quinta-feira, 8 de julho de 2010

Zorra Total e o quadro 'Vamos Brincar de Quê?'

Da esquerda para a direita, os humoristas Wagner Trindade, Marcos Veras, Samantha Schmutz e Katiuscia Canoro durante gravação do quadro "Vamos Brincar de Quê?", do "Zorra Total"

Se quatro crianças juntas têm o poder de armar as mais hilárias confusões, imagine quatro humoristas travestidos de pestinhas enfiados em um estúdio de TV. É o que acontece quando Samantha Schmütz, Katiuscia Canoro, Wagner Trindade e Marcos Veras se juntam para gravar o quadro “Vamos Brincar de Quê?”, do “Zorra Total”. O quarteto, literalmente, volta à infância.

“A partir do momento que vestimos o figurino, incorporamos as crianças que existem em nós e ficamos assim até o fim da gravação”, contou Samantha Schmütz, em um intervalo de gravação do humorístico, no Projac, zona oeste carioca.

Além do talento dos humoristas, chama a atenção no quadro o fato de os atores aparecerem em tamanho menor, como se fossem crianças mesmo. “É só um truque de câmera. Como o sofá e os brinquedos são maiores, os atores parecem pequenininhos, o que favorece ainda mais para o sucesso”, explicou Eduardo Miranda, diretor da atração.

Risadas nos bastidores
Para se ter uma ideia de como os quatro atores incorporam o espíritio infantil “full time”, basta reparar que antes mesmo de entrar no estúdio para gravar um esquete sobre previsão do tempo - ainda sem data definida para ir ao ar - eles já começam a tratar todas as pessoas como “tio” e “tia”. Sobra até para a maquiadora a brincadeira. “Tia, você pode retocar meu brilho, por favor?”, brincava Katiuscia Canoro, que interpreta a pequena Caroline.

Enquanto Katiuscia se preocupava com os retoques finais na maquiagem, Samantha, que incorpora Marina, a irmã de Caroline, se preocupava em dar uma última lida no texto. “Será que o homem que faz barba o tempo inteiro é barbeiro?”, dizia a atriz, balançando os pés no sofazão – de 1,60 m de altura, 2,40 m de comprimento e 90 cm de profundidade – que fica em primeiro plano no cenário do quadro. “Mostra aí onde fica o buraco na camada de ozônio, Gabriel!”, dizia ela para o personagem interpretado por Wagner Trindade.

Concentrado no ensaio, o humorista, é claro, respondia à companheira de cena. Apesar de, nesse momento, eles serem cortados por Marcos Veras, que interpreta o Soluço. Imitando a voz de Marília Gabriela, Veras começou a dar a previsão do tempo como a jornalista. “Na região sul, tempo sujeito à nebulosidade...”, brincava o humorista, sendo interrompido pela criança interpretada por Samantha. “Ai, Soluço! Você não sabe nada! Essa moça é aquela apresentadora Marília Gabriela”, dizia.


Depois de 15 minutos de ensaio, o quarteto começou a gravar ao sinal do diretor Eduardo Miranda, que, como eles, entrou na brincadeira. E morreu de rir a cada improviso dos quatro atores. “Marina, antigamente as Barbies eram de melhor qualidade, né? Elas tinham pele de borracha”, dizia Katiuscia à Samantha, arrancando gargalhadas do diretor e de toda equipe técnica que acompanhava a gravação.

Minutos depois, a direção e a equipe técnica foi surpreendida com outra pérola. Desta vez vinda de Samantha, que ao saber que as quatro crianças viajariam para Iguaba, na região dos Lagos do Rio, implicou com o lugar. “Ai, Iguaba é horrível!”, gritava Samantha, provocando, mais uma vez, as gargalhadas da equipe técnica e de Maurício Shermann, diretor geral do humorístico que passou pelo estúdio para dar uma espiadinha na gravação.

Quem também não conseguia conter o riso eram os atores que interpretam os pais das crianças no quadro: Anselmo Vasconcellos, Helena Werneck, Raphael Molina e Christiana Rodrigues. Eduardo Miranda justificava o porquê de tanta risadaria. “O quadro é uma tradução da maneira como as crianças vivem o universo delas. E, para os atores, acaba sendo um incentivo a fugir do roteiro. Por isso é tão engraçado”, argumentou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário