quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sessão Aventura


Sessão Aventura é o nome de uma faixa de programação da Rede Globo transmitida nas décadas de 1980 e 1990, apresentando episódios de seriados estrangeiros e, eventualmente, reapresentações compactas de telenovelas, a exemplo da sessão Vale a Pena Ver de Novo. Todavia, o forte da sessão eram mesmo os enlatados.

Exibida de segunda a sexta-feira, por volta das 16h30, a Sessão Aventura apresentava uma série diferente a cada dia da semana. Foram apresentadas séries como A Ilha da Fantasia, As Panteras, As Tartarugas Ninja, Magnum, O Homem de Seis Milhões de Dólares, A Mulher Biônica, Duro na Queda, Profissão: Perigo, Anjos da Lei, The Flash, Barrados no Baile, Melrose, SOS Malibu, Space Cop entre outras. As séries exibidas nem sempre faziam jus ao título da sessão, sendo algumas delas de cunho mais dramático que propriamente de ação e aventura. Algumas vezes chegaram a ser apresentadas reprises de séries nacionais, como Carga Pesada e Armação Ilimitada. Por um bom tempo, em especial nos anos 80, depois da Sessão Aventura (no horário atualmente ocupado por Malhação) ia ao ar a Sessão Comédia, que, como o próprio título diz, trazia séries cômicas.

Também eram exibidos na Sessão Aventura os desenhos animados DuckTales, Os Ursinhos Gummi, Sonic the Hedgehog, Animaniacs, Pinóquio, Samurai Pizza Cats, Spiff & Hércules entre outros.

Em quatro ocasiões, a emissora deixou de apresentar seriados para levar ao ar reprises de novelas e minisseries na Sessão Aventura. Em 1989, Guerra dos Sexos (1983) foi reprisada de janeiro a junho, e Que Rei Sou Eu?, que foi cartaz do horário das 19h entre fevereiro e setembro de 1989, teve reprise pouco depois de seu término, entre outubro e dezembro; de julho de 1991 a janeiro de 1992, a atração foi a novela Roque Santeiro; e em 1993, de janeiro a julho, foi reapresentada Vamp.

Depois de sua saída do ar da faixa das 17h em 1994, por duas vezes - em 1998 e em 2001 - a faixa foi reeditada, respectivamente, no horário das 17h30 (nas "férias" da novela Malhação),e durante as férias de julho de 2001, às 11h, exibindo séries inéditas,a programação era assim:

Arquivo Roswell
Sheena
Parceiros da Lei
Stargate
O Homem Invisível
Nikita
As Aventuras de Sinbad
Highlander
Um Homem sem Passado
Plantão Médico
Nas duas tentativas, não houve sucesso e as séries sequer completaram um mês no ar.

Abertura da Sessão Aventura:


Um comentário: