terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Clara matou Eugênio e Saulo

Além de todas as maldades cometidas, Clara pode ser a assassina de Eugênio e Saulo


Gabriel Perline


A cinco dias do fim de Passione, a grande questão que paira na trama desde seu primeiro capítulo está prestes a ser revelada: afinal, quem matou Eugênio (Mauro Mendonça) e Saulo (Werner Schünemann)?


Atenta aos detalhes da novela, além das dicas dadas por Silvio de Abreu para identificar o assassino dos personagens, a reportagem do Terra foi a fundo nas minúcias, assistiu novamente ao primeiro capítulo da trama – pois nele, segundo o autor, constam indícios que apontam para o criminoso – e fez todas as ligações possíveis entre os fatos.


A conclusão de todo este trabalho aponta para Clara (Mariana Ximenes), a grande vilã da trama, que apesar de ser um personagem aparentemente “óbvio” para o cargo de assassino, sempre se esquivou das suspeitas por estar envolvida em outras tiranias, bem menos sanguinárias e fatais como as que foram omitidas durante toda a novela.


Morte de Eugênio
Logo no primeiro capítulo da trama, o público foi surpreendido com a morte de Eugênio, que aparentemente sofreu um infarto e não resistiu. No entanto, sabe-se, através de declarações do próprio autor, que ele foi assassinado e muitos são os fatores que apontam para Clara como a responsável pelo crime.


Um dos pontos mais explícitos é que até o momento da morte de Eugênio as únicas a terem contato com o empresário são Clara, Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) e Olga (Débora Duboc), sendo que a última apenas ajuda no socorro do dono da metalúrgica quando ele sofre o infarto, tendo uma breve participação.


Logo após sofrer o ataque no coração, ele fica deitado na cama e Clara, enfermeira do empresário, o faz tomar algumas pílulas, que segundo ela teriam sido indicadas pelo médico que estaria a caminho da residência da família. Eugênio toma os remédios, confessa para Bete que entregou Totó (Tony Ramos) para uma família italiana e morre logo em seguida.


Saulo, filho mais velho de Bete e Eugênio, explicita o rancor pelo pai no velório, pois sempre se sentiu rejeitado e sabotado na empresa. “Está vendo? Adiantou me boicotar estes anos todos? Agora quem vai comandar tudo sou eu”, diz ele para sua mulher, Stela (Maitê Proença). Logo após esta fala, ainda no velório, a câmera dá um close no rosto de Clara.


A partir desta cena, obtivemos uma nova conclusão: Clara matou Eugênio a mando de Saulo.


Antes mesmo do empresário sofrer o infarto, foi exibida uma cena em que acontecia uma prova de ciclismo, patrocinada pela metalúrgica da família. Eugênio entregaria o prêmio ao vencedor e não convidou Saulo para participar do evento. Ele, por sua vez, viajou para o Guarujá e se mostrou muito irritado com o fato de ter sido rejeitado pelo pai e esbraveja com sua mulher. Stela pede para que ele tenha calma, pois seu pai estava se recuperando de um problema de saúde. Em seguida, a socialite deixa o apartamento e o empresário fica sozinho. Neste momento, ele pega o celular e faz uma ligação, mas o receptor da chamada não é identificado. “Oi, é o Dr. Saulo”.


Voltando à casa da família Gouveia, após a morte de Eugênio, Bete convoca Clara para uma séria conversa em seu quarto e oferece dinheiro para que ela não comente com ninguém a história que o empresário revelou instantes antes de morrer. A vilã se mostra solidária e diz que não contará a ninguém, recusando a proposta. Neste momento, ela mostra mais uma ligação com o filho mais velho de Bete. “Dr. Saulo me pediu no velório se eu podia cuidar mais um tempo do Dr. Antero e da Dona Brígida pelo menos até eles se conformarem com tudo o que aconteceu”, comenta. Após a conversa, Clara recebe uma ligação e diz que Bete entrará no cofre para investigar os documentos do filho “perdido”.


Outra pista que aponta um elo entre eles: Clara se referiu a Saulo como doutor, assim como o próprio empresário se intitulou ao fazer a ligação misteriosa quando estava no Guarujá.


Morte de Saulo
Se Clara matou Eugênio a mando de Saulo, porque ela se rebelou contra seu mandante e o esfaqueou em uma cama de motel?


Motivos não faltam para a vilã. Levando em consideração que ela sempre teve como objetivo a herança de Totó (Tony Ramos) e o carrasco sempre foi um grande empecilho nos negócios da metalúrgica, ver-se livre dele facilitaria suas manobras na tomada do império da família Gouveia assim que colocasse a mão em toda a fortuna do italiano.


Além disso, ela e Fred (Reynaldo Gianecchini) nunca perderam efetivamente o vínculo. O galã/vilão de Passione estava sendo chantageado pelo executivo, que dizia que iria contar à polícia que seu pai foi assassinado por ele. Fred também descobriu que Saulo tinha uma enorme fortuna em paraísos fiscais e ficou com a grana assim que ele morreu.


Há a hipótese de Fred ter encomendado a morte de Saulo para Clara como “pagamento” de dívidas, já que a vilã sempre teve medo das ameaças do ex-namorado.


Na época em que Saulo foi assassinado, Clara estava se redimindo de suas crueldades para reconquistar Totó. Como sabemos, tratava-se de uma nova manobra para um novo golpe. A fórmula utilizada pelo autor para despistar o foco da vilã foi fazer com que os personagens que tinham ligação direta com o empresário surgissem atormentados ou em situações confusas.


Arthurzinho (Julio Andrade), Stela, Agnello (Daniel de Oliveira), Laura (Adriana Prado), Danilo (Cauã Reymond), Gerson (Marcello Antony) e Mauro (Rodrigo Lombardi) foram envolvidos em cenas misteriosas, com direito a conversas enigmáticas e suspense.


Apartamento de Fred
Em entrevista ao Fantástico nesse domingo (9), Silvio de Abreu adiantou que Fred receberá quatro visitas em seu apartamento após ser libertado da prisão. Além disso, a polícia invadirá sua casa e encontrará a faca utilizada na noite do crime de Saulo.


Até o capítulo de sábado (8), Clara havia sido a única a visitar o vilão. Os outros três personagens escalados para aparecer no apartamento são Laura, Gerson e Danilo.


Relembrando o primeiro capítulo da novela, Gerson e Danilo não estavam na mansão da família Gouveia quando Eugênio foi assassinado. Portanto, estão eliminados das suspeitas. Laura nunca teve acesso à casa da família e surgiu tarde na trama. Ou seja, também não é a assassina de Passione. O posto, definitivamente, é de Clara.


Dicas de Silvio de Abreu
- É um personagem considerado marcante desde o início da trama
- A mesma pessoa que matou Eugênio também matou Saulo
- No primeiro episódio há dicas que apontam para o assassino
- Após ser libertado da prisão, Fred receberá quatro visitas em seu apartamento. A polícia irá até o local e encontrará a faca utilizada no assassinato de Saulo e o vilão dirá que não é responsável pela morte. Silvio diz que um dos quatro personagens que o visitaram podem ter colocado o objeto do crime no local. Até o episódio de sábado (8), somente Clara havia visitado o rapaz
- O ator que interpreta o assassino – e ainda não sabe de sua missão – gravará a cena da revelação pouco antes do último capítulo ir ao ar. Esta dica já descarta alguns personagens, como o mordomo Arthurzinho, pois o ator Julio Andrade já encerrou as gravações

Nenhum comentário:

Postar um comentário