domingo, 11 de julho de 2010

Lula e José de Alencar assistem a final da Copa em hospital em São Paulo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita de meia hora ao vice-presidente José Alencar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (11). Ele chegou às 17h35 e saiu às 18h05 de helicóptero. Lula não falou com a imprensa.

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe médica que cuida do vice-presidente, Lula viu o final do jogo em que a Espanha se sagrou campeã da Copa do Mundo com Alencar, e os dois conversaram sobre a partida. “Eles bateram papo e viram o jogo. Ficaram conversando sobre o jogo”, diz Kalil.

O médico afirmou que o estado de saúde do vice-presidente é estável. “Ele está tranquilo, conversando”, diz o médico. Alencar deve ter alta da UTI entre segunda e terça-feira e deve sair do hospital entre quarta e quinta-feira, de acordo com Kalil.

Alencar está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde quarta-feira (7). Naquele dia, ele havia passado por uma sessão de quimioterapia, chegou a ser liberado, mas retornou com quadro de hipertensão. No hospital, ele passou a apresentar sintomas de problemas cardíacos.

Após exames iniciais, os médicos detectaram a necessidade de um cateterismo, realizado na manhã deste domingo.

Em boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, por volta das 13h deste domingo, a equipe médica diz que o vice-presidente foi submetido a uma "cineangiocoronariografia", que é o cateterismo, onde foi detectada "obstrução grave na artéria descendente anterior".

O cateterismo ao qual Alencar foi submetido serve para verificar se há obstrução das artérias coronárias. Esse exame é feito por meio da introdução de um cateter que libera um contraste. Com o contraste, é feita uma espécie de raio-x em tempo real, o que pode revelar se há algum tipo de obstrução.

Após o cateterismo, conforme o boletim, foi realizada uma angioplastia com colação de stent (espécie de aparelho para alargar a veia) "com sucesso".

De acordo com o cardiologista Kalil, após a colocação do stent, Alencar não precisará de cuidados especiais, além daqueles que já adota como rotina há cinco anos. O médico informou que o vice-presidente já tem um stent em outra área do coração.

O vice deve voltar a fazer quimioterapia na terça-feira ou na quarta-feira, segundo Kalil. “Tudo está seguindo desntro do esperado”, disse o médico no final da tarde deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário