quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ana Maria Braga



Ana Maria Braga Maffei (São Joaquim da Barra, 1 de abril de 1949) é uma jornalista, escritora, biologa, atriz e apresentadora de televisão brasileira.

Filha de Antônio Maffei e Marieta das Loudes. Começou sua carreira de jornalista na imprensa escrita, colaborando em revistas de moda. Os primeiros trabalhos foram na revista Cláudia e apresentando os jornais da TV Tupi. Alcançou a fama durante o tempo em que trabalhou na Rede Record, onde apresentava o programa Note e Anote e o talk-show Programa Ana Maria Braga (nos mesmos moldes do programa da Hebe Camargo). Atualmente apresenta o Mais Você, na Rede Globo. Antes de se tornar jornalista, se formou em biologia e se especializou em zoologia.

Teve câncer e ao ser debelada a doença, voltou a apresentar o programa sem os cabelos, resultado comum da quimioterapia. Foi um programa que emocionou o público, com os colaboradores vestindo uma camiseta onde estava escrito "time da guerreira".

Em 1998 lançou sua própria revista feminina, Utilíssima, e uma revista em quadrinhos, transcrevendo-a e a pessoas próximas a ela, como o ex-marido Carlos Madrula, em personagens (Aninha, Carlinhos, Louro José, Maria Coruja, Lena, Mirna, entre outros).

Índice
1 Biografia
1.1 Ana Maria na Rede Globo
1.1.1 Formato do Mais Você
1.2 Vida pessoal
2 Polêmicas
3 Carreira
3.1 Programas apresentados
3.2 Bordões
3.3 Trabalhos na televisão
4 Trabalhos no cinema
5 Livros
6 Referências
7 Ligações externas

Biografia

Filha única, passou a infância e a adolescência estudando em internatos no interior de São Paulo. Na adolescência, disposta a fazer faculdade, fugiu de casa e começou a trabalhar para poder se formar bióloga pela Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto. Com o diploma em mãos, Ana Maria veio para São Paulo para fazer especialização na sua área, mas para pagar os estudos, ela conseguiu um emprego na extinta TV Tupi onde apresentou telejornais, shows e estreou num programa feminino ao vivo.

Disposta a investir no novo segmento, Ana cursou a faculdade de jornalismo. Com o fim da TV Tupi, Ana Maria foi assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.

Longe das telas da televisão por mais de dez anos, Ana Maria voltou, em 1992, e por sete anos dirigiu, produziu e apresentou o programa "Note e Anote" na Rede Record. Esse programa lhe rendeu muitos prêmios e até um título no Guiness Book de maior permanência no ar.

Ana Maria na Rede Globo
Ana Maria foi para a Rede Globo em julho de 1999, semanas depois de ter divergências com a direção da Rede Record e estreou o programa "Mais Você" no dia 18 de outubro, ao lado do fiel companheiro o Louro José.

Formato do Mais Você
A estrutura básica do programa é a apresentação de receitas culinárias e artesanato. Atualmente, o programa está mais jornalístico, entrevistando artistas e debatendo as principais notícias do dia. A marca registrada é a mensagem do dia, texto escolhido pela apresentadora que tem como objetivo alavancar a auto-estima dos telespectadores.

O auxiliar, o Louro José, fantoche em forma de papagaio, controlado por Tom Veiga, inicialmente mero figurante num dos quadros do "Note e Anote", a disputa de pegadinhas (adivinhações). Fez tanto sucesso que acompanhou a apresentadora na migração para a Rede Globo. Atualmente o Louro José está presente em todo o programa, inclusive com matérias especificamente preparadas para ele. As cadelas de estimação de Ana Maria Braga, "Belinha" e "Sombrinha" também fazem parte e desfilam por todo o cenário durante o programa.

Vida pessoal
A apresentadora tem dois filhos, Mariana e Pedro Maffei fruto do relacionamento com o ex-marido, o economista Eduardo de Carvalho. Recentemente a apresentadora se separou do empresário Marcelo Frisoni, com quem tinha se casado em regime de comunhão de todos os bens.[1]

Após sair da Rede Record e ir à Rede Globo, dizia apaixonada pelo que faz, se considera uma mulher realizada.[carece de fontes?] Ela trabalha cerca de 15 horas por dia, mas dorme tranqüila com a sensação do dever cumprido.

Sobre religião, a apresentadora se declara católica e que reza à Nossa Senhora.

Polêmicas
Em 2003, meses depois de separar do economista Eduardo de Carvalho, Ana Maria apareceu em uma foto, dando "selinho" (beijo na boca) na cantora Simone. Surgiram boatos que a apresentadora se divorciou do marido depois de virar lésbica. Porém Ana Maria e Simone negaram qualquer envolvimento pessoal, alegando que o que fizeram foi "por brincadeira". Desde que se mudou para o Rio de Janeiro, Ana Maria e Simone são vizinhas.[2]

Em 24 de novembro de 2008, depois da morte, por overdose de drogas, Marcelo Silva, então recém-separado de Susana Vieira, após descoberta que ele teria uma amante, Fernanda Cunha, Ana Maria, em defesa da amiga pessoal, chamou Marcelo Silva de "cafajeste", enquanto o Mais Você era transmitido ao vivo. Familiares do falecido processaram a apresentadora pela declaração insultosa.

Em 2009, em meio de trocas de apresentadores do SBT-Record e Record-SBT, a turma do Pânico na TV aproveitaram pra fazerem trotes telefônicos de outras personalidades dessas redes e também das outras. Após descobrir que foi vítima do trote telefônico dos humoristas do Pânico na TV, sobre futura ida ao SBT, Ana Maria entrou na Justiça e impediu que veiculasse o áudio do trote. O gesto foi duramente criticado pela imprensa, já que vários artistas de outras emissoras foram surpeendidos no trote e encararam com bom humor, inclusive a Rede Globo, que pediu "esclarecimentos" a ela sobre o conteúdo.

No mesmo ano, a apresentadora causou polêmica ao iniciar o programa vestida de Madonna, na verdade Ana se vestiu daquele jeito para promover uma matéria do programa sobre covers. O vídeo no You Tube sobre ela até hoje é sucesso na Internet.

Em 23 de junho de 2010 desabafa no fim de seu programa dizendo : "Não tenho vergonha de nenhuma das minhas escolhas", referente a revista Quem que publicou uma fonte que afirma que Ana teve um caso com o seu instrutor de dança para o quadro “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão”. Depois de ler o comunicado que enviou à imprensa na na noite de terça-feira, Ana deixou claro que irá processar a revista, os jornalistas e seus editores. “Eles terão que provar na justiça que isso é verdade”, disse ela, deixando claro que foi a primeira vez que toma uma medida legal contra uma publicação. Depois, chorando, ela disse que faz isso pelos filhos: “Eles são as únicas pessoas no mundo a quem devo explicações. A justiça vai ser feita”, completou.[3]

Carreira
Programas apresentados
Rede Tupi de Notícias (Rede Tupi) - segunda a sábado
Note e Anote (Rede Record)-segunda a sexta, chegou a ficar no ar das 11:00 às 18:00 horas, dando a Ana Maria Braga o recorde mundial de apresentadora que ficava mais horas no ar semanalmente.
Programa Ana Maria Braga (Rede Record) - terças-feiras, 22:00.
Mais Você (Rede Globo) - inicialmente apresentado à tarde, atualmente é exibido das 8:00 às 9:30.


Bordões
Ana Maria Braga.Acorda, menina!!! (em seguida, o cacarejo do galo)
Solta os cachorros, Cezinha!!!
Huuuuummmmmmmmm!!!
Um pé lá, outro cá, volto já!!!


Trabalhos na televisão
2000 - Você Decide - (Eps: Olha o Passarinho)
2002 - A Grande Família - Ela Mesma (Eps: A quentinha de Bebel)
2002 - Sítio do Picapau Amarelo - Ela Mesma (Eps: A pedra mágica de Tupã e O Sumiço da Emília)
2004 - A Diarista - Ela Mesma (Eps: Aquele do Projac)
2008 - Beleza Pura - Ela Mesma (Dois Episódios)
[editar] Trabalhos no cinema
2001 - Xuxa e os Duendes - Zinga
2002 - Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas - Zinga
2007 - Lula, O Filho do Brasil - Ana Luisa
[editar] Livros
Mais Você 10 Anos (2009)[4]
À Espera dos Filhos da Luz (2010)

6 comentários:

  1. ana bom dia!meus dias tem sido um pouco conturbado mas com seu acorda menina estou acordando pra vida, tem um ditado que diz vão-se os aneis e ficam os dedos, assim dizia minha mãe que deus o tenha. que a cinco mesês voltou ao pai para melhor servir. te agradeço pela oportunidade do espaço para meu desabafo [sou +você]!thauu!ass:adriana cristina/recife-pe

    ResponderExcluir
  2. boa noite ana agora estou desepregada entao posso tiver todas as manha bjs oro por mais voce ana marcia ferraz de vascocelos -sp

    ResponderExcluir
  3. OI LINDA!COMO E MARAVILHOSO SABER QUE VC ENCHE OS OLHOS DO POVO BRASILEIRO DE ORGULHO,VC E UM SUCESSO NAS MANHAS DO MAIS VC.BJUS TE AMO TA

    ResponderExcluir
  4. olha Ana voçè é muito especial para mim.hoje não posso te ver por que graças a Deus estou trabalhando mais sempre que posso te vejo voçé é uma estrela que brilha todas as manhâ nas casas de todos os brasileiros trazendos luz pois voçè ê inluminada beijo Edileide de lima Garanhuns Pe

    ResponderExcluir
  5. OI ANA ... VC É REALMENTE ALGUEM EM PODE-SE MIRAR,PQ VOCE É GUERREIRA E NÓS(EU,MAMÃE E MINHA FILHA TE ADMIRAMOS MUUUUUUUUITO.
    POR FALAR EM MAMÃE,SABE QUAL É O SONHO DELA (ALÉM DE TE CONHECER,CLARO,PQ É O MEU E DE MINHA FILHA TAMBÉM),E QUE EU GOSTARIA DE REALIZA-LO SE PUDESSE?
    PODER COLHER UMA MAÇÃ DO PÉ E COMER,PQ NUNCA VIMOS UM PÉ DE MAÇÃ,ESPECIFICAMENTE UM PÉ DE MAÇÃ.
    TE AMAMOS

    BJUSSSSS TUDO DE BOM
    DE JABOATÃO DOS GUARARAPES ,PE

    ResponderExcluir
  6. te adoro muito,muito,muito beijos de roseli silva BOITUVA S/P

    ResponderExcluir