terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Morre Eliseu Resende

Faleceu na noite deste domingo (2) em São Paulo, aos 81 anos, o senador Eliseu Resende (DEM). O parlamentar foi velado ontem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e morreu vítima de uma insuficiência renal. O senador havia sido internado no Instituto do Coração (Incor), na capital paulistana, em 30 de novembro para exames de rotina, quando os médicos constataram um tumor no intestino.
O senador foi operado e vinha apresentando um quadro estável. Submetido a nova cirurgia no dia 24 de dezembro, e dias depois apresentou um quadro de insuficiência renal, o que levou à sua morte. Natural de Oliveira, no Centro-Oeste mineiro, o democrata era formado em engenharia civil, área pela qual se tornou mestre e doutor pela Universidade de Nova York.
Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e ministro dos Transportes de 1979 a 1982, na gestão de João Batista Figueiredo, e da Fazenda em 1993, durante o governo Itamar Franco.
Políticos mineiros receberam com tristeza e consternação a notícia da morte do senador que se tornou referência no Legislativo em temas relacionados à energia, transportes e infraestrutura em geral. O governador Antonio Anastasia decretou luto oficial no estado por três dias, em uma mensagem que encaminhou à imprensa disse que o senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias. "Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia".
O senador eleito Aécio Neves (PSDB), que participou ativamente da campanha de Eliseu Resende ao Senado Federal nas eleições de 2006, fez questão de frisar a trajetória do democrata. "O senador Eliseu Resende ao longo de toda a sua trajetória política, lutou e trabalhou pelo desenvolvimento no Brasil", comenta Aécio em nota.
Depois de afirmar estar chocado com a notícia inesperada, o senador eleito Itamar Franco (PPS) recordou o início de sua carreira quando, ainda prefeito de Juiz de Fora e Eliseu Resende, diretor-geral do DNER e, na sequência, ministro dos Transportes, por tantas vezes encaminhou os pleitos da cidade.
O deputado federal Marcos Montes, vice-presidente nacional do Democratas, também lamentou a morte de Eliseu Rezende. "Minas e o Brasil, a política e a ética perdem muito com a sua partida. Foi um homem que construiu sua história política sem manchas, um homem capaz e de vida limpa", diz Montes.


Suplente - Resende estava na metade do seu mandato de senador. A cadeira dele será agora ocupada pelo seu suplente, o ex-vice-governador de Minas Gerais e presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade (PR). De acordo com sua assessoria de imprensa, Clésio está na Europa há duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário