terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O 'texto' de 'Amor e Revolução'

Cenas 'vazadas' comprovam: Amor & Revolução será um lixo


"Vazaram" na última semana algumas cenas de tortura da próxima novela de Tiago Santiago no SBT, Amor e Revolução. E os aspas são válidos, afinal, seria muita inocência da parte de qualquer pessoa acreditar que exista qualquer possibilidade de vazamento. As cenas obviamente foram jogadas na internet de forma proposital e com concordância da produção no único objetivo de divulgar o folhetim. Afinal, por que vazariam apenas as cenas mais fortes?


De qualquer forma, nas poucas cenas em que pude-se ver algo na internet, algumas coisas ficaram claras. A maior delas é que o texto não engana, Tiago Santiago é realmente o autor da obra. Assim como ele fez em todas as suas tramas da Rede Record, parece querer repetir o feito na nova casa. Bons roteiros, idéias muito bem planejadas, história bem consolidade, tudo isso jogado pela janela diante de diálogos irreais, superficiais e sem o menor senso de realismo e lógica.
Pelo pouco que se viu, o SBT corrigiu os erros de eco no áudio, a fotografia caminha para ser a melhor da emissora em muitos anos e a direção parece firme. Toda a tensão de uma cena de tortura no Regime Militar brasileiro está presente e muito bem construído pela direção, utilizando-se de vários elementos para prender o público, porém, isso tudo se dissipa quando os personagens abrem a boca e começam a soltar um monte de lixo escrito pelo autor.


Frases como: "Por favor, eu tenho filhos e eles não podem ser criados por uma babá" ou "Não me mate, eu sou pai e minha mulher é mãe" estão presentes no texto. É inacreditável que diálogos assim sejam aprovados pela alta cúpula da emissora e mais inacreditável ainda que um autor com estudo, com anos de experiência, se disponha a escrever e permitir que vá ao ar.


Tiago Santiago nunca primou pelos bons diálogos, sempre apostou na infantilidade, no maniqueísmo e na superficialidade, mas nas cenas divulgadas de Amor e Revolução, ele parece querer bater todos os recordes mundiais de diálogos ruins e que causam enjoo em qualquer pessoa com um mínimo de bom gosto e que preza pela qualidade do texto. A conclusão é óbvia. Vem aí, mais um lixo.

Daniel César
Blog TVXTV

Opinião do Hipersessão:
*Eu inocentemente cheguei a pensar que talvez, ele tivesse tomado jeito.Antes de ler essa crítica, já tinha visto o mesmo vídeo protagonizado por Gabriela Alves e Marcos Breda, e tive a mesma impressão.Achei os diálogos constrangedores...pela pobreza e apelação ao didatismo, tão comum em seus textos.
Quem sabe, mais adiante, Tiago Santiago melhore seu senso crítico e se torne alguém mais humilde e talentoso.Logo quando explodirem as críticas, ele volta a incorporar o Mestre dos Mutantes, ultra agressivo e sem noção do ridículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário