quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Papa Bento XVI no Reino Unido


O Papa Bento XVI iniciou nesta quinta-feira (16) em Edimburgo uma histórica visita de quatro dias ao Reino Unido admitindo as falhas da Igreja para impedir os abusos sexuais contra crianças, que causram uma enxurrada de denúncias contra os padres católicos em todo o mundo.

"A autoridade da Igreja não foi suficientemente vigilante", declarou o Sumo Pontífice aos jornalista.


"A Igreja não foi suficientemente rápida e firme para adotar as medidas necessárias", admitiu o Papa, acusado por grupos laicos de falta de reação ante o escândalo e, até mesmo, de ter acobertado alguns padres que cometeram abusos.


"Estas revelações foram um golpe e uma grande tristeza para mim", completou.


O avião com Bento XVI, da companhia Alitalia, pousou às 10H20 (6H20 de Brasília) no aeroporto da capital da Escócia.


O Papa respondeu assim de cara aos grupos laicos britânicos que, às vésperas de sua visita, o criticaram por sua falta de reação ante as inúmeras denúncias de pedofilia.


Em seu primeiro discurso oficial, pronunciado durante as boas-vindas dadas pela rainha Elizabeth II em sua residência da capital escocesa, Holyroodhouse, o Papa advertiu contra "formas agressivas de secularismo".


"Hoje, o Reino Unido se esforça para ser uma sociedade moderna e multicultural. Nesta exigente empresa, espero que possa manter seu respeito pelos valores tradicionais e pelas expressões culturais que formas mais agressivas de secularismo hoje já não dão valor ou até não toleram", disse o pontífice.


"Não deixemos que ofusque o fundamento cristão que sustenta suas liberdades", acrescentou Bento XVI falando para a rainha, que o recebeu oficialmente no início de sua visita.


Um dos objetivos desta viagem é destacar o papel que as diferentes fés cristãs presentes no país, oficialmente anglicano, podem desempenhar em uma sociedade cada vez mais secularizada.


Em seguida, o Papa percorreu cinco quilômetros em seu Papamóvel pelo centro da cidade, acenando para a multidão.


Esta é uma das poucas oportunidades que terão os não-católicos, ou seja, 90% dos cerca de 60 milhões de britânicos, de ver o Papa.


À tarde, seguindo os passos de seu antcessor João Paulo II em sua viagem pastoral de 1982, presidirá uma missa ao ar livre no parque Bellahouston de Glasgow ante 60.000 peregrinos que pagaram "uma contribuição" inédita de 20 libras para poder assistir.


Susan Boyle, a ex-cantora de igreja escocesa que causou furor na internet depois de sua participação num reality show, e um coro formado por 800 pessoas farão um show prévio à missa.


No final do dia, Bento XVI irá para Londres, onde prosseguirá com a viagem também destinada a melhorar as tensas relações que Roma mantém com os anglicanos há quase cinco séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário