se justificou. Disse que o "BBB, além de cultura, também é educação", explicou ao público o que significa “anauê” e observou: “Foi só uma piada. Ainda bem que não existe mais essa raça no Brasil.”


Maurício Stycer

3 comentários:

  1. Anauê!

    Essa palavra deriva do Tupi, que quer dizer "Você é meu irmão!". Foi amplamente divulgada pelo maior partido popular do Brasil que setem registro até hoje! O Movimento Integralista arregimentou em suas fileiras da A.I.B., Acção Integralista Brasileira como se denominava na década de 30, 500 mil filiados! Já os adeptos contam-se em um milhão!

    Ao contrário do que Pedro Bial mencionou em seu esclarecimento ao público, o Movimento Integralista oficialmente nunca acabou... embora a A.I.B. tenha sido fechada, os integralistas continuaram na história até hoje, através de partidos políticos, como o PRP e assumiram cargos importantes em meio à sociedade brasileira... atualmente, em sua maioria, estão ativos pela F.I.B - Frente Integralista Brasileira (www.integralismo.org.br).

    Dá-se o Movimento Integralista, como o primeiro movimento político a aceitar mulheres em suas fileiras, em sua história, somam-se heróis como o Almirante Negro João Cândido, intelectuais de renome no Brasil e no exterior como o jurista Miguel Reale, símbolos de engradecimento da cultura brasileira como Gustavo Barroso que se destaca como ícone da cultura em sua fundação do Museu Histórico Nacional, sem mencionar seus trabalhos em torno do folclore brasileiro.

    Oferecendo uma ótica totalmente nova e revolucionária na política brasileira e ainda autêntica, seu projeto de Democracia Orgânica visa antes de tudo, o preenchimento das necessidades do Brasil em sua política representativa das classes brasileiras ou de seus núcleos profissionais e sociais, despindo-se da chaga da luta de classes defendida pelo socialismo vermelho e do sufrágio universal da democracia liberal.

    Protestos vieram a tona nesta noite de 22 de fevereiro, dado o curto e entrelaçado esclarecer de Pedro Bial durante sua performance como apresentador do BBB11 na Rede Globo de Televisão. Dado os vários protestos por parte de atuais integralistas, fechamos esta nota, com um a seguir:

    "Caro Pedro Bial,

    Representamos a ala de uma democracia verdadeira e genuína, Pedro Bial, chamada Democracia Orgânica. Uma democracia genuína e que foi cuidadosamente e amorosamente cunhada como representante da ALA BRASILEIRA. Uma ala que engloba etnias... a nossa, misturada, miscigenada, e cujo velho conceito de "raça" já não se sustenta em nossa língua portuguesa. "

    Link da mensagem:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=128677&tid=5576590257303513058&start=1

    Página Integralista:

    www.integralismo.org.br

    ResponderExcluir
  2. Pedro Bial foi infeliz. Estranha uma pessoa tão culta, ter se rendido às trobetas oriçadas do sistema... Mas afinal, ele é só um funcionário e deve ter recebido uma bronca daquelas. Mas ainda assim, não justifica sua ignorância no assunto. Ainda mais por usar o termo raça... Ao que consta, Bial é judeu. E Hitler os tratava como raça inferior. Seria um revanchismo tardio? Se for, sua artilharia está apontando para adireção errada, pois o Integralismo foi verdadeiro braço forte do Povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. ah Bial. Obrigado pela propaganda nacional e internacional de nossa saudação amistosa.
    Bial...gostando ou não... "Você é nosso irmão"... sentimos que tenha deixado de ser um grande jornalista (cobriu a queda do muro de Berlim) para ser um animador de auditório... Pão e Circo. Anauê. E esta "raça" está aqui ainda Bial... Assim como a sua.

    ResponderExcluir