quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Agora é que São Elas! *Abertura e Artigo


Letra da música de Abertura

Já é
Lulu Santos
Composição: Lulu Santos

Sei lá...
Tem dias que a gente olha pra si
E se pergunta se é mesmo isso aí
Que a gente achou que ia ser
Quando a gente crescer
E nossa história de repente ficou
Alguma coisa que alguém inventou
A gente não se reconhece ali
No oposto de um déjà vu

Sei lá...
Tem tanta coisa que a gente não diz
E se pergunta se anda feliz
Com o rumo que a vida tomou
No trabalho e no amor
Se a gente é dono do próprio nariz
Ou o espelho é que se transformou
A gente não se reconhece ali
No oposto de um vis a vis

Por isso eu quero mais
Não dá pra ser depois
Do que ficou pra trás
Na hora que já é!


Agora É que São Elas é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 24 de março e 6 de setembro de 2003, contou com 143 capítulos. Foi escrita por Ricardo Linhares e dirigida por Roberto Talma. Contou com Vera Fischer, Marisa Orth , Miguel Falabella e Débora Falabella nos papéis principais da trama.


Sinopse
As mulheres e suas histórias era o fio condutor dessa trama. Uma cooperativa organizada por mulheres produzia couro e calçados na cidade e revelava a importância da economia dominada pelas mulheres no vilarejo de São Francisco das Formigas. Elas tinham também como uma das principais causas a emancipação de Bocaiúvas, contra a vontade de Juca Tigre, o prefeito da cidade.


As mulheres ficaram cada vez mais ativas e acabaram assumindo o papel dos homens no município, e eles, por falta de emprego, terminaram se dedicando às tarefas domésticas, o que abalou as estruturas patriarcais do poder de Bocaiúvas.


No lado romântico da história, se encontrava a mal resolvida relação entre Juca Tigre e Antônia. No passado, Juca Tigre, o jovem mais poderoso e desejado da cidade de Santana dos Bocaiúvas é abandonado no altar. Diante de todos os seus convidados ele se deu conta de toda a humilhação arquitetada por Antônia e jamais se recuperou plenamente. Ele amava a moça e se sentiu profundamente traído, principalmente porque nenhuma explicação lhe foi dada. No auge de seu desespero, o jovem fez um juramento a si mesmo: ainda se vingaria daquela mulher e de toda sua raça.


Após esse episódio traumático, Antônia sumiu por alguns meses e quando voltou à região não procurou Juca. E nem ele por ela. Vinte e cinco anos se passaram no mais completo silêncio. Nesse tempo Antônia conheceu Joaquim e com ele teve três filhos: Léo, Bruno e Maria Clara. Juca por sua vez, viajou para o Rio e voltou casado com uma Miss Brasil. Assim, Van Van se tornou o primeiro troféu de Juca em sua vingança contra o amor de sua vida.


A temperamental Léo, filha de Antônia, é a líder da cooperativa de couro em Formigas. Ela é namorada de Pedro, um rapaz desquitado que ganhou na justiça a guarda de seus dois filhos menores e que trabalha na prefeitura de Bocaiúvas. Pedro é o objeto de desejo de Sol, filha de Van Van e Juca Tigre, que faz de tudo para tirá-lo de Léo, que por sua vez é o alvo de Victorio, o outro filho de Juca Tigre.


Léo evita a aproximação de Victorio por muito tempo, mas quando se encontra isolada e frágil com a separação de seu namorado Pedro, ela encontra no ombro de Victorio a força para seguir adiante. Eles passam a namorar e ficam cada vez mais apaixonados. Até que uma revelação faz com que tudo mude. Léo, na verdade é filha de Antônia com Juca Tigre e assim, Léo e Victorio são irmãos. Quem vem para salvar a paixão de Victorio e livrá-lo de todo o sofrimento é Van Van. Depois de muita persistência ela revela a todos que Victorio também não é filho de Juca Tigre. Isso abala completamente seu casamento com Juca, mas fortalece e acende a paixão de Léo e Victorio.


A relação entre seus filhos acaba por aproximar Juca Tigre de Antônia, para o desespero de Van Van e de Rutinha, que tivera um caso com Juca no passado e está de volta à Bocaiúvas com o marido, o político Modesto Pitombo, que vai lutar contra Juca pela prefeitura de Bocaiúvas nas próximas eleições.


Um dos casais mais divertidos e irreverentes eram Tintim e Honório. Ela, uma forte presença na cooperativa da cidade e ele, um senhor conservador que se divertia com as modernidades de sua esposa. Ele tem um filho, Vinícius e ela tem a dedicada Fátima. Vinícius e Fátima cresceram juntos como irmãos de verdade, mas Fátima sempre manteve um outro interesse nele. Quando ela se revela para ele, depois do susto do primeiro momento, Vinícius passa a se interessar também por ela, mas preferem manter em segredo a relação. Até que seus pais descobrem e o conservadorismo de Honório o faz expulsar o filho de casa. Porém, o proibido aguça ainda mais o amor entre Vinícius e Fátima.


A radialista Nanda e Djalminha são um casal meio complicado. Ela era coberta de ciúmes e suspeitava de tudo que ele fazia. Ela cuidava de suas duas irmãs mais novas, Elis e Raíssa, que haviam ficado órfãs há muito tempo. Em meio a uma crise em seu relacionamento com Djalminha, Nanda acaba sendo vítima de um pega na rodovia e morre. Djalminha então assume o compromisso de cuidar das irmãs de Nanda como se fossem suas irmãs.


Elis, uma das irmãs de Nanda, se apaixona pelo romântico Hugo, filho de Rutinha e Modesto. A família dele, de grande prestígio na cidade, é contra e tenta convencê-lo de que Elis não é futuro para ele. Contudo, Hugo decide ficar com Elis e a ampara quando ela perde sua irmã mais velha. Os dois sofrem grandes obstáculos e se apaixonam cada vez mais enquanto se conhecem e se descobrem.


Elenco
em ordem da abertura da novela
Ator Personagem
Vera Fischer Antônia
Miguel Falabella Juca Tigre
Marisa Orth Vanvan
Maurício Mattar Pedro
Debora Falabella Leo (Leonarda)
Paulo Vilhena Vitório
Francisca Queiroz Solange (Sol)
Zezé Polessa Tintim
Nuno Leal Maia Honório
Maria Zilda Bethlem Rutinha
Otávio Augusto Modesto Pitombo
Otávio Müller Silésio Junqueira
Thaís Fersoza Fátima
Sthefany Brito Elis
Max Fercondini Hugo
Márcio Kieling Djalminha
Jerusa Franco Nanda
Fernanda Paes Leme Karina
Karina Bacchi Pâmela
Hugo Gross Rogério
Edyr Duqui Guadalupe
Rodrigo Prado Vinícius
Catarina Abdala Nélia
Ana Kutner Silmara
Anna Cotrim Ximena
Aracy Cardoso Jandira
Daniela Pessoa Sirlene
Larissa Queiroz Xica
Leandro Ribeiro Iranildo
Suzana Pires Lia


Apresentando
Ator Personagem
Danni Carlos Neném
Ildi Silva Rosemary
Preta Gil Vanusa
Karla Tenório Heloísa
Raoni Carneiro Montanha
João Antônio Tobias
Daniel Ávila Bruno
Rodrigo dos Santos Wanderley


As crianças
Ator Personagem
Thiago Oliveira Luís Felipe
Samuel Melo Bento
Thaiane Maciel Alice
Nathália França Raíssa
Camille Hess Maria Clara
Ana Luíza Camacho Carolina
Pietra Victória Joana


Participação especial
Ator Personagem
Paulo Gorgulho Joaquim
Thiago Fragoso Rodrigo
Paulo José Dr. Benigno


Atrizes convidadas
Ator Personagem
Yoná Magalhães Sofia
Joana Fomm Dinorá


Trilha sonora
Trilha sonora nacional
Capa: Paulo Vilhena


1.Lágrimas Demais - Ritchie
2.Já É - Lulu Santos
3.Meu Plano - Daniela Mercury
4.Pensando Em Você - Moska
5.Justo Agora - Adriana Calcanhoto
6.Eu Amo Você - Tim Maia
7.Sugar - Marina Lima (part. esp. Alvin L.)
8.Calígula Freejack - Toni Platão
9.Casulo - Guilherme Arantes
10.Balança - João Donato e Marcelo D2
11.Espelhos D'Água - Preta Gil
12.Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar (Here, There And Everywhere) - Rita Lee
13.Canções de Rei - Max Vianna
14.Agora é Que São Elas - Lenine
15.Bossa Nova - Bossa Lounge
16.Night Dance - Alpha Beat


Curiosidades
Exibida entre 24 de março e 6 de setembro de 2003 em 143 capítulos.
A novela teve título provisório de Cidade das Mulheres, mas o título foi abortado quando se descobriu que um anônimo já o havia registrado. Além disso, achou-se melhor não repetir a palavra "mulher" num título, uma vez que duas recentes produções, A Casa das Sete Mulheres, e, Mulheres Apaixonadas, já haviam usado a palavra.
Esta foi a estréia de Ricardo Linhares no horário das 18h00. A trama não conseguiu cativar o telespectador e a química entre o casal de protagonistas não convenceu. A audiência da novela só subiu em meados de junho, exatamente no meio da trama.
Foram várias as críticas ao elenco, considerado fraco e mal-escalado. Miguel Falabella novamente representava o marido da Marisa Orth, exatamente como nos tempos do Sai de Baixo, que tinha saído do ar um ano antes. A associação do casal com o humorístico foi imediata. Também não convenceu Vera Fischer, como uma mulher simples e humilde. E muito menos, o jovem casal da trama.
O casal de protagonistas Juca Tigre e Antônia seria inicialmente vivido por Fábio Júnior e Maitê Proença. Nenhum dos dois aceitou. Comenta-se que, por esse recusa, Maitê foi escalada para entrar em Malhação.
A novela marcou a estréia de Preta Gil em novelas, no papel de Vanusa. Ela era filha da personagem de Joana Fomm, que substituiu a atriz Neuza Borges, que sofreu um acidente, enquanto desfilava por um escola de samba, pouco tempo antes de começar a gravar.
Embora muita comentada, a estréia de Preta Gil, só veio a acontecer, a dois meses do término da novela, no capítulo 87, no ar em 2 de julho de 2003, uma quarta-feira. Ela chegava à cidade, junto a Rodrigo, personagem de Thiago Fragoso, que entrou no meio da novela, para fazer o filho bastardo de Juca Tigre (Miguel Falabella).
A novela também marcou as estréias de Danni Carlos, Karina Bacchi, Karla Tenório e Raoni Carneiro na TV.
O cantor Ritchie, ícone dos anos 80, depois de 10 anos afastado do cenário musical, participou de um capítulo da trama, cantando a música Lágrimas Demais.
Através do personagem Bruno (Daniel Ávila), que ficava paralítico, em virtude de uma corrida de carros, o autor quis fazer um alerta sobre o grande risco dos pegas.
O site da novela fez uma enquete para a escolha da capa da trilha sonora internacional de Agora É Que São Elas, com Débora Falabella na capa. Mas a trilha nunca foi lançada. A novela não ia bem de audiência e por isso a Globo resolveu abreviar seu fim. Com isso, a produção do CD ficou inviabilizada, pois ficaria à venda durante um curto período em que a novela passava e isso poderia fazer com que o CD encalhasse nas lojas.
Devido aos baixos índices de audiência, a novela foi encurtada em três semanas, porém superando o fraco desempenho da novela anterior, Sabor da Paixão.
É a segunda vez que Nuno Leal Maia e Zezé Polessa contracenam como um casal cômico. A primeira foi em Top Model, em 1989. como Gaspar Kundera e Naná. Também é a segunda vez que o trio Nuno Leal Maia, Zezé Polessa e Maria Zilda Bethlem atua numa mesma novela, tendo sido a primeira na mesma novela "Top Model".


Audiência
Teve média geral de 28,4 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário