domingo, 8 de agosto de 2010

Filmes adolescentes da Sessão da Tarde completam 25 anos

Já faz todo esse tempo que Hollywood produziu clássicos adolescentes sensacionais como A Lenda de Billie Jean, Os Goonies, A Hora do Espanto e todos os outros que você vê a seguir:

Por Arianne Brogini - 08/08/2010 03:48


A LENDA DE BILLIE JEAN
Billie Jean (interpretada por Helen Slater) é uma garota interiorana que é perseguida por rapazes mal intencionados. Enquanto o problema é com ela, Billie Jean (nada a ver com a música de Michael Jackson) aguenta, mas um certo dia os fortões locais detonam a motinho do irmão da moça. Isso a faz ir até o pai de um dos espertalhões para ser ressarcida, mas nada sai como ela esperava. De vítima ela é transformada em culpada e a polícia sai em sua captura. Assim, Billie Jean tenta limpar seu nome, corta os cabelos e involuntariamente acaba virando um símbolo da juventude em todos os Estados Unidos.

O longa, dirigido por Matthew Robbins, é mais um clássico da Sessão da Tarde e foi muito exibido na TV durante os anos 80 e início dos 90. Aliás, alguém poderia se lembrar de passar novamente dia desses por aí. No elenco do filme também está Christian Slater (que não é irmão de Helen).

A Lenda de Billie Jean foi lançado em julho de 1985 nos Estados Unidos.


A HORA DO LOBISOMEM
Este longa é inspirado num livro de mesmo nome de Stephen King. Protagonizado por Corey Haim (morto em março deste ano) este longa não fez tanto sucesso quanto outros da época, mas é bem divertido. Mostra Marty (Haim), um rapaz que vive numa pequena e calma cidade do interior. De repente, assassinatos violentos começam a acontecer, mas ninguém sabe de quem se trata. Marty passa a investigar e descobre que é tudo feito por um lobisomem. O bicho vai tentar acabar com o garoto de qualquer maneira.

O nome do longa em inglês é Silver Bullet (bala de prata, em português) e o título em português veio por causa da onde filmes de terror da época. A Hora do Espanto e A Hora do Pesadelo já eram sucessos, então tiveram a “brilhante” ideia. No elenco também estão Gary Busey, Everett McGill, entre outros. A direção é de Daniel Attias.

Foi lançado em outubro de 1985 nos Estados Unidos.


A HORA DO ESPANTO
Se os vampiros são mania hoje em dia, em 1985 eles também já eram alvos do cinema. O longa foi um acerto completo ao misturar terror e comédia para contar a história de Charley (William Ragsdale), um jovem morador de uma cidadezinha calma. De repente, mudam-se para a casa vizinha a dele pessoas estranhas. Charley passa a observá-los e descobre que tratam-se de vampiros e eles não são nada bonzinhos ou vegetarianos. Jerry Dandrige (Chris Sarandon) é um ser perigoso e que não deixa barato a curiosidade de seu jovem vizinho. Charley tem a ajuda de Peter Vincent (Roddy McDowall) para tentar se livrar das criaturas. No elenco também está Amanda Bearse como Amy. A direção é de Tom Holland, que não fez mais nada de muito significativo depois.

Os efeitos especiais são muito bons para a época e as transformações da forma humana para a vampiresca são clássicos absolutos. A Hora do Espanto terá um remake em outubro de 2011 com Colin Farrell no papel do vampiro Jerry Dandridge.

Foi lançado em agosto de 1985 nos Estados Unidos.



CLUBE DOS CINCO
John Hughes, morto em agosto de 2009, é o grande diretor dos filmes adolescentes dos anos 80. É dele Curtindo a Vida Adoidado, A Garota de Rosa Shocking e, entre outros, este Clube dos Cinco. Neste clássico absoluto dos filmes do gênero, Hughes mostra cinco jovens que são obrigados a ficar presos na biblioteca da escola por mal comportamento. Lá eles ficam conversando sobre seus medos e dúvidas típicas da adolescência.

No elenco está Molly Ringwald (a ruivinha da foto), atriz que já havia trabalhado com Hughes em Gatinhas e Gatões, em 1984 e que se transformaria em mania teen com A Garota de Rosa Shocking em 1986.

Clube dos Cinco saiu nos Estados Unidos em fevereiro de 1985.


OS GOONIES
Não dá nem para contar quantas vezes Os Goonies foi exibido na TV brasileira. O filme já ultrapassou gerações e é um longa que funciona muito bem até hoje, mesmo sendo um dos símbolos máximos do cinema da década de 80. A direção é de Richard Donner (o mesmo de Super-Homem – O Filme e Super-Homem 2) e a produção e roteiro é de Steven Spielberg.

A história mostra um grupo de garotos que descobre a localização de um tesouro pirata escondido há séculos próximo à região onde moram. Com o dinheiro que vão conseguir – caso encontrem o tesouro – eles pretendem evitar a demolição de suas casas por uma empresa. O problema é que algumas pessoas do mal ficam sabendo a informação e tentam fazer de tudo para ficar com a fortuna.

Os Goonies é diversão total com muita aventura protagonizada por meninos cheios de traquitanas e dispostos a tudo para encontrar as riquezas piratas e ajudar a manter seus lares. Também é impossível esquecer o “lindíssimo” Slot, um dos monstros mais simpáticos do cinema. No elenco estão Josh Brolin (de Jonah Hex), Corey Feldman, Ke Huy Quan (o chinezinho de Indiana Jones e o Templo da Perdição), entre outros.

Volta e meia fala-se de uma continuação do filme com os personagens já crescidos e com seus filhos entrando em uma nova aventura. Mas parece que não sairá do papel. O que se sabe mesmo é que ainda em 2010 sairá um DVD especial comemorando os 25 anos da produção. A estreia de Os Goonies nos Estados Unidos aconteceu em agosto de 1985.



MULHER NOTA 1000
Mais um trabalho divertido do diretor John Hughes. Mulher Nota 1000 mostra dois adolescentes nerds que são incrivelmente zoados na escola. Como não conseguem se dar bem com as garotas, decidem criar a mulher perfeita no computador. Alguém que possa realizar todos os seus sonhos. Mas eles não contavam com o fato de o computador ser atingido por um raio e colocar a criação digital no mundo real. A mulher lindíssima, interpretada por Kelly LeBrock (uma das deusas dos anos 80, na foto), ganha vida e passa a ser a alegria dos dois rapazes. Mas também vai trazer problemas para eles. O filme fez tanto sucesso que até ganhou uma série de TV em 1994.

O elenco tem Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) em início de carreira, além de Bill Paxton.

O lançamento foi em agosto de 1985 nos Estados Unidos.


DE VOLTA PARA O FUTURO
Marty McFly (Michael J. Fox) era um adolescente como qualquer outro e um de seus grandes amigos era o cientista meio maluco Dr. Emmett Brown, que desenvolveu uma máquina do tempo. O invento foi adaptado a um carro – o DeLorean – e Marty acaba entrando nele e vai para trinta anos no passado. Lá ele conhece seus pais, amigos, vizinhos todos ainda muito jovens. O rapaz tem de descobrir uma maneira de voltar para o futuro mas tomando o cuidado de não alterar fatos. Caso contrário ele pode mudar a história e até eliminar a existência de várias pessoas.

O longa tem direção de Robert Zemeckis e produção de Steven Spielberg. Foi um grande sucesso dos cinemas e gerou mais duas continuações também muito divertidas. É um grande clássico. Foi lançado em julho de 1985 nos Estados Unidos.




TUFF TURF – O REBELDE
Um clássico das tardes do SBT. Tem James Spader vivendo o papel de Morgan. Ele é um adolescente que se muda para uma cidade pequena e passa a ser perseguido por uma gangue local. Para piorar, a namorada do líder da gangue se apaixona por Morgan e aí a coisa fica feia de vez.

Muita gente considera Tuff Turf – O Rebelde um filme menor, mas sem dúvida não pode faltar numa lista de filmes adolescentes clássicos dos anos 80. Especialmente quando está completando 25 anos.

Foi lançado em janeiro de 1985. Tem direção de Fritz Kiersch.



ADMIRADORA SECRETA
C. Thomas Howell (na foto acima), um dos atores mais conhecidos de comédias adolescentes dos anos 80, interpreta Michael. Ele é um rapaz apaixonado por Deborah (Kelly Preston) e ele recebe uma carta anônima que julga ser dela. Para tentar descobrir, Michael escreve, também anonimamente, uma outra carta e envia. O problema é que seu texto vai parar em mãos erradas e causa uma grande confusão com todos os envolvidos na história.

Esta comédia também foi um hit da Sessão da Tarde e é um daqueles filmes adolescentes que todo mundo gosta de rever.

A estreia nos cinemas americanos aconteceu em junho de 1985.



O GAROTO DO FUTURO
Mais um clássico dos anos 80 protagonizado por Michael J. Fox. Aqui o ator é um adolescente que faz parte de uma família de lobisomens. Ele esconde o fato de todos na escola por medo de ser rejeitado, mas logo ele assume esse seu lado e torna-se o cara mais popular da turma. Pena que nem tudo acaba saindo como ele gostaria. O filme, em inglês, se chama Teen Wolf (algo como lobisomem adolescente) e no Brasil recebeu este título nada a ver por causa de Michael J. Fox. É que o ator estava estourado nos Estados Unidos por causa de De Volta para o Futuro.

O longa terá um remake agora em 2010 feito especialmente para TV.

Estreou nos EUA em agosto de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário