quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entrevista de Gilberto Braga para o blog 'Eu Prefiro Melão'


Por Vitor Santos do blog 'Eu Prefiro Melão'

O nome Gilberto Braga dispensa qualquer apresentação. Seu nome já se tornou sinônimo de excelência em nossa teledramaturgia e referência absoluta pra qualquer pessoa que aspira a escrever telenovela. E mesmo atribulado com os primeiros capítulos de sua próxima novela em parceria com Ricardo Linhares, “Insensato Coração”, Gilberto teve a gentileza e a delicadeza de responder umas breves perguntas exclusivamente para nós. Dentre as breves, mas concisas e precisas respostas, o autor nos revela que ensaiou escrever uma minissérie a partir de “Ligações Perigosas”, sobre a influência da música em seu processo de criação, da contribuição de Aguinaldo Silva para a mítica “Vale Tudo”, entre outros assuntos. Curta, breve, mas deliciosa entrevista.

1) O que podemos esperar de sua próxima novela, “Insensato Coração”?
Quanto menos esperarem melhor pra não se decepcionarem.

2) Suas minisséries são sempre antológicas e marcantes. Pensa em escrever outras? Se sim, já tem alguma ideia em mente?
Não tenho. Gostaria de ter uma idéia bacana como Anos Dourados e Anos Rebeldes. Ainda não tive. Tentei desenvolver uma a partir de Ligações Perigosas do Laclos, mas estava saindo imoral demais, talvez perniciosa, achei melhor desistir. Fico esperando surgir a idéia, não é fácil.

3) A alpinista social talvez seja sua personagem mais recorrente e nenhum outro autor escreve tão bem esse tipo quanto você. Por que essa recorrência e o que acha que mais fascina o público a respeito delas?
É que eu conheço essas mulheres. O fascínio sobre o público deve ser pelo mesmo que sinto, elas são divertidas demais.

4) Como foi a parceria com Aguinaldo Silva em “Vale Tudo”? O que você destacaria como a grande contribuição dele para a novela estilisticamente falando?
Contribuição total. Ele fazia as escaletas, que são a alma da novela, em termos técnicos. E alguns personagens acabaram sendo mais dele do que meus, como a Raquel (Regina Duarte) e seu grupo. Aguinaldo é um autor mais popular do que eu, por isso, acho, Vale Tudo fez tanto sucesso.

5) Alcides Nogueira e Ricardo Linhares foram seus parceiros mais recentes em “Força de um desejo” e “Paraíso Tropical”, respectivamente. Quais as dores e delícias de se criar uma historia em parceria?
Eu já não seria mais capaz de escrever qualquer coisa sozinho. Nem que fosse pela companhia. Meu ídolo Billy Wilder sempre escreveu com um colega.

6) O que o motivou a publicar o roteiro de “Anos rebeldes”?
Interesse do editor, o Paulo Rocco. Ele achava que há um público para o livro que fizemos.

7) Você já declarou que a música está sempre presente em sua vida. Ela o inspira muito no processo de criação? Alguma canção já o inspirou a criar algum personagem, por exemplo?
O melhor exemplo é Isto aqui o que é? do Ari Barroso, para criação da Raquel de Vale Tudo. E Brasil, do Cazuza para a temática geral da mesma novela.

8) Alem de sua conhecida paixão por cinema, você também é fã de séries? Quais suas favoritas?

De longe Sex and the city.

9) O que o Gilberto Braga faz nos momentos em que não está trabalhando?
Eu confundo lazer e trabalho, não separo. Estou sempre trabalhando. E no trabalho tento me divertir, na medida do possível.

10) Na sua opinião, qual o papel da telenovela na vida do brasileiro?
É a única chance do espectador médio ter contato com emoção. A vida do brasileiro é muito dura.

Fonte:Blog 'Eu Prefiro Melão'
http://www.euprefiromelao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário