quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ciro Gomes e Roberto Pessoa trocam insultos no Debate da TV Verdes Mares


Cid Gomes, governador do Ceará, irmão de Ciro

Roberto Pessoa, coordenador da campanha do candidato Lúcio Âlcantara (PR)


Ciro Gomes, coordenador da campanha de Cid
 O debate entre os candidatos ao governo do Ceará na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no estado, quase terminou em agressão física na madrugada desta quarta-feira (29).


Após o término do programa, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), coordenador da campanha à reeleição de seu irmão, Cid Gomes (PSB), trocou xingamentos com Roberto Pessoa (PR), coordenador da campanha de Lúcio Alcântara (PR) ao governo e prefeito do município de Maracanaú.


O atrito se deu quando Cid foi questionado pela imprensa, logo após sair do estúdio, sobre o vídeo em que aparece com a família em viagem à Nova York. Na filmagem, divulgada semana passada, Cid aparece ao lado do irmão Ciro Gomes numa limusine e num jatinho em passeio pela cidade americana. O vídeo vem sendo amplamente explorado na televisão pela oposição, que aponta suposto uso de verba pública para custear o passeio.


"Sempre que viajei de férias, quem pagou minhas despesas fui eu. Sempre que viajei a trabalho, quem pagou foi, naturalmente, o Estado. Se o senhor tem alguma acusação, faça na justiça", afirmou o governador para Alcântara durante o debate. No confronto anterior, em debate promovido pela Folha e pela Rede TV!, a mesma pergunta foi motivo de pesadas acusações entre os adversários.


Enquanto Cid negava mais uma vez a acusação, assessores das duas candidaturas começaram a trocar xingamentos. Ciro chamou Roberto de "vagabundo" e "bandido" e foi acusado de "ladrão" e "mentiroso" pelo coordenador da campanha adversária. Houve empurra-empurra e assessores de ambas as candidaturas agiram para evitar um confronto físico.


Aos berros, assessores da campanha adversária perguntaram para Cid sobre o "aviãozinho" do passeio, em alusão à paródia de forró usada como trilha sonora de parte da filmagem. "Aviãozinho é a casa do caralho", xingou Ciro Gomes.


"Ouvi falar de uma baixaria enorme aqui fora", afirmou o candidato ao governo Marcos Cals (PSDB), que estava no estúdio no momento da confusão. Lúcio Alcântara, que também não presenciou o embate, saiu em defesa do coordenador de sua campanha.


"Eu não conheço o teor da confusão, mas o coordenador da minha campanha é um homem sério, é uma pessoa correta, é um homem que tem uma vida pública no estado e não aceita desaforo", disse o ex-governador.


DATAFOLHA


Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostrou uma queda de 6% nas intenções de voto de Cid Gomes (PSB), que continua com chances de vencer no primeiro turno. Cid, que tinha 58% na pesquisa dos dias 9 e 10 de setembro, aparece com 52% no levantamento realizado entre os dias 23 e 24 de setembro. Ao mesmo tempo, Lúcio Alcântara (PR) oscilou de 16% para 20% e Marcos Cals de 8% para 10%.


Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) têm 1%. O candidato Francisco Gonzaga (PSTU), que apresentava 1% na pesquisa anterior, não pontuou, assim como Maria Natividade (PCB). Indecisos somam 12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário