sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Record:A Fantástica Fábrica de Cópias e Vilanias

A concorrência na TV nos últimos anos se destacou com a consolidação da Record na vice-liderança, e seu comportamento agressivo na disputa contra a Globo, líder inconteste há pelo menos 40 anos.
A emissora do Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal investiu dinheiro pesadamente em estrutura, marketing e programação para a realização do sonho de tomar a liderança da emissora da família Marinho.


O problema está aí.O desejo da Record, não é querer produzir conteúdo diversificado e de qualidade, maior e melhor, que o modelo global; é destruir e denegrir sua principal adversária.
A concorrência é livre, mas deve ser no mínimo ética e cordial.A Record cresceu, e desconhece absolutamente o significado dessas palavras.Faz justamente o inverso, usa seus jornalísticos e programas de entretenimento para fazer matérias tendenciosas, provocativas com ataques e críticas bastante ácidas a sua maior rival.Tudo baseado na origem de um sentimento nem um pouco nobre e até contraditório do empresário Edir Macedo: ‘rancor’.


Rancor, porque ele assimila a Globo como inimiga por ter propagado há uns 20 anos atrás, como a imprensa em geral na época, e até hoje eventualmente; que ele seria charlatão e estaria manipulando a fé religiosa alheia em favor da exploração financeira destes fiéis, e por isso colocar o  prestígio da Globo no rodapé parece ser seu maior desafio.

É contraditório esse comportamento, porque vai contra aquele grande princípio sagrado,que todos os religiosos pregam, que é o perdão.
A Record quer ser líder não por trabalho e merecimento, mas sim, por achar, que o dinheiro, que sobra em seu caixa, compra tudo, até hábitos e ideologias.Simples assim.

O discurso dele e da alta cúpula da emissora, diante do inegável progresso do canal paulista, é no mínimo arrogante.Esqueceram de outro princípio muito importante também, que é a humildade.Como uma rede de TV, que até há pouco tempo, loteava sua grade com horários comprados pela Igreja Universal, tinha know-how de programação e produção bem rasos; do dia para a noite, quer impor sua aquisição dos direitos do Brasileirão, pelo próximo triênio, mesmo que chegue ao ponto de concordar que ela transmita os jogos, em conjunto com outras redes, que não seja a Globo????

Querem tirar também a Fórmula 1 em 2014.Já tentaram também o vôlei...e o que mais querem ainda subtrair?
Podem até conseguir a exclusividade destas transmissões esportivas tão importantes e tradicionais da Globo, e até liderar em alguns momentos, mas, conseguirão criar, produzir e apresentar conteúdo original, elevado, de qualidade artística, jornalística e cultural relevantes, sem que tenham que recorrer aos seus típicos histerismos, polêmicas e barulho???

Aliás, de barulho a Record entende bem.Falar mal da Record, para seu público é como mexer numa casa de marimbondos.
Acusam a Globo de monopólio, mas se colocam acima do bem e do mal, e desprezam a existência de outros canais como o popular SBT, que vez ou outra ainda consegue constranger seu placar, ou até a 5ª emissora do país, a Redetv! que com o seu Pânico na TV também ultrapassa seu IBOPE sistematicamente.

Outro ponto fraquíssimo da pretensa Rede Record, é a falta de liberdade editorial e de expressão.Tudo que envolva religião, tem que ser previamente analisado antes de ir para o ar.Alguém já viu padre celebrar missa em suas novelas?Já viu a festa de Iemanjá em Salvador ter espaço em seus jornais?O papa Bento XVI também é manchete nesses informativos?Já vi sim, reportagens bem longas, exibirem o lado ruim da Igreja Católica, que são aqueles escândalos de sacerdotes envolvidos em casos de pedofilia.Aí sim, há um grande destaque; embora seja uma obrigação ser noticiado, nota-se que o intuito é outro.

E voltando a falar em criatividade, outra contradição da Record.Desmerecem a Globo, mas copiam tudo o quanto podem de sua programação.Senão vejamos os nomes de batismo, e consequentemente, a similariedade de padrões, matérias e horários de suas atrações:

Globo x Record
Bom Dia Brasil X Fala Brasil
Bom Dia São Paulo X São Paulo no Ar
SP TV X SP Record
Jornal Nacional X Jornal da Record
Esporte Espetacular X Esporte Fantástico
Fantástico X Domingo Espetacular
Globo Repórter X Câmera Record X Repórter Record
Caldeirão do Huck X Melhor do Brasil
Malhação X Alta Estação
Tela Quente X Tela Máxima X Supertela
Sessão Aventura X Cine Aventura X Sessão de Sábado
Supercine X Supertela
Big Brother Brasil X A Fazenda

*Bem, talvez seja só uma coincidência, não é?
Ou a Record é tão boa, que supera os originais...???

Ficou provado, aqui, acho que nem precisava, muitos já sabiam que a Record é uma fantástica fábrica de cópias das atrações globais.Os recursos humanos, como atores, atrizes, jornalistas e afins também vem todos migrados de lá.Fabricam também vilanias, como querer sempre menosprezar a preferência e a inteligência da maioria do público, e também, os anos de história e experiência que a Globo tem.
Dinheiro é sabido, nem tudo resolve.A própria Globo, quando gravava suas novelas nas dependências do Jardim Botânico alcançava marcas muito mais expressivas na audiência, que hoje, quando suas produções dramatúrgicas são realizadas em estúdios gigantescos, em Jacarepaguá.Televisão acima de tudo, é hábito, e boas idéias!

Quanto aos projetos da Record de tirar esse grandes eventos das mãos da Globo e querer constrangê-la perante a mídia e ao público, deveriam saber, que a Globo, de uma outra maneira, sóbria e sem alardes, dá sua resposta almejada no tempo certo, com a mesma categoria que sempre lhe foi peculiar.O cliente da Globo é o telespectador, a Record parece não se interessar por isso, opta por picuinhas.
Ao contrário da Record, que representa o histerismo, a Globo simboliza a paciência.Temperamento esse, que a ajudou a contornar problemas, e se superar.

A Manchete marcou 51 pontos contra 26 da Globo na época de Pantanal.A Manchete faliu, nove anos depois.Não que merecesse, porque era a única concorrente do nível da Globo; mas é fato consumado.

O SBT já deu surras de IBOPE com as exibições do Topa Tudo por Dinheiro, Show de Calouros, Casa dos Artistas e Domingo Legal nos seus áureos tempos.Hoje, a emissora do dono do Baú luta para se manter em terceiro.

Mas a Record, que ocupa, por enquanto sua posição promete que daqui mais alguns anos, finalmente acabar com a liderança da Globo.
Acho bastante difícil...
Acredito mais que...
Os cães ladram e a Globo passa.

2 comentários:

  1. É realmente notável esta "cópia" da programação da Rede Globo. Eu acho que não a nenhuma emissora que consiga derrubar o império Rede Globo. A Record, só acertou em uma coisa nessas cópias que foi a 3º edição de A Fazenda (só a terceira!) mas mesmo com essas guerras entre as audiências, a Record sempre ficará em segundo ou até mesmo em 3. vejamos, como foi citado, o Pânico na TV, já marcou 17 pontos de audiência e deixou a record em 3 lugar.Será coincidência ou cópia entre os programas de qualidade da rede globo e os meros programas da rede record? Uma coisa é certa o melhor do brasil já CANSOU!!! É isto... mas eu considero a record uma boa emissora, claro, com programas copiados.... Quanto as novelas, Sem Comentários.

    Bons Comentários, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O TAL...
    :::Blogger do Ivan:::, TERÁ QUE ENGOLIR A LINGUA!!! AHAHAH...

    ResponderExcluir