sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Record quer tirar Fórmula 1 da Globo



Você deve estar acompanhando que, nos bastidores, uma verdadeira batalha está sendo travada entre Globo e Record pelos direitos do Campeonato Brasileiro de Futebol junto ao Clube dos 13. De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, eles irão fazer uma proposta milionária pelos campeonatos de 2012 e 2013 e aceitam até dividir com outras TVs os direitos de distribuição, só para ferir a Globo. Porém, o jogo, que começou com a exclusividade dos Jogos Olímpicos de Londres pela emissora da Barra Funda, não irá acabar aí. O próximo passo da Record é tirar a Fórmula 1 de sua principal concorrente.

Boatos de bastidores dando conta da investida da TV da Rua da Várzea sobre os direitos da maior categoria do automobilismo mundial já não vêm de hoje. Porém, um insider na própria emissora garante que farão uma investida real quando o atual contrato com a FOM (Formula One Management, que fecha os acordos comerciais da categoria) e a Rede Globo estiver perto do fim, em 2014. Pelas notícias mais recentes envolvendo o futebol, dá pra dizer que a oferta será milionária.


O atual acordo entre FOM e RGT foi firmado em 2008, com assinatura do próprio Bernie Ecclestone (manda-chuva de tudo por lá e presidente da FOM) feita aqui no Brasil. Porém, é sabido que Ecclestone aponta para onde o dinheiro vai e pode ser que ele não resista a uma oferta muito maior da concorrente.
 


O motivo da investida? Bom, a Fórmula 1 hoje possui um público cativo muito grande, que garante índices de audiência mais altos em qualquer horário no qual for veiculada. Além disso, quando há um brasileiro disputando o título (como aconteceu em 2008 e 2009), o Ibope pode chegar ao nível de um Big Brother, por exemplo. Também há o diferencial comercial, já que muitas marcas querem ser consumidas por esse pelo público fiel e também atrelar seu nome a um esporte tão tecnológico. Para 2011, a Globo fechou cotas de patrocínio para a categoria no valor de R$ 60 milhões, aumento de 10% em relação ao ano anterior. Ou seja, caso a Record pegue a F1, é mais audiência e uma boa grana garantidos.


Tem mais. O mesmo insider ainda firma que toda a emissora trabalha para ultrapassar a Globo no Ibope em cinco anos. Se continuarem tirando eventos esportivos importantes da rival (como fizeram com os Jogos Olímpicos), é bem possível. Vale lembrar que o pessoal da RGT já até revidou, confirmando que as Olimpíadas seguintes, no Rio de Janeiro, são deles.

Fonte: Blog do Judão
Texto:Renan Martins Frade

*E você, o que acha dessa "futura nova aquisição" do canal "Irmão" da Televisão Brasileira, que atende pelo nome de 'Rede Record'?Dê a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário