sábado, 3 de julho de 2010

De Volta para o Futuro:25 anos


1) UM GRANDE SUCESSO
Clássico absoluto dos anos 80, De Volta para o Futuro - estrelado por Michael J. Fox, com produção de Steven Spielberg e direção de Robert Zemeckis – completa 25 anos neste dia 3 de julho (quando estreou nos EUA). O filme – duas sequências – é muito famoso e fez um sucesso incrível em 1985. Transformou Michael J. Fox num verdadeiro ídolo jovem ao interpretar Marty McFly, um rapaz que viaja pelo tempo e espaço graças a uma invenção do Dr. Emmet Brown (interpretado por Christopher Lloyd). Conheça agora um pouco mais sobre a história.

2) TROCA DE ATORES
Antes de Michael J. Fox ser escolhido para o papel principal como Marty McFly, Eric Stoltz chegou a filmar algumas cenas no papel principal. Na verdade, Michael era a primeira escolha do diretor Robert Zemeckis, mas na época ele estava também atuando na série Caras e Caretas (Family Ties, em inglês). Isso gerou um problema de agendas que impossibilitou a Michael atuar no longa. No fim das contas, Zemeckis achou que Stoltz não era o cara certo para o papel (e o próprio ator concordou) e o produtor do seriado acabou liberando Fox para o filme.

3) TONY HAWK
De Volta para o Futuro tem algumas cenas sensacionais com Marty sobre o skate. Em várias delas, é o próprio Michael J. Fox que está em ação, já que ele gostava do esporte. Mas em outras sequências, o ator teve como dublê ninguém menos do que Per Welinder, um dos grandes nomes do skate em todos os tempos. Além disso, as cenas com a prancha tiveram a ajuda de Tony Hawk – um dos maiorais do esporte – na coreografia.

4) DELOREAN
Um dos grandes destaques do filme é mesmo o DeLorean, o carro que Marty usa para ir ao futuro e também voltar ao passado. O modelo usado no longa é um DMC-12 de 1981 de seis cilindros. Na edição especial de 2002 do DVD de De Volta para o Futuro é citado que o motor é um quatro cilindros, o que está errado.

5) CAPACITOR DE FLUXO
O que fazia o carro viajar pelo tempo é um aparelhinho no formato de um "Y" chamado Capacitor de Fluxo (sacou agora de onde vem o nome do site?). Para ativar o capacitor (não o site) o motorista do veículo tinha de atingir a velocidade de 88 milhas por hora, ou 142 quilômetros

6) CHUCK BERRY
Um dos momentos mais marcantes do filme é quando Marty, em 1955, toca o clássico Johnny B. Goode, um dos maiores sucessos de Chuck Berry. O detalhe curioso aqui é que a música só foi criada em 1958. Ouvindo a música, um dos cantores que está no palco liga para seu primo Chuck e diz ter encontrando o som que estava procurando. Você já percebeu quem é o Chuck, né?

Só para recapitular, caso você não lembre ou (será possivel?) nunca tenha assistido: De Volta para o Futuro mostra o Dr. Emmet Brown, um cientista um tanto quanto maluquinho, que conseguiu desenvolver uma máquina do tempo e a instalou num carro. Ele chama seu amigo Marty McFly, um estudante louco por rock e meio azarado na vida, para que pudesse filmar um teste. Acontece que Brown é perseguido por terroristas (que querem o pagamento do plutônio usado na máquina) e Marty, para se salvar, entra no carro e ativa o capacitor de fluxo. Rsultado: ele vai para em 1955. Assim o rapaz retorna trinta anos no passado (o longa acontece em 1985 mesmo) e conhece seus pais e o próprio Emmet todos ainda muito jovens. A partir daí, começa uma aventura sensacional com idas e vindas temporais que podem mudar a vida de todos para sempre. É uma comédia misturada com ficção científica e boas doses de ação. Um clássico do cinema dos anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário