sábado, 26 de junho de 2010

Estreias nos Cinemas em Todo o Brasil neste Fim de Semana


São somente duas estreais significativas neste final de semana, "Brilho de Uma Paixão", com direção da neozelandesa Jane Campion (O Piano), que conta a história de amor entre o poeta John Keats e a jovem Fanny Brawne, e "Flor do Deserto", drama de Sherry Hormann, que ganhou prêmio de público como melhor filme europeu no Festival San Sebastian de 2009. O filme foi baseado no livro da ex-modelo somali Waris Dine, que sofreu mutilação genital aos cinco anos.

Confira a seguir as sinopses e as cidades em que estreiam cada filme.


Circuito nacional:

- Brilho de uma Paixão (Bright Star, Inglaterra/Austrália/França, 2009). Direção: Jane Campion. Com Abbie Cornish, Thomas Sangster, Paul Schneider. Vizinhos, o poeta John Keats e a jovem Fanny Brawne se encontram regularmente em chás, jantares e tardes ociosas. Keats começa a ser publicado, mas ainda está longe de ser reconhecido um dos grandes poetas românticos da Inglaterra. Fanny está na idade de participar de bailes de cortejo e encontrar um marido. Os dois se apaixonam, mas a relação parece fadada ao insucesso. 14 anos.


- Flor do Deserto (Desert Flower, Reino Unido/Alemanha/Áustria, 2009). Direção: Sherry Hormann. Com Liya Kebede, Sally Hawkins, Timothy Spall. A história da ex-top model Waris Dirie, hoje embaixadora da ONU e diretora da Fundação Waris Dirie. 14 anos.

Estreia somente no Rio de Janeiro:


- Topografia de um Desnudo (Brasil, 2009). Direção: Teresa Aguiar. Com Lima Duarte, Ney Latorraca, Gracindo Junior. Durante o clima de tensão social e política que antecedeu o golpe militar, uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. 14 anos.

Estreia somente em São Paulo:


- O Estudante (El Estudiante, México, 2009). Direção: Roberto Girault. Com Jeannine Derbez e Cuauhtémoc Duque. Um grupo de jovens conhece um homem de 70 anos que acaba de entrar na universidade para estudar Literatura. Com atitude quixotesca, ele rompe as barreiras entre as gerações, fazendo novos amigos e se tornando uma espécie de mentor que ajuda a resolver problemas juvenis. Até que seus jovens amigos que terão de ajudá-lo a superar um problema. 14 anos.

Estreia somente em Aracaju e Londrina (PR):

- O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, EUA, 2010). Direção: Roman Polanski. Com Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Kim Cattrall. A adaptação do livro The Ghost, de Robert Harris, acompanha um ghostwriter contratado para escrever as memórias de um ex-Primeiro-Ministro da Inglaterra, Adam Lang, depois que o ghostwriter titular morre misteriosamente. Como o substituto logo descobre, a morte do antecessor é ainda mais enigmática do que aparenta. 12 anos.


Estreia somente em Aracaju:

- A Janela (La Ventana, Argentina/Espanha, 2008). Direção: Carlos Sorin. Com Antonio Larreta, María del Carmen Jiménez. O último dia da vida de Antonio, escritor de 80 anos de idade que aguarda a visita de seu filho em sua fazenda no norte da Patagônia. 16 anos.

Estreia somente em Salvador e Joinville (SC):


- Olhos Azuis (Brasil, 2009). Direção: José Joffily. Com David Rasche, Cristina Lago. Um americano, chefe do departamento de imigração do aeroporto de NY, cego pelo preconceito e arrogância, comete um erro que transforma sua vida e o faz partir em busca da redenção em uma terra distante da sua, o Brasil. 16 anos.


Estreia somente em João Pessoa e São Luís:


- O Preço da Traição (Chloe, EUA/Canadá/França, 2009). Direção: Atom Egoyan. Com Julianne Moore, Liam Neeson, Amanda Seyfried. Catherine e David são, à primeira vista, o casal perfeito. Mas quando David perde um vôo e consequentemente sua festa de aniversário surpresa, Catherine começa a suspeitar do marido e decide contratar Chloe, uma acompanhante, para seduzi-lo e testar sua lealdade. 16 anos.

Estreia somente em Florianópolis, Joinville (SC)e Blumenau (RS):

- Pânico na Neve (Frozen, EUA, 2010). Direção: Adam Green. Com Emma Bell, Shawn Ashmore, Kevin Zegers. Um dia comum nas montanhas se transforma em pesadelo para três jovens, quando eles ficam presos no teleférico que os levaria ao topo da montanha para uma última descida de ski e snowboard. Eles então começam a perceber que foram deixados para trás, pendurados muitos metros acima do chão, sem ter como descer - e a pista só abrirá de novo no próximo final de semana. 16 anos.

Estreia somente em Natal:

- À Moda da Casa (Fuera de Carta, Espanha, 2008). Direção: Nacho Velilla. Com Javier Câmara, Lola Dueñas. Maxi é um famoso chef, homossexual, que tem sua vida virada do avesso quando lhe aparecem filhos de um antigo casamento. 14 anos.

Estreia somente em Porto Alegre, Caxias do Sul (RS), Curitiba, Blumenau (RS) e Joinville (SC):

- Quincas Berro D'Água (Brasil, 2010). Direção: Sérgio Machado. Com Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes. Baseado na obra de Jorge Amado, homem exemplar resolve deixar a família e cair na farra, transformando-se em Quincas Berro D'Água. Quando é achado morto, sua família tenta apagar da memória os anos de loucura. 14 anos.

Estreia somente em Recife:

- Amelia (EUA, 2009). Direção: Mira Nair. Com Hilary Swank, Richard Gere, Ewan McGregor. Cinebiografia de Amelia Earhart, aviadora que foi a primeira mulher a cruzar o Atlântico e tentar uma perigosa volta ao mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial. 12 anos.

Estreia somente em Recife, Belém e São Luís:

- Em Teu Nome (Brasil, 2009). Direção: Paulo Nascimento. Com Leonardo Machado, Fernanda Moro, Nelson Diniz. Jovem estudante de engenharia se vê envolvido na luta armada dos anos 70. Preso e exilado perceber que precisa fazer uma autocrítica sobre sua vida. 14 anos.

Estreia somente em Campo Grande:

- O Segredo dos Seus Olhos (El secreto de sus ojos, Argentina, Espanha, 2009). Direção: Juan José Campanella. Com Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella. Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. 12 anos.

Estreia somente em Londrina (PR):

- Plano B (The Back-Up Plan, EUA, 2010). Direção: Alan Poul. Com Jennifer Lopez, Alex O´Loughlin, Eric Christian Olsen. Mulher solitária engravida de gêmeos através de inseminação artificial. O problema é que, no mesmo dia, conhece o homem de seus sonhos. 12 anos.

(Eliane Maciel/Especial para BR Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário